Nesta atividade de avaliação de carros para o AE, os veículos vão chegando na garagem, ficam uns dias, uma semana e vão embora. Alguns deixam boas lembranças, outros nem tanto, mas tem aqueles que não dá vontade de devolver. E o BMW iX xDrive 50 é um desses. Não é pelo excelente desempenho ou pelo desenho exterior. Não é pelo conforto interno ou pela estabilidade em curvas. Mas sim pela soma dos atributos que formam um conjunto magnífico, sendo bom para o dia a dia e com ótimo alcance para encarar viagens mais longas, sem a ansiedade da falta de carga na bateria, e o risco de ficar no meio do caminho.
O BMW iX XDrive50 foi o primeiro carro elétrico que consegui fazer um plano de viagem e sentir segurança para viajar mais de 500 km. Fui de Campinas a Caraguatatuba (praia de Tabatinga), divisa com Ubatuba, em um trecho de 265 km (530 km total). Os carregadores rápidos (DC, 150 kW) instalados no shopping Serramar em Caraguatatuba deram essa segurança para “reabastecimento”.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado em Joaquim Egídio na região de Campinas, SP:
Motor, bateria e desempenho
A BMW não deixaria o seu novo ícone dos carros elétricos desprovido de um bom conjunto propulsor, e para isso instalou um motor elétrico de 258 cv no eixo dianteiro e outro de 313 cv no traseiro, que combinados oferecem 523 cv de potência máxima e 78 m·kgf de torque máximo. A tração é integral com gerenciamento automático de distribuição de potência.
O desempenho declarado pelo fabricante é de 4,6 segundos para atingir 100 km/h partindo da imobilidade e velocidade máxima de 200 km/h. Porém, quando ao volante, ou em qualquer outra posição, a sensação de aceleração é brutal. Principalmente na arrancada 0-30 km/h, a aceleração faz as costas afundarem no banco, e essa brutalidade segue empurrando o corpo contra o banco até velocidades mais altas. A sensação é de que o carro é muito mais rápido. Em contrapartida, em velocidade de cruzeiro fica difícil não exceder a velocidade regulamentar das nossas rodovias. Trafegar a 80 km/h no trecho já liberado da duplicação da rodovia dos Tamoios, que liga São José dos Campos a Caraguatatuba foi um martírio. Parecia que o suve estava parado, pois a ausência de ruído diminui a sensação de velocidade.
A bateria instalada sob o assoalho tem 111,5 kW.h de capacidade e permite rodar 630 km dentro do rigoroso ciclo WLTP, ao contrário do benevolente e abandonado NEDC. No uso desta semana o alcance girou sempre na casa dos 550 km, o que dá grande segurança para viagens mais longas.
Outra grande vantagem da arquitetura elétrica do iX xDrive 50 é a possibilidade de carga rápida em carregador de corrente contínua (DC) com conector tipo CCS permitir até 200 kW de potência. Nessa situação a carga total é feita em pouco mais de meia hora. Por outro lado, se o carregador DC não estiver disponível, a carga em corrente alternada (AC) é possível pelo plugue Type2 com carga máxima de 11 kW, o que exigiria mais de 10 horas para carregamento total de 0 a 100%. O carregador de bordo de 1,9 kW é suficiente para um carregamento de emergência. Fica claro que para viagens longas é necessário um carregador DC a cada 300~400 km para dar segurança aos usuários.
O consumo médio em uma semana de uso do veículo girou na casa dos 22 kW.h/100 km (ou 4,54 km/kW·h) , que fazendo as conversões com o valor do kW.h a R$ 0,80 daria custo por km rodado de R$ 0,17. Uma grande vantagem, pois um suve desse porte com motor a gasolina ou diesel teria custo por km rodado na casa dos R$ 0,50-0,60. Pensando de outra maneira, é como se estivéssemos pagando apenas R$ 2,00 por litro de combustível.
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Dinâmica impecável
Os veículos BWM são reconhecidos pelo excelente ajuste dinâmico e pela característica “fun to drive” (divertido para dirigir) que o fabricante alemão consegue imputar no acerto de suspensão e direção de seus veículos. Um bom avaliador sabe que está em um BMW, mesmo se estiver de olhos vendados sentado no banco de trás. E este suve concebido para ser elétrico não nasceu com esse DNA.
A suspensão de molas pneumáticas consegue filtrar bem todas as imperfeições do piso, mas não a um nível que não seja possível saber por onde se está passando. Nesse quesito entrega o conforto e equilíbrio que é esperado de um suve de grande porte. Em altas velocidades não é um carro superesportivo, apesar do desempenho do conjunto eletropropulsor sugerir isso, mas permite abusar nas curvas, e o sistema de controle de estabilidade faz o papel de diminuir o ímpeto do motorista reduzindo gradativamente a potência, sem que essa ação seja totalmente intrusiva.
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Do mesmo modo, o sistema de direção é extremamente preciso, respondendo como esperado nas diversas situações, independente da velocidade empregada. O esterçamento das rodas traseira facilita as manobras de baixa velocidade ao girar em sentido contrário ao das dianteiras, e à medida que a velocidade aumenta, passam a seguir o sentido de esterço daquelas, dando maior estabilidade em curvas e eliminando qualquer tendência de sair de traseira. O volante com desenho hexagonal e com base achatada é estranho ao olhar, mas extremamente fácil de manejar devido à sua boa empunhadura.
O freio a disco ventilado nas quatro rodas traz confiança na condução mais rápida e na modulação do pedal não é possível sentir o momento tanto em que apenas o sistema de regeneração de energia está trabalhando, quanto quando os freios de serviço são exigidos. Tudo é calibrado para que o motorista e passageiros tenham conforto e segurança.
Todos os sistemas que influenciam a dinâmica veicular trabalham perfeitamente, deixando o motorista saber o que está acontecendo e respondendo prontamente aos comandos e desvios de trajetória desejados.
Exterior controverso
A resposta que tive dos seguidores nas redes sociais e presencialmente é contraditório em termos de beleza exterior. Teve aqueles que amaram o desenho do carro e aqueles que criticaram, mas uma coisa é certa, o carro chama atenção por onde passa, e posso garantir: esse veículo é muito mais bonito do que parece nas fotos.
O primeiro comentário vem sempre da enorme grade frontal com DNA BMW que neste caso é totalmente fechada e abriga os sensores e radares para alimentar os sistemas semiautônomos de direção. Segundo a BMW, a utilização de nanotecnologia na fabricação dessa grade permite fácil reparação das marcas de batidas de pedras e outros pequenos danos que certamente irão acontecer na vida do veículo. A grade de entrada de ar para arrefecimento da bateria e do condensador do ar-condicionado está na base do para-choque e é do tipo ativa, deixa passar ar conforme necessidade.
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Detalhes das maçanetas embutidas, retrovisores afastados da carroceria, teto levemente inclinado na parte traseira, para-brisa com grande inclinação, rodas de 22 pol. com face plana e diamantada, além de outros apêndices aerodinâmicos que foram utilizados nos para-choques, laterais e fundo do carro, fazem com que o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) seja 0,30, um dado muito bom para um suve com 1.696 mm de altura, 1.967 mm de largura e 4.953 mm de comprimento total.
A grande frustração é a impossibilidade de abrir do capô, afinal a única necessidade de manutenção pelo usuário é o abastecimento de água do reservatório do lavador de para-brisa, e para isso o emblema-logotipo BMW é a tampa para enchimento. Toda e qualquer manutenção sob o capô só pode ser feita por técnicos especializados da marca, que para isso possuem a ferramenta para abri-lo. Trata-se de uma novidade que não sei se fará muito sucesso.
Interior surpreendente
Os botões e mostradores de “cristal” que a BMW adotou nos últimos anos estão presentes no BMW iX em várias posições, e este é outro item que alguns adoram e outros chamam de “brega”. E neste caso não é questão de ser bonito ou feio na foto, é realmente opinião de pessoas que se identificam ou não com as soluções visuais.
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Deixando a aparência de lado e partindo para avaliar a operação, todos os botões respondem suavemente ao toque com esforços semelhantes e tempo de resposta dentro da expectativa. Não existe coisa mais chata em um veículo do que tocar em um comando e ter que esperar a resposta. O posicionamento também é intuitivo e ergonomicamente estudado para facilitar o uso. A execução de todos esses detalhes em “cristal” também é elogiável pois são multifacetados como se fossem cristais lapidados.
No painel de instrumentos aparece a enorme tela em LCD que agrega o quadro de instrumentos no alinhamento do volante e a central multimídia ao centro. Curiosamente, a integração deste conjunto ao painel de instrumentos é toda flutuante, parecendo que foi algo “adaptado”, mas o visual ficou limpo e agradável com a combinação de revestimentos. A luminosidade da tela é incrível e a resposta tátil é imediata, além de aceitar comando por gestos para aumentar e diminuir o volume do som ou pular para a próxima música.
No console central está posicionado o comando giratório que permite navegar por todos os comandos da central multimídia e, novamente, a resposta e suavidade dos comandos são elogiáveis. A crítica fica para o posicionamento dos porta-copos do console central localizados em um plano inferior. Por outro lado, essa disposição permitiu a adoção do porta-objetos central com tampa almofadada para apoio do braço.
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A grande sensação do interior do BMW iX XDrive 50 é o sistema de som premium com 30 alto-falantes, incluindo um par em cada encosto de cabeça, e um notável sistema de resposta de graves 4D que posiciona um par de woofers na área lombar de todos os quatro bancos, e um subwoofer maior sob o assento. Isso permite sentir os graves, e não apenas ouvi-los. O resultado é um som totalmente imersivo, e realmente parece vir do palco de um show de música.
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E para emoldurar toda essa tecnologia a BMW utiliza materiais reciclados para a confecção dos acabamentos internos do veículo, mas sem que isso seja um demérito, pois a execução e qualidade dos painéis internos e bancos é espetacular. Mesmo que o desenho em losangos das costuras dos bancos não seja atraente a todos, o resultado visual é surpreendente e harmoniza com o conforto proporcionado pelos bancos dianteiros e traseiros. Em termos de espaço interno, os 3.000 mm de distância entre eixos permitem conforto para todos ocupantes e ainda 500 litros de bagagem no porta-malas.
O peso em ordem de marcha de 2.510 kg não foi impeditivo para que os engenheiros da BMW especificassem a capacidade de carga de 635 kg, e adicionalmente o suve pode rebocar 750 kg sem freio ou um trailer 2.500 kg com freios. Nada mau para um elétrico.
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Tecnologia embarcada
Os sistemas avançados de ajuda ao motorista do BMW iX xDrive 50 fazem com que este veículo seja um showroom de praticamente tudo que existe no mercado e que em breve será popularizado devido aos benefícios em termos de segurança viária que proporcionam.
Para o controle de velocidade de cruzeiro há opção de escolher entre o sistema convencional ou adaptativo. O sistema de auxílio de permanência em faixa mantém o veículo ao centro dela e alerta por meio de vibração no volante a saída involuntária. Esses dois sistemas combinados trazem conforto e segurança em viagens mais longas, podendo estender o tempo ao volante — até que o monitor de fadiga do motorista sugira uma parada.
A condução semiautônoma é confiável ao responder rapidamente quando um veículo entra à frente, enquanto a reaceleração para a velocidade pré-determinada ocorre de forma segura. A frenagem automática de emergência traz segurança ao dirigir em centros urbanos fazendo a detecção não só de outros veículos, como de animais, pedestres e ciclistas. É a verdadeira integração do homem à máquina que o sistema BMW iDrive oferece.
Todos esses recursos de auxílio ao motorista ajudaram na pontuação de segurança do Euro NCAP, na qual o veículo recebeu cinco estrelas para proteção de ocupantes adultos e crianças — o que significa nota máxima nos testes de impacto realizados pela instituição europeia, com destaque para a utilização de alumínio e plástico reforçado com fibra de carbono para boa integridade do monobloco.
Todos os ajustes de bancos, definição de estações de rádio, ajuste do sistema de climatização de 4 zonas, preferência por refrigeração ou aquecimento dos bancos, e muito mais, pode ser memorizado e personalizado.
Conclusão
O lote inicial de 30 unidades importado pela BMW nas versões xDrive40 e xDrive50 (versão testada) com preços de R$ 654.950 e R$ 799.950, respectivamente, esgotaram na pré-venda em apenas 12 horas. E a BMW já anunciou a importação de mais unidades para atender a demanda.
Por outro lado, os pontos de carregamento rápido (DC) disponíveis no país também precisam crescer na mesma velocidade que está acontecendo com a vendas de carros novos, caso contrário o uso desses veículos ficará restrito a viagens ponto a ponto, ou limitado ao raio de alcance da bateria.
O conforto a bordo, as tecnologias presentes no carro, a sensação de segurança que é dada por todos os sistemas ativos e passivos, aliados ao ótimo desempenho, são os atributos que fazem qualquer autoentusiasta se entristecer ao ter que devolver o carro ao seu dono. Ok, mas é um carro elétrico sem barulho de motor, e sabemos que isso não empolga a todos…
GB
FICHA TÉCNICA BMW iX xDRIVE 50 2022 | |
MOTOR | |
Designação do motor | AWD |
Descrição | Dois motores elétricos assíncronos trifásicos de 258 cv (D) e 313 cv (T) totalizando 523 cv |
Potência (cv/rpm) | 523/n.d. |
Torque (m·kgf/rpm) | 78/n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | Íons de lítio |
Capacidade (kW·h) | 111,5 |
Potência máxima de carga (AC/DC, kW) | 11 / 195 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor de saída por par de engrenagens cilíndricas helicoidais |
Relação do par final (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, braços sobrepostos, mola pneumática, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola pneumática, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade com esterço adicional nas rodas traseiras |
Diâmetro mínimo de giro (m) | n.d. |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d |
Traseiros(Ø mm) | Disco ventilado/n.d |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 8,5Jx22 |
Pneus | 275/40R22 |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, suve-cupê, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.953 |
Largura sem/com espelhos | 1.967/2.203 |
Altura | 1.696 |
Distância entre eixos | 3.000 |
Bitola dianteira/traseira | 1.679/1.709 |
Distância mínima do solo (mm) | 203 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 2.510 |
Carga útil (kg) | 635 |
Carga de reboque sem/com freio (kg) | 750/2.500 |
Porta-malas (L) | 500 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,25 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,82 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,705 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 4,6 |
Velocidade máxima (km/h) | 200 (limitada) |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·h) | 5.65 |
Alcance (km, ciclo WLTP) | 630 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo | 3 anos ou 100.000 km / 8 anos para bateria |
EQUIPAMENTOS BMW iX xDRIVE 50 2022 |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital de quatro zonas |
Banco do motorista com regulagem elétrica e memória |
Banco do passageiro com regulagem elétrica |
Bancos dianteiros com suporte lombar elétrico |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Carregador para smartphone por indução (Wireless) |
Central multimídia |
Comando de voz |
Conexões: 2 USB dianteiro, 4 USB traseiro e Bluetooth |
Controles do áudio no volante |
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem fio |
Painel central de LCD antirreflexo |
Quadro de instrumentos digital personalizável |
Sistema de navegação residente |
Teto solar panorâmico fixo |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Alerta de mudança de faixa com assistente de direção |
Alerta de ponto cego com tráfego traseiro transversal |
Aviso de cinto de segurança desatado |
BMW iDrive |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Chave presencial com sensores nas maçanetas externas |
Cintos de segurança com pré-tensionador e limitador de esforço |
Sensor de monitoramento interior |
Sistema de frenagem automática na cidade |
Sistema de permanência no centro da faixa |
Sistema de proteção contra impactos laterais |
Sistema de proteção contra lesões na coluna cervical (efeito-chicote) |
Sistema de proteção em saída de estrada |
Sistema digital de leitura de placas de sinalização viária |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
Volante com regulagem de altura e distância |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de condução semiautônoma |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução um-pedal |
Controle de velocidade de cruzeiro adaptativo e convencional |
Sensor de chuva |
Sensores de estacionamento traseiro e dianteiro |
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO |
Faróis com acendimento automático |
Faróis com luzes direcionais ativas |
Faróis com tecnologia laser e função antiofuscante |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro entre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Jogo de sobretapetes |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Defletor de teto traseiro |
Espelhos retrovisores elétricos com desembaçador e memória |
Espelhos retrovisores retráteis por acionamento elétrico |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico automático integrado no comando “P” do câmbio |
Rodas de liga de alumínio de 22” |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM |
Abertura e fechamento motorizado do porta-malas com função mãos-livres |
Kit de reparo de pneus |
Tomada 12 V |