Anos atrás tive a oportunidade de conhecer a fábrica da Harley-Davidson nos Estados Unidos, juntamente com um grupo de jornalistas brasileiros. Logo no primeiro dia durante a coletiva de imprensa no local foi possível perceber que a empresa estava literalmente buscando novos caminhos — mas sem perder sua valiosa tradição. Com o passar do tempo tivemos o lançamento da primeira Harley elétrica, a Livewire, a nova linha de motores com arrefecimento a líquido chamada de Revolution, e também a primeira Big Trail da história da marca, a Pan America 1250. Posso afirmar sem qualquer receio de errar que este é o lançamento mais importante da Harley em 2022 no Brasil (se não o mais importante dos últimos anos).
Para concorrer com nomes consagrados na categoria, a H-D investiu em tecnologia e escolheu a versão mais completa, a Special, para ser vendida por aqui. O modelo é movido pelo motor 1250 Revolution Max. São 2 cilindros em “V”, transversal, como é tradição da marca, com 1.250 cm³ e arrefecimento a líquido atingindo a potência máxima de 150 cv a 8.750 rpm, o torque máximo de 13 m·kgf a 6.750 giros. O peso do conjunto também é destaque com 258 kg em ordem de marcha, as rodas são de 19 polegadas na dianteira e 17, na traseira. A transmissão final desta vez é por corrente e o tanque de combustível é de 21 litros.
Além da potência, outro destaque é seu pacote tecnológico que esta entre os mais completos da categoria. Começando pela suspensão semiativa que pode contar com a opcional altura de rodagem adaptativa, com a qual a motocicleta reduz a distância do solo ara a posição mais baixa ao parar, facilitando colocar os pés no chão. Ao reiniciar a marcha, a suspensão retorna para a altura originalmente escolhida de forma totalmente automática. Não faltam controle de tração e ABS com atuação em curvas, cinco modos de pilotagem, assistente de partida em rampa e frenagem combinada eletronicamente.
Os modos de pilotagem podem ser facilmente selecionados no painel TFT de 6,8 polegadas. O Sport é destinado ao máximo desempenho, enquanto o Road busca ter os parâmetros mais equilibrados. No modo Rain todos os controles estão atuando para maior segurança na chuva. Por fim, o modo Off-Road é destinado para estradas não pavimentadas, enquanto que passando para o Off-Road Plus temos o máximo de liberação para pilotos experientes e, segundo a fabricantes, o ideal é usá-lo em conjunto com pneus próprios para este tipo de terreno. Vale lembrar que o painel também é repleto de informações e se conecta com celulares para seleção de músicas e navegação via aplicativo da Harley-Davidson.
Parav viagens longas a Pan America ainda conta com controle de cruzeiro, manoplas com aquecimento, para-brisa ajustável, protetor de manoplas, farol em LED adaptativo em curvas, amortecedor de direção, sensor de pressão dos pneus, cavalete central, protetor tubular, pedal de freio traseiro com duas posições, e preparação para bauletos e baús, além do banco ajustável em duas alturas.
As cores disponíveis serão preto Vívido, cinza Gauntlet (metálica) e azul Faastback com branco Sand. Como já é tradicional da marca, junto com o lançamento chega também uma vasta lista de acessórios de personalização. O preço sugerido é de R$ 143.800 na coloração preta. Um pequeno estoque de motos será vendida no regime de pré-venda por R$ 139.995 já com o sistema opcional de altura de rodagem adaptativa e pintura preta.
Espero em breve conhecer e pilotar esse importante lançamento todo-terrenos.
LR