A Audi começa a pré-venda do Q5 TFSIe quattro, seu primeiro veículo híbrido plugável no Brasil. O suve chega do México por preços a partir de R$ 413.990 na modalidade de Venda Direta, disponível nas carrocerias convencional e Sportback e em versões Performance e Performance Black.
Todas combinam o motor 2-litros turbo (252 cv e 37,7 m·kgf) a um motor elétrico síncrono de ímãs permanentes (143 cv e 35,7 m·kgf). O conjunto oferece 367 cv e 51 m·kgf combinados. Com câmbio S-tronic de 7 marchas e tração integral, o Q5 híbrido acelera de 0 a 100 km/h em 5,3 segundos com velocidade máxima (limitada eletronicamente) de 210 km/h. No modo elétrico a máxima é de 135 km/h.
A bateria de íons de lítio, composta por 104 células prismáticas, possui capacidade de armazenamento de energia de 17,9 kW·h com tensão de 381 volts. Com garantia de oito anos ou até 160 mil quilômetros, a bateria proporciona alcance elétrico entre 56 e 62 km no ciclo WLTP. O Q5 vem de série com sistema de carregamento compacto para garagem e pode ser recarregado também em tomadas domésticas ou industriais.
O Q5 TFSIe quattro oferece quatro modos de operação: híbrido normal, EV (Veículo Elétrico), Hold (a capacidade da bateria é mantida no estágio atual) e Charge (aumenta a quantidade de energia na bateria com o auxílio do motor a combustão). O suve vem com faróis LED Matrix, lanternas traseiras formadas por elementos luminosos OLED tridimensionais e dinâmicos, ajuste longitudinal do banco traseiro, ar-condicionado automático de três zonas, painel de instrumentos digital de 12,3 pol., tela central com sistema MMI touch e conectividade com Android Auto e Apple CarPlay.
Os acessórios disponíveis incluem rodas de 20 pol. em dois modelos, pedais em aço escovado, retrovisores em carbono, sistema Audi Beam que projeta símbolos da Audi no solo quando se abre a porta e câmeras de gravação (dianteira e traseira) durante o trajeto.
A Audi lança também o Q5 TFSI tradicional (não Sportback) com motor turbo 2-litros a gasolina com 265 cv e 37,7 m·kgf, que acelera de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos. A versão custa a partir de R$ 344.990 na modalidade venda direta.
FS