Foi sempre um sonho que eu tive: realizar o voo de um Fusca em um dos muitos eventos realizados em Interlagos durante a minha gestão como presidente do Fusca Clube do Brasil. Mas era uma coisa de difícil concretização, muitos fatores tinham que se encaixar para que a coisa desse certo.
Na foto de abertura o momento em que o Fusca estava em pleno voo — uma foto que eu tive a sorte de tirar de um ponto alto perto dos boxes do Autódromo de Interlagos — de onde eram dadas as bandeiradas de chegada. A concretização de um sonho de muitos anos. Uma grande emoção para todos que estiveram em Interlagos naquele dia e uma imagem inesquecível!
No evento realizado no dia 23 de junho de 1996, finalmente, tudo se encaixou perfeitamente. A Volkswagen do Brasil, como já era tradição, ajudou na realização do evento e incluiu um Show da Equipe Steves cujo ponto alto seria o voo de um Fusca “Itamar” especial, um Série Ouro, carro que marcou o fim definitivo, desculpem o pleonasmo, da fabricação do Fusca no Brasil. O carro foi cedido pela VW e preparado para o salto na oficina da Ala Zero da Fábrica em São Bernardo do Campo.
O Oswaldo Steves inicialmente se inspirou para começar a fazer acrobacias com automóveis num show realizado em 1964 em Interlagos por uma equipe francesa liderada por Jean Sunny — que na ocasião usou veículos Simca. O interessante é que eu tive a oportunidade de assistir a este show também. Eu fiquei curioso sobre a pressão que era usada nos pneus dos carros que andavam sobre duas rodas e perguntei ao próprio Jean que me informou que eles calibravam com 50 libras! O Steves iniciou o seu trabalho de um modo independente com um Gordini, depois foi contratado pela Chrysler e no fim de 1969 entrou na VW. Hoje a equipe é comandada por seu filho João Paulo. Voltarei a falar do “Voo do Fusca” mais adiante.
O 8º Encontro Nacional do Fusca também festejou o Dia Mundial do Fusca e foi um belo evento. Registrou a participação de 1.472 veículos, sendo 1.301 Fuscas, 35 Kombis, 19 Karmann-Ghias, 6 TL’s, 5 Zés do Caixão, 67 Brasílias e 21 de outros modelos. Foi o terceiro em quantidade de carros dos três que tiveram contagem certificada, dois deles recordistas no livro Guinness.
Abaixo, dois dos boxes que acomodaram barracas de mercado das pulgas com peças e acessórios
Foi um dia cheio de atrações para todas as idades. Para as crianças, o Jornal Primeira Mão realizou um concurso de pintura com a distribuição de brindes. Para os adultos, o programa incluiu voltas em comboio no autódromo, concurso de carros, prova de arrancada até para veículos 1200 (que sabidamente fazem de zero a cem quilômetros por hora em tempo suficiente…).
As voltas pelo autódromo em comboio pela pista em velocidade limitada era um dos pontos altos do evento:
O concurso de automóveis apresentou carros em várias categorias, sendo que a categoria de fantasiados sempre se destacava pela criatividade:
Também foi realizada uma prova de arrancada em várias categorias, abaixo uma foto da premiação. O pódio estava com um pano de fundo relativo ao evento. A cronometragem era feita por uma equipe profissional:
Sim, mas o evento contou com o Show da Equipe Steves… Derrapadas, ‘fritadas’ de pneus, estacionamento em alta velocidade entre dois veículos, para-choque humano, entre outras manobras proporcionadas pelos pilotos da equipe. Com a participação de pessoas escolhidas no público, foram feitos “passeios” sobre duas rodas sempre em veículos da linha Volkswagen.
Mas certamente o ponto alto foi o “Voo do Fusca”. Para todos, e para mim em especial foi um momento de grande emoção. O Steves, que fez shows com Fusca durante muitos anos, há muito tempo não realizava esta manobra com este tipo de carro. Quando ele terminou o salto e voltou subindo na rampa, sua emoção era visível. Ele deu várias batidas no teto do carro e quem estava perto, como eu, pôde ver que lágrimas vertiam de seus olhos, era emoção pura!
O que aconteceu é difícil de descrever, nada melhor do que ver o vídeo (01:58) — filmado por Élcio Medeiros, que mostra, inclusive em um replay em câmera lenta, o fantástico Voo do Fusca (filmagem original em fita VHS que foi transcodificado para digital):
Graças a este voo o meu sonho se realizou e foi testemunhado por fuscamaniacos emocionados como eu e agora, depois de 26 anos este vídeo irá mostrar como foi este momento inesquecível, também para a nova geração de adeptos do hobby.
Como registro histórico seguem mais algumas fotos deste evento com as respectivas legendas:
Adiante uma réplica de Hebmüller chegando, carro feito integramente em chapa de aço. Este carro começou a ser feito pelo artesão Daniel Cassapula que se guiou só em fotografias, ele nunca tinha visto um Hebmüller real em sua vida! (Fotos: do autor):
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