O Alfa Romeo Tonale ganha uma variação sob a marca Dodge: o Hornet, suve para o segmento de Honda CR-V e Toyota RAV4 nos Estados Unidos, que será fabricado na Itália ao lado do Alfa. Anunciado como a opção mais potente de sua categoria na faixa de até US$ 30 mil, o híbrido Hornet R/T combina o motor 1,3-litro turbo GSE T270 (1.332 cm³) que temos nos Jeeps Renegade e Compass a um motor elétrico na traseira para obter um total de 285 cv e 53 m·kgf.
Essa versão usa câmbio automático epicíclico de 6 marchas e tração integral e pode rodar 50 quilômetros só com eletricidade. Ao acelerar fundo e usar as borboletas do volante, um acréscimo temporário de 25 cv (por até 15 segundos) permite acelerar de 0 a 96,5 km/h em 6,1 segundos.
O R/T não é o Hornet de entrada, chamado de GT, que tem apenas motor turbo de 268 cv e 40,8 m·kgf, câmbio automático de 9 marchas e tração integral. Entre os itens disponíveis no suve estão rodas de até 20 polegadas, amortecedores Koni, vetorização dinâmica de torque, painel digital, central de áudio de 10,25 pol., controle de velocidade adaptativo e sistema de áudio Harman-Kardon.
A Dodge também apresentou um Hornet conceitual mais esportivo, o GT GLH, sigla para “Goes Like Hell” (“Como anda!!”) ou , a mesma do hatch compacto Omni GLH dos anos 80. Preto com detalhes em vermelho, o Hornet ganhou menor altura de rodagem, novas rodas e escapamento duplo. Os acessórios serão oferecidos nas concessionárias.
FS