Não deu nem tempo de esfriar o assunto: cerca de 24 horas após Fernando Alonso ter sido anunciado como substituto de Sebastian Vettel na Aston Martin, a Alpine confirmou hoje que o australiano Oscar Piastri (foto de abertura) será o companheiro de equipe de Esteban Ocon em 2023 e 2024.
O empresário de Piastri, Mark Weber, estaria negociando com a McLaren para efetivar seu piloto como provável substituto de Daniel Ricciardo. Se a manobra era um blefe, funcionou. Todavia, como o texto do comunicado que anuncia a efetivação do australiano nascido em Melbourne em 6 de abril de 2001, não traz nenhuma declaração sua, pode-se entender que a decisão tem feições que levam a crer que o anúncio foi uma maneira desbloquear negociações paralelas.
De acordo com Otmar Szafnauer, diretor da Alpine, “Oscar é um talento raro e brilhante. Estamos orgulhosos de termos desenvolvido e apoiado seu progresso desde as categorias de base. A nossa colaboração nos último quatro anos mostrou-nos que ele amadureceu a ponto de ser mais do que capaz de desembarcar na F-1.”
WG