Às vésperas de receber uma reformulação visual na dianteira e traseira (data ainda não confirmada), o VW Polo deve receber também o motor 170 TSI com câmbio manual de 5 marchas. Mesmo conjunto que equipava o finado VW up! com as devidas atualizações para montagem em uma carroceria maior, e obviamente com nova calibração para atender o Proconve L7.
Atualmente a VW mantem quatro versões na linha Polo: 1,0 MSI com motor de aspiração atmosférica; Comfortline e Highline, ambos com motor 1,0 turbo e apenas câmbio automático; e o esportivo GTS com motor 1,4-l e câmbio automático. A versão testada nesta semana é o Comfortline com preço público de R$ 109.370, com adição da pintura metálica tem acréscimo de R$ 1.585.
Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Vinhedo, interior de São Paulo:
Boa potência com ótimo consumo
O motor tricilindro (EA211 R3) 1,0 turbocarregado tem construção moderna com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, trabalha com até 1,3 bar de pressão de carregamento e entrega 116/128 cv a 5.500 rpm, e o torque máximo de 20,4 m·kgf está disponível entre 2.000 e 3.500 rpm.
O câmbio automático de engrenagens epicíclicas do fabricante Aisin (Japão) conta com seis marchas a frente mais ré, e para trocas em modo manual sequencial a única opção é pela alavanca. Ainda pela alavanca é possível selecionar entre os modos Drive, Sport e Manual. Para condução no dia a dia o modo Drive tem trocas de marcha bem suave e está sempre com a marcha correta engatada, facilitando as reacelerações. Em modo Sport a maior alteração é a rotação de trocas de marchas mais elevada, sem ser notado resposta mais rápida do pedal do acelerador.
No desempenho de 0-100 km/h o fabricante declara 10,1/9,6 segundos e a velocidade máxima é de 187/192 km/h. Na estrada nota-se que o carro tem força suficiente para as retomadas de velocidade, permitindo ultrapassagens com rapidez e segurança. Em situações de condução em trechos urbanos, incomoda o atraso identificado entre o curso de pedal do acelerador e a abertura da borboleta de aceleração, conforme mostrado no gráfico abaixo obtido diretamente da porta OBDII do veículo, utilizando aplicativo Car Scanner no celular. Essa característica leva o motorista a dar maior curso no pedal para posteriormente aliviar o pedal. É necessário um bom tempo para se adaptar a essa condição.
Ponto positivo para o consumo de combustível onde o veículo alcançou a média de 19,1 km/l (gasolina) no trecho entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes. O valor homologado junto ao Inmetro é de 11,6/8 km/l no ciclo urband e 14,1/9,8 km/l no trecho rodoviário.
Visual conservador
O desenho exterior e interior é bem conservador e traz o DNA VW por todos os lados, deixando claro por dentro e por fora que estamos em um VW da era moderna. São linhas retas que começam nos faróis convencionais, se estendem pelas laterais, finalizando nas lanternas traseiras. E o mesmo é visto nos painéis de instrumentos e portas no interior do veículo.
O farol de neblina funciona como luz de conversão, porém ficou devendo a luz de rodagem diurna, o que exige acender os faróis quando trafegando por estradas de pistas simples. No interior a iluminação oferece a praticidade da luz de leitura para os ocupantes do banco traseiro, traz o conforto da saída de ar climatizado na extensão do console, mas por outro lado destaca-se a falta de alça de teto em todas as posições.
A isolação acústica do veículo é bem preparada, e apesar de não ter isolante no interior do capô como na versão Highline, o ruído e vibração do motor não incomoda no uso geral, ou mesmo em acelerações. Em marcha-lenta os coxins do motor conseguem evitar que a trepidação do motor de três cilindros cheguem na cabine. Nas altas velocidades mostra que o carro é bem vedado nas portas, evitando ruído de vento. Dado positivo é que a reformulação não deve alterar as portas do veículo, portanto essa virtude deve ser mantida.
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Tecnologia suficiente
A versão Comfortline do Polo é desprovida de sistemas de auxílio ao motorista, o já conhecido ADAS (Advanced Driver Assistance System – Sistema de assistência avançada ao motorista). E uma das maiores faltas é o controle de velocidade de cruzeiro nesta versão com câmbio automático. Recentemente testei o Fiat Pulse Drive com câmbio manual que oferece o recurso, e o Onix LT manual tem limitador de velocidade.
A central multimídia incorpora o pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, porém exige cabo para o carregamento da bateria do celular, sendo que a única porta USB no console frontal está posicionada em local incômodo para conectar o cabo. Há outra porta USB na extensão do console para o banco traseiro.
O quadro de instrumentos utiliza a versão analógica com conta-giros e velocímetro ladeando o computador de bordo, indicação de temperatura do motor e nível do tanque ao centro. A visibilidade dos instrumentos é muito boa e a posição ao dirigir conta com a ajuda do ajuste de altura e distância do volante.
Conforto ao rodar
Em qualquer tipo de terreno utilizado nestes 10 dias de empréstimo do carro, e 1.300 km rodados, o conforto ao rodar foi sempre ponto elogiável. No asfalto liso o carro roda macio sem trazer ruído de rodagem exagerado para o interior. Nos pisos remendados e cheio de lombadas as passagens são suaves e a absorção de impactos pelos pneus Continental ContiPremimContact5 185/65R15 é agradável. E ao chegar em trecho de terra com pedras, onde parecia que o ruído de rodagem poderia incomodar, ficou a grata surpresa que a interlocução na cabine é inalterada.
A suspensão dianteira utiliza o conceito tradicional de McPherson com mola helicoidal amortecedor pressurizados e barra antirrolagem, tudo ancorado no subchassi. Na traseira o também tradicional eixo de torção com mola helicoidal e amortecedor pressurizado, sem utilização de barra pois o próprio eixo já tem a rigidez torcional necessária.
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O comportamento da suspensão é equilibrado em termos de frequência de trabalho entre a dianteira e traseira, e a preferencia pelo conforto fica claro já nos primeiros metros rodados. A movimentação é confortável, absorvendo bem as ondulações sem apresentar rolagem excessiva.
No sistema de freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira, nota-se uma calibração mais responsiva no início do curso do pedal, momento onde a força nele ainda é baixa, mas a desaceleração já é alta. Alguns interpretam como freio bom, enquanto para outros pode causar desconforto devido às indesejáveis desacelerações mais fortes que causam, dificultando um pouco a modulação no anda-para dos grandes centros. A adaptação pessoal para esse tipo de calibração de freio é mais demorada, e no início pode causar desconforto.
O sistema de direção com assistência elétrica tem ótima progressão de esforço indexado à velocidade, o volante recebe textura sobre o próprio plástico ficando bem agradável ao toque prolongado das mãos. A centralização do volante é bem definida e facilita a condução em viagens mais longas, e no caso de uso em pista sinuosa, a resposta do volante ajuda a dar segurança nas curvas.
Conclusão
Prestes a receber uma remodelação, o VW Polo Comfortline ainda é um produto atual e benquisto no mercado. Suas virtudes de consumo e desempenho devem permanecer no ano-modelo 2023 se a versão 200 TSI for mantida. A possível introdução do motor 170 TSI deve trazer ainda mais economia de combustível ao veículo, o que não é ruim!
Quiçá o novo ano-modelo nos traga um câmbio manual de 6 marchas acoplado a esse brilhante motor 200 TSI. E já que é hora dos pedidos, o mesmo seria válido para o GTS com o motor 250 TSI. Com certeza o carro ganharia a dinamite que pode estar faltando para encabeçar na lista dos mais vendidos, e poderia ter pequena redução de preço. Fica a esperança!
GB
O elevador de oficina usado para fotos e tomadas de vídeo foi uma cortesia da ADG High Torque, de Vinhedo, SP. Visite para endereço e mais informações.
FICHA TÉCNICA NOVO POLO 1,0 200 TSI COMFORTLINE 2022 | ||
MOTOR | ||
Designação | EA211 R3 | |
Descrição | 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º e escapamento em 40º, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, injeção direta a 250 bar Bosch MED 17.5.21, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, pressão de carregamento relativa 1,3 bar, flex | |
Diâmetro x curso (mm) | 74,5 x 76,4 | |
Cilindrada (cm³) | 999 | |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 | |
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) | 116/128/5.500 | |
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) | 20,4/2.000~3.500 | |
Corte de rotação (rpm) | n.d | |
Comprimento da biela (mm) | 139 | |
Relação r/l | 0,27 | |
SISTEMA ELÉTRICO | ||
Tensão (V) | 12 | |
Bateria (A) | 60 | |
TRANSMISSÃO | ||
Embreagem | inexistente – conversor de torque | |
Câmbio | Transeixo dianteiro Aisin AQ250-6F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente e uma à ré, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora, controle de neutro | |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185 | |
Relação de diferencial (:1) | 3,502 | |
Rotação de estol do conversor (rpm) | 2.400 | |
Bloqueio do conversor de torque | De 3ª em diante | |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem Ø 20 mm | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem interna | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor de passo na árvore de direção | |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11 | |
Relação de direção (:1) | 14,8 | |
N° de voltas entre batentes | 3 | |
FREIOS | ||
De serviço | Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal | |
Dianteiro (Ø mm) | Disco ventilado/276 | |
Traseiro (Ø mm) | Disco/230 | |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem | |
De estacionamento | Mecânico a cabo, acionamento por alavanca | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Liga de alumínio 6Jx16 (opcional 6,5Jx17) | |
Pneus | 195/55R16V (opcional 205/50R17V) | |
Pneus, estepe | 185/60R15H temporário | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,344 | |
Área frontal (m²) | 2,15 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,74 | |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | ||
Comprimento | 4.057 | |
Largura sem/com espelhos | 1.751 / 1.964 | |
Altura | 1.468 | |
Distância entre eixos | 2.565 | |
Bitola dianteira/traseira | 1.524/1.501 | |
Distância mínima do solo | 160 | |
CAPACIDADES (L) | ||
Porta-malas | 300 | |
Tanque de combustível | 52 | |
PESOS (kg) | ||
Em ordem de marcha | 1.178 | |
Carga máxima | 447 | |
Máximo rebocável com/sem freio | 400 | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,1/9,6 | |
Velocidade máxima (km/h, G/A)) | 187/192 | |
CONSUMO INMETRO/PBVE | ||
Cidade (km/l, G/A)) | 11,6/8 | |
Estrada (km/l, G/A)) | 14,1/9,8 | |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 6ª (km/h) | 48,2 (49,5 com pneus 205/50R17V) | |
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) | 2.490 (2.420 com pneus 205/50R17 | |
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) | 5.040 | |
MANUTENÇÃO | ||
Revisões (km/tempo) | 10.000/1 ano | |
Troca de óleo do motor | 10.000/1 ano | |
Troca de óleo do câmbio | Não troca, é vida-toda | |
GARANTIA | ||
Inclusive legal (tempo anos) | Três | |
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) | Três |
NOVO POLO 1,0 200 TSI COMFORTLINE 2022 |
Acesso ao interior do veículo sem chave e partida por botão |
Acionamento elétrico do vidros (4), um-toque dianteiros |
Ajuste do volante em altura e distância |
Alarme com controle remoto |
Alerta de frenagem de emergência |
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados |
Alerta sonoro de faróis ligados ao desligar motor |
Alto-falantes (4) e 2 tweeters |
Antena de teto traseira |
Apoios de cabeça e cintos de três pontos no banco traseiro (3) |
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen |
Assistente de partida em aclive |
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura |
Banco traseiro com encosto bipartido rebatível |
Bancos revestidos em tecido |
Bolsas infláveis frontais e laterais, dianteiro do passageiro com desativação |
Câmbio automático epicíclico de 6 marchas |
Chave-canivete com controle remoto |
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga |
Computador de bordo com mostrador multifuncional plus |
Controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial |
Descansa-braço dianteiro com porta-objetos |
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Engates Isofix e pontos de fixação superior para 2 bancos infantis |
Espelhos externos com ajuste elétrico e orientação para baixo do direito ao engatar ré |
Faróis de dupla parábola |
Faróis de neblina com luz de conversão estática |
Frenagem automática pós-colisão |
Iluminação interna, do porta-luvas e do porta-malas |
Indicador de troca de marcha |
Limpador de para-brisa com temporizador |
Limpador e lavador do vidro traseiro |
Luz de cortesia dianteira |
Luzes de leitura e traseiras |
Maçanetas das portas e espelhos na cor do veículo |
Manopla da alavanca seletora do câmbio de couro |
Monitor da pressão dos pneus |
Para-choques na cor do veículo |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Partida a frio sem injeção de gasolina |
Porta-óculos |
Portas USB para uso dos ocupantes do banco traseiro |
Rodas de liga de alumínio 15-pol. Viper com pneus 185/65R15 |
Sistema de infotenimento Media Plus com rádio AM/FM, toca-CD, Bluetooth, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-IN |
Saída de ar climatizado para o banco traseiro |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de áudio “VW Play” com tela tátil em cores de 10 pol. e App-Connect |
Start/Stop – estratégia de desligar o motor nas parada |
Tomada 12-V no console central |
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tanque |
Vidros elétricos dianteiros e traseiros, um-toque nos dianteiros |
Volante multifuncional |
CORES |
Sólidas: branco Cristal (R$ 495,00), preto Ninja (sem custo); metálicas: cinza Platinum, prata Tungstênio (R$ 1.585,00) |