Na apresentação oficial do sedã JAC E-J7, no início deste ano, constatei que a onda de eletrificação dos suves e hatches ainda deixa espaço para que sedãs apareçam e floresçam. E se atentar apenas aos aspectos de beleza, este sedã poderia participar de qualquer concurso de design automobilístico que receberia ótima pontuação. Como eu disse na matéria de apresentação, o E-J7 achei-o bonito por fora e belo por dentro.
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Nas primeiras impressões ao dirigi-lo ficou claro sua capacidade de aceleração ao enfrentar BMW 320i, Audi A4 e Mercedes Classe C em uma prova de arrancada e invariavelmente chegar na frente, afinal são apenas 5,9 segundos da imobilidade a 100 km/h. Mas ainda na pista ficou a impressão de que a calibração da suspensão não estava adequada ao padrão do carro, e foi justamente isso que confirmei nesta avaliação-teste de uma semana.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado em São Paulo:
Rodagem é confortável, mas requer acerto
Já nos primeiros quilômetros de vias urbanas começa a aparecer o desequilíbrio de movimentação entre suspensão dianteira e traseira. Ao buscar o conforto, com boa amplitude no curso da suspensão, os engenheiros da JAC baixaram as cargas dos amortecedores. Com isso, a massa de 1.650 kg acelera a movimentação da suspensão, e o amortecimento diferenciado entre dianteira e traseira deixa o carro desconfortável em alguns aspectos.
A lembrança é dos primeiros protótipos de desenvolvimento que chegavam ao campo de provas da GM, quando eu trabalhava lá, para calibração de suspensão. Era sempre um diamante em estado bruto, precisando ser lapidado para ser admirado, e é exatamente isso que me parece o JAC E-J7. O conjunto tem bom potencial, a distância entre eixos de 2.760 mm facilita encontrar o melhor equilíbrio, a concentração de massa no assoalho deixa o centro de gravidade baixo, portanto a rolagem da carroceria é uma preocupação a menos. Só falta os engenheiros da JAC terminarem o trabalho de calibração.
Qualquer motorista que avaliar o JAC E-J7 ficará encantado com a beleza da traseira liftback e com o interior bem elaborado. Na primeira aceleração apreciará o desempenho, e somente depois de muitos quilômetros ou até dias de avaliação é que começará a perceber maior cansaço ao final de longas jornadas ao volante devido ao desequilíbrio da suspensão.
O conceito de suspensão adotado no veículo é o mesmo de outros veículos desse porte, com McPherson na dianteira e multibraço na traseira, ambas com amortecedor pressurizado, mola helicoidal de constante elástica linear e barra antirrolagem. Os amortecedores são desprovidos de batente hidráulico na distensão, consequentemente o ruído de queda de roda ao transpor uma lombada é forte. Se a JAC tivesse adotado pelo menos os batentes biondulados nos amortecedores dianteiros já reduziria pela metade o incômodo. Mas da maneira como está precisaria ser modificado para não haver reclamações.
Propulsão elétrica
Considerando que a propulsão elétrica começa no momento em que se carrega a bateria até a potência chegar às rodas, o E-JS7 é muito eficiente e fácil de usar no dia a dia. O carregador de bordo fornecido pela JAC foi suficiente para manter a bateria com nível de carga suficiente para o meu uso diário (80 km/dia). As tomadas de carregamento estão situadas na parte frontal do veículo em uma tampa falsa que substitui a grade. O padrão de tomada utilizado é o GB/T, chinês, que exige um adaptador para conectar nos plugues Type2 (europeu) que estão disponíveis nos carregadores públicos. A JAC não divulga a carga máxima por tipo de conexão, e sim o tempo de carga, portanto é possível estimar que em corrente alternada (AC) a potência de carregamento seja de até 5 kW (10 horas), enquanto em corrente contínua (DC) deve atingir 30 kW (1h45min).
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A bateria de 50,1 kW.h de capacidade total está localizada sob o assoalho do veículo e utiliza tecnologia de fosfato de ferro-lítio (LFP). O alcance declarado é de 402 km pelo ciclo NEDC que na vida real fica em torno de 350 km, sendo suficiente para uso diário mas prejudica o planejamento de viagens mais longas.
O motor elétrico trifásico assíncrono montado transversalmente sobre subchassis frontal transmite potência para as rodas dianteiras através de redutor de velocidade de par único. A potência máxima declarada é de 193 cv com torque máximo de 34,7 m·kgf. A velocidade máxima é limitada em 150 km/h.
Nos modos de condução é possível escolher entre normal, que é mais agradável de dirigir e previsível, ou o “i-pedal” (um pedal) em que a regeneração ocorre ao aliviar o pedal do acelerador. A calibração desse segundo modo não foi totalmente lapidada pelos engenheiros da JAC. Há um atraso da frenagem regenerativa ao soltar o pedal do acelerador, e esse atraso é variável de acordo com a velocidade do veículo, o que torna a frenagem desconfortável para os ocupantes do veículo, dada a imprevisibilidade para o motorista.
Nas acelerações e retomadas de velocidade o sistema responde com altivez e transmite segurança e confiança ao motorista, sendo muito bom para acompanhar o trânsito urbano ou fazer ultrapassagens em rodovias.
No uso
O espaço interno e conforto são um dos principais atributos do sedã E-J7. Os bancos dianteiros bastante confortáveis, os comandos no console central estão bem posicionados e são de fácil operação. A visibilidade dos instrumentos é total, e a possibilidade de configurações do quadro de instrumentos deixa o carro de acordo com o gosto do motorista.
No banco traseiro o conforto é bom para três ocupantes com espaço suficiente para pernas e pés. O terceiro, central, tem a comodidade da inexistência do túnel. Há dois pares de engates Isofix, mais ancoragens superiores, para dois bancos infantis. Os encostos são rebatíveis permitindo boa flexibilidade para acomodação de carga. A grande tampa traseira com o vidro (liftback) é outra virtude do sedã.
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A central multimídia montada na posição vertical está bem integrada ao centro do painel de instrumentos e é uma evolução em termos de software em relação a outros veículos da JAC. O espelhamento Android Auto e Apple CarPlay funciona através de cabo e todo o sistema tem operação intuitiva.
Os sistemas de ajuda ao motorista formam um conjunto eficiente e sem sofisticação com controle de velocidade de cruzeiro, assistente de partida em aclive/declive, sensores de estacionamento traseiro e dianteiro e câmera 360 graus. Os faróis utilizam tecnologia LED com ajuste de altura do facho e sensor crepuscular; as luzes de rodagem diurna (DR)L e a sinalização traseira também são em LED.
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Conclusão
A JAC vem crescendo o portfólio de modelos elétricos, e tem sido bem persuasiva no posicionamento de preços em todos os segmentos em que atua, assim como oferece garantia de 5 anos ou 500 mil quilômetros para o veículo, ou 8 anos sem limite de quilometragem para a bateria. O preço público de R$ 259.900 para o E-J7, em versão única, confirma a recomendação de que este é um carro que merece uma avaliação sempre que a compra de um carro elétrico for considerada.
Em termos de qualidade percebida, o E-J7 também se destaca pela qualidade dos materiais utilizados no interior e pela execução dos acabamentos. A combinação de cores interna é muito bem casada com o desenho dos painéis e a atração do estilo externo continua ao entrar no carro.
GB
FICHA TÉCNICA JAC E-J7 2022 | |
MOTOR | |
Designação do motor | |
Descrição | Motor elétrico assíncrono trifásico montado transversalmente no eixo dianteiro |
Potência (cv/rpm) | 193/n.d. |
Torque (m·kgf/rpm) | 34,7/n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tipo | fosfato de ferro-lítio |
Capacidade (kW.h) | 50,1 |
Potência máxima de carga (AC/DC, kW) | n.d. |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor de saída por par de engrenagens |
Relação de diferencial (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço transversal, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de giro (m) | n.d. |
FREIOS | |
Tipo | Assistência hidráulica por bomba dedicada |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros(Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e auxílio à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio, 6,5J17 |
Pneus | 215/55R17 (Git)i |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã liftback, 4 portas, 5 lugares |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.770 |
Largura sem/com espelhos | 1.820/n.d. |
Altura | 1.510 |
Distância entre eixos | 2.760 |
Bitola dianteira/traseira | n.d./n.d. |
Distância mínima do solo (mm) | 130 |
PESOS E CAPACIDADES | |
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.650 |
Carga útil (kg) | 450 |
Carga máxima no teto (kg) | n.d. |
Porta-malas (L) | 590/1850 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2,198 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 5,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 (limitada) |
CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA | |
Médio (km/kW·h) | n.d. |
Alcance (km, ciclo NEDC) | 402 |
MANUTENÇÃO | |
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano |
GARANTIA | |
Termo | 5 anos sem limite de quilometragem |
EQUIPAMENTOS JAC E-J7 2022 |
CONFORTO |
Ar-condicionado digital com saída para banco traseiro |
Banco do motorista com aquecimento |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Central multimídia tipo Ipad com tela de 13″ HD e espelhamento Android Auto e Apple CarPlay |
Controles do áudio no volante |
Entrada USB (1 dianteira e 1 traseira) |
Teto solar panorâmico elétrico |
SEGURANÇA |
Alerta de colisão traseira |
Alarme |
Aviso de cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais e laterais |
Chave presencial com sensores nas maçanetas externas |
Desembaçador do espelho retrovisor externo |
Sensor de monitoramento interior |
Trava elétrica para crianças nas portas traseiras |
Travamento elétrico central para as portas e porta-malas e automático a 15 km/h |
Vidros elétricos nas quatro portas um-toque |
Volante com regulagem de altura |
AUXÍLIO AO MOTORISTA E TECNOLOGIA |
Assistente de partida em aclive e declive |
Câmera com visão 360 graus (traseira, dianteira e laterais) |
Computador de bordo |
Configurador de modo de condução um-pedal |
Controle de velocidade de cruzeiro |
Sensores de estacionamento dianteiro e traseiro |
SISTEMAS DE ILUMINAÇÃO |
Faróis com acendimento automático |
Faróis de neblina de LED |
Faróis Full LED com regulagem de altura do facho |
Função siga-me nos faróis |
Luzes de rodagem diurna (DRL) de LED |
INTERIOR |
Descansa-braço dianteiro entre os bancos |
Descansa-braço traseiro com porta-copos e porta-objetos |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Jogo de tapetes |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Porta-copos no console dianteiro |
Porta-objetos nas portas dianteiras |
Porta-objetos no console central |
Quadro de instrumentos em LCD |
Volante revestido em couro |
EXTERIOR |
Antena no teto tipo barbatana de tubarão |
CHASSI |
Controle dinâmico de estabilidade e tração |
Freio de estacionamento eletromecânico automático integrado no comando “P” do câmbio |
Rodas de liga de alumínio 17” |
Sistema de monitoramento de pressão dos pneus |
COMPARTIMENTO DE BAGAGEM |
Abertura e fechamento motorizado do porta-malas |
Assoalho do porta-malas rebatível para divisão de bagagens |
Kit de reparo de pneus |
Tomada 12 V |