• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Avaliações

VW POLO 200 TSI 2022, UMA REVISITA NECESSÁRIA

identicon por Gerson Borini
22/07/2022
em Avaliações, GB, Testes
Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor

Captação e edição de vídeo: Márcio Salvo / fotos: autor





Às vésperas de receber uma reformulação visual na dianteira e traseira (data ainda não confirmada), o VW Polo deve receber também o motor 170 TSI com câmbio manual de 5 marchas. Mesmo conjunto que equipava o finado VW up! com as devidas atualizações para montagem em uma carroceria maior, e obviamente com nova calibração para atender o Proconve L7.

Linhas retas circundam toda carroceria, inclusive com vinco passando pela lanterna; decisão arrojada dos engenheiros e designers da VW, pois a concordância com as peças vizinhas é um grande desafio para a qualidade do carro

Atualmente a VW mantem quatro versões na linha Polo: 1,0 MSI com motor de aspiração atmosférica; Comfortline e Highline, ambos com motor 1,0 turbo e apenas câmbio automático; e o esportivo GTS com motor 1,4-l e câmbio automático. A versão testada nesta semana é o Comfortline com preço público de R$ 109.370, com adição da pintura metálica tem acréscimo de R$ 1.585.

Se preferir assista primeiramente ao vídeo gravado na região de Vinhedo, interior de São Paulo:

YouTube Video

 

Boa potência com ótimo consumo

O motor tricilindro (EA211 R3) 1,0 turbocarregado tem construção moderna com bloco, cabeçote e cárter em alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote com variação de fase na admissão e escapamento, 4 válvulas por cilindro, trabalha com até 1,3 bar de pressão de carregamento e entrega 116/128 cv a 5.500 rpm, e o torque máximo de 20,4 m·kgf está disponível entre 2.000 e 3.500 rpm.

Motor de três cilindros em linha montado na transversal é bem compacto

O câmbio automático de engrenagens epicíclicas do fabricante Aisin (Japão) conta com seis marchas a frente mais ré, e para trocas em modo manual sequencial a única opção é pela alavanca. Ainda pela alavanca é possível selecionar entre os modos Drive, Sport e Manual. Para condução no dia a dia o modo Drive tem trocas de marcha bem suave e está sempre com a marcha correta engatada, facilitando as reacelerações. Em modo Sport a maior alteração é a rotação de trocas de marchas mais elevada, sem ser notado resposta mais rápida do pedal do acelerador.

Alavanca de câmbio tem opção de modo Drive, Sport e Manual, com trocas na própria alavanca

No desempenho de 0-100 km/h o fabricante declara 10,1/9,6 segundos e a velocidade máxima é de 187/192 km/h. Na estrada nota-se que o carro tem força suficiente para as retomadas de velocidade, permitindo ultrapassagens com rapidez e segurança. Em situações de condução em trechos urbanos, incomoda o atraso identificado entre o curso de pedal do acelerador e a abertura da borboleta de aceleração, conforme mostrado no gráfico abaixo obtido diretamente da porta OBDII do veículo, utilizando aplicativo Car Scanner no celular. Essa característica leva o motorista a dar maior curso no pedal para posteriormente aliviar o pedal. É necessário um bom tempo para se adaptar a essa condição.

Plotagem de duas curvas de resposta do pedal do acelerador: há um atraso de cerca de um segundo para a abertura da borboleta (linha vermelha) após a aplicação do pedal do acelerador (linha verde); condição de ~2.000 rpm com gasolina, modo Drive

Ponto positivo para o consumo de combustível onde o veículo alcançou a média de 19,1 km/l (gasolina) no trecho entre São Paulo e Campinas a 120 km/h na rodovia dos Bandeirantes. O valor homologado junto ao Inmetro é de 11,6/8 km/l no ciclo urband e 14,1/9,8 km/l no trecho rodoviário.

Silhueta segue o estilo tradicional dos hatch compactos

Visual conservador

O desenho exterior e interior é bem conservador e traz o DNA VW por todos os lados, deixando claro por dentro e por fora que estamos em um VW da era moderna. São linhas retas que começam nos faróis convencionais, se estendem pelas laterais, finalizando nas lanternas traseiras. E o mesmo é visto nos painéis de instrumentos e portas no interior do veículo.

Linhas retas da frente do veículo deixam o compacto maior; farol de neblina é também luz de conversão

O farol de neblina funciona como luz de conversão, porém ficou devendo a luz de rodagem diurna, o que exige acender os faróis quando trafegando por estradas de pistas simples. No interior a iluminação oferece a praticidade da luz de leitura para os ocupantes do banco traseiro, traz o conforto da saída de ar climatizado na extensão do console, mas por outro lado destaca-se a falta de alça de teto em todas as posições.

A linhas retas do exterior continuam no interior

A isolação acústica do veículo é bem preparada, e apesar de não ter isolante no interior do capô como na versão Highline, o ruído e vibração do motor não incomoda no uso geral, ou mesmo em acelerações. Em marcha-lenta os coxins do motor conseguem evitar que a trepidação do motor de três cilindros cheguem na cabine. Nas altas velocidades mostra que o carro é bem vedado nas portas, evitando ruído de vento. Dado positivo é que a reformulação não deve alterar as portas do veículo, portanto essa virtude deve ser mantida.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Tecnologia suficiente

A versão Comfortline do Polo é desprovida de sistemas de auxílio ao motorista, o já conhecido ADAS (Advanced Driver Assistance System – Sistema de assistência avançada ao motorista). E uma das maiores faltas é o controle de velocidade de cruzeiro nesta versão com câmbio automático. Recentemente testei o Fiat Pulse Drive com câmbio manual que oferece o recurso, e o Onix LT manual tem limitador de velocidade.

Poso do motorista é funcional, tem boa visibilidade e facilidade de operação

A central multimídia incorpora o pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay, porém exige cabo para o carregamento da bateria do celular, sendo que a única porta USB no console frontal está posicionada em local incômodo para conectar o cabo. Há outra porta USB na extensão do console para o banco traseiro.

O quadro de instrumentos utiliza a versão analógica com conta-giros e velocímetro ladeando o computador de bordo, indicação de temperatura do motor e nível do tanque ao centro. A visibilidade dos instrumentos é muito boa e a posição ao dirigir conta com a ajuda do ajuste de altura e distância do volante.

Altura de rodagem é adequada para enfrentar os desafios de nossas vias

Conforto ao rodar

Em qualquer tipo de terreno utilizado nestes 10 dias de empréstimo do carro, e 1.300 km rodados, o conforto ao rodar foi sempre ponto elogiável. No asfalto liso o carro roda macio sem trazer ruído de rodagem exagerado para  o interior. Nos pisos remendados e cheio de lombadas as passagens são suaves e a absorção de impactos pelos pneus Continental ContiPremimContact5 185/65R15 é agradável. E ao chegar em trecho de terra com pedras, onde parecia que o ruído de rodagem poderia incomodar, ficou a grata surpresa que a interlocução na cabine é inalterada.

Pneus Continental ContiPremiumContact tem ótima absorção de impactos

A suspensão dianteira utiliza o conceito tradicional de McPherson com mola helicoidal amortecedor pressurizados e barra antirrolagem, tudo ancorado no subchassi. Na traseira o também tradicional eixo de torção com mola helicoidal e amortecedor pressurizado, sem utilização de barra pois o próprio eixo já tem a rigidez torcional necessária.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O comportamento da suspensão é equilibrado em termos de frequência de trabalho entre a dianteira e traseira, e a preferencia pelo conforto fica claro já nos primeiros metros rodados. A movimentação é confortável, absorvendo bem as ondulações sem apresentar rolagem excessiva.

No sistema de freio a disco nas quatro rodas, com discos ventilados na dianteira, nota-se uma calibração mais responsiva no início do curso do pedal, momento onde a força nele ainda é baixa, mas a desaceleração já é alta. Alguns interpretam como freio bom, enquanto para outros pode causar desconforto devido às indesejáveis desacelerações mais fortes que causam, dificultando um pouco a modulação no anda-para dos grandes centros. A adaptação pessoal para esse tipo de calibração de freio é mais demorada, e no início pode causar desconforto.

Traseira tem ampla área envidraçada, facilitando as manobras e possui apenas sensor de estacionamento, sem câmera de ré

O sistema de direção com assistência elétrica tem ótima progressão de esforço indexado à velocidade, o volante recebe textura sobre o próprio plástico ficando bem agradável ao toque prolongado das mãos. A centralização do volante é bem definida e facilita a condução em viagens mais longas, e no caso de uso em pista sinuosa, a resposta do volante ajuda a dar segurança nas curvas.

Conclusão

Prestes a receber uma remodelação, o VW Polo Comfortline ainda é um produto atual e benquisto no mercado. Suas virtudes de consumo e desempenho devem permanecer no ano-modelo 2023 se a versão 200 TSI for mantida. A possível introdução do motor 170 TSI deve trazer ainda mais economia de combustível ao veículo, o que não é ruim!

Flagra pelo autor do novo Polo, ainda camuflado, na Rodovia dos Bandeirantes no mês de Junho último

Quiçá o novo ano-modelo nos traga um câmbio manual de 6 marchas acoplado a esse brilhante motor 200 TSI. E já que é hora dos pedidos, o mesmo seria válido para o GTS com o motor 250 TSI. Com certeza o carro ganharia a dinamite que pode estar faltando para encabeçar na lista dos mais vendidos, e poderia ter pequena redução de preço. Fica a esperança!

GB

O elevador de oficina usado para fotos e tomadas de vídeo foi uma cortesia da ADG High Torque, de Vinhedo, SP. Visite para endereço e mais informações.

FICHA TÉCNICA NOVO POLO 1,0 200 TSI COMFORTLINE 2022
MOTOR
Designação EA211 R3
Descrição 3 cil. em linha, dianteiro, transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas, correia dentada, variador de fase na admissão em 50º e escapamento em 40º, 4 válvulas por cilindro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada com fulcrum hidráulico, injeção direta a 250 bar Bosch MED 17.5.21, turbocarregador BorgWarner com interresfriador, pressão de carregamento relativa 1,3 bar, flex
Diâmetro x curso (mm) 74,5 x 76,4
Cilindrada (cm³) 999
Taxa de compressão (:1) 10,5
Potência máxima (cv/rpm, G/A)) 116/128/5.500
Torque máximo (m·kgf/rpm, G/A) 20,4/2.000~3.500
Corte de rotação (rpm) n.d
Comprimento da biela (mm) 139
Relação r/l 0,27
SISTEMA ELÉTRICO
Tensão (V) 12
Bateria (A) 60
TRANSMISSÃO
Embreagem inexistente – conversor de torque
Câmbio Transeixo dianteiro Aisin AQ250-6F com câmbio automático epicíclico de 6 marchas à frente e uma à ré, trocas manuais sequenciais pela alavanca seletora, controle de neutro
Relações das marchas (:1) 1ª 4,459; 2ª 2,508; 3ª 1,556; 4ª 1,142; 5ª 0,851; 6ª 0,672; ré 3,185
Relação de diferencial (:1) 3,502
Rotação de estol do conversor (rpm) 2.400
Bloqueio do conversor de torque De 3ª em diante
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem Ø 20 mm
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem interna
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade, motor de passo na árvore de direção
Diâmetro mínimo de curva (m) 11
Relação de direção (:1) 14,8
N° de voltas entre batentes 3
FREIOS
De serviço Hidráulico, servoassistido a vácuo, duplo-circuito em diagonal
Dianteiro (Ø mm) Disco ventilado/276
Traseiro (Ø mm) Disco/230
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem
De estacionamento Mecânico a cabo, acionamento por alavanca
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6Jx16 (opcional 6,5Jx17)
Pneus 195/55R16V (opcional 205/50R17V)
Pneus, estepe 185/60R15H temporário
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,344
Área frontal (m²) 2,15
Área frontal corrigida (m²) 0,74
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.057
Largura sem/com espelhos 1.751 / 1.964
Altura 1.468
Distância entre eixos 2.565
Bitola dianteira/traseira 1.524/1.501
Distância mínima do solo 160
CAPACIDADES (L)
Porta-malas 300
Tanque de combustível 52
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.178
Carga máxima 447
Máximo rebocável com/sem freio 400
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) 10,1/9,6
Velocidade máxima (km/h, G/A)) 187/192
CONSUMO INMETRO/PBVE
Cidade (km/l, G/A)) 11,6/8
Estrada (km/l, G/A)) 14,1/9,8
CÁLCULOS DE CÂMBIO
v/1000 em 6ª (km/h) 48,2 (49,5 com pneus 205/50R17V)
Rotação a 120 km/h em 6ª (rpm) 2.490 (2.420 com pneus 205/50R17
Rotação à vel. máxima, 5ª (rpm) 5.040
MANUTENÇÃO
Revisões (km/tempo) 10.000/1 ano
Troca de óleo do motor 10.000/1 ano
Troca de óleo do câmbio Não troca, é vida-toda
GARANTIA
Inclusive legal (tempo anos) Três
Perfuração de chapa por corrosão, (tempo anos) Três
NOVO POLO 1,0 200 TSI COMFORTLINE 2022
Acesso ao interior do veículo sem chave e partida por botão
Acionamento elétrico do vidros (4), um-toque dianteiros
Ajuste do volante em altura e distância
Alarme com controle remoto
Alerta de frenagem de emergência
Alerta sonoro de cintos dianteiros desatados
Alerta sonoro de faróis ligados ao desligar motor
Alto-falantes (4) e 2 tweeters
Antena de teto traseira
Apoios de cabeça e cintos de três pontos no banco traseiro (3)
Ar-condicionado com filtro de poeira e pólen
Assistente de partida em aclive
Banco do motorista com ajuste milimétrico de altura
Banco traseiro com encosto bipartido rebatível
Bancos revestidos em tecido
Bolsas infláveis frontais e laterais, dianteiro do passageiro com desativação
Câmbio automático epicíclico de 6 marchas
Chave-canivete com controle remoto
Cintos dianteiros com ajuste de altura, pré-tensionador e limitador de carga
Computador de bordo com mostrador multifuncional plus
Controle de estabilidade e tração, bloqueio eletrônico do diferencial
Descansa-braço dianteiro com porta-objetos
Desembaçador, limpador e lavador do vidro traseiro
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Engates Isofix e pontos de fixação superior para 2 bancos infantis
Espelhos externos com ajuste elétrico e orientação para baixo do direito ao engatar ré
Faróis de dupla parábola
Faróis de neblina com luz de conversão estática
Frenagem automática pós-colisão
Iluminação interna, do porta-luvas e do porta-malas
Indicador de troca de marcha
Limpador de para-brisa com temporizador
Limpador e lavador do vidro traseiro
Luz de cortesia dianteira
Luzes de leitura e traseiras
Maçanetas das portas e espelhos na cor do veículo
Manopla da alavanca seletora do câmbio de couro
Monitor da pressão dos pneus
Para-choques na cor do veículo
Para-sóis com espelho e iluminação
Partida a frio sem injeção de gasolina
Porta-óculos
Portas USB para uso dos ocupantes do banco traseiro
Rodas de liga de alumínio 15-pol. Viper com pneus 185/65R15
Sistema de infotenimento Media Plus com rádio AM/FM, toca-CD, Bluetooth, MP3 player, e entradas USB, SD-Card e AUX-IN
Saída de ar climatizado para o banco traseiro
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de áudio “VW Play” com tela tátil em cores de 10 pol. e App-Connect
Start/Stop – estratégia de desligar o motor nas parada
Tomada 12-V no console central
Travamento elétrico e remoto de portas, porta-malas e tanque
Vidros elétricos dianteiros e traseiros, um-toque nos dianteiros
Volante multifuncional
CORES
Sólidas: branco Cristal (R$ 495,00), preto Ninja (sem custo); metálicas: cinza Platinum, prata Tungstênio (R$ 1.585,00)

 







Tags: GBGerson BoriniPolo 200 TSIVW PoloVW Polo Comfortline
Próximo
Argo Trekking - Fotos: divulgação

LINHA 2023 DO FIAT ARGO RETOCA FRENTE E MUDA VOLANTE

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17