Neste mês de junho, a revista Flap Internacional, dedicada a temas de aviação e a mais antiga publicação impressa em circulação no país, conta com um novo publisher: Gianfranco “Panda” Beting.
Gianfranco, publicitário de formação, é antes de tudo um apaixonado pela aviação, com sua carreira se iniciando nos anos 1980 na Transbrasil.
Também foi um dos organizadores da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, encabeçada por David Neeleman e recentemente estava envolvido com a organização da empresa americana Breeze.
Paralelo a isso, Gianfranco também é escritor de livros sobre aviação, tendo publicado a mais completa obra sobre o Lockheed Electra em todo o mundo e um fotógrafo de aviões, tendo viajado o mundo (inclusive Coreia do Norte!) por conta desse hobby.
A Flap Internacional foi fundada em 1963 por ocasião da Semana da Asa. Inicialmente na forma de jornal, encabeçada por um grupo denominado CJA – Conselho Juvenil de Aviação, cujo presidente foi o lendário Carlos André Spagat, falecido em final de 2021, a publicação acabou na mão de Spagat quando da dissolução do grupo, que continuou a publicá-la initerruptamente.
A Flap sempre teve como marca registrada o seu padrão gráfico, matérias diferenciadas sobre o mercado aeronáutico, reportagens sobre feiras aéreas, feitas in loco, e por sua redação passaram grandes nomes do jornalismo aeronáutico como Roberto Pereira de Andrade, Robert Zwerdling, Mário Vinagre, Paulo Laux, Solange Galante, Alberto Fortner, Fernando de Almeida, Ernesto Klotzel, para citar alguns.
O personalismo que Carlos Spagat imprimia na Flap sempre foi sua marca registrada e com seu passamento, restou a dúvida de quem assumiria a publicação.
O “passe” de Gianfranco trará, uma nova vida à revista Flap, mas sem abandonar a linha editorial da Flap, marca registrada há muitos anos.
DA