Desde que foi lançando no Brasil em 2012, o scooter Honda PCX recebeu importantes melhorias nesses dez anos. Inicialmente o visual ficou mais moderno, já na geração seguinte o foco foi nas suspensões que receberam importantes melhorias. Nesta última atualização para o modelo 2023 tivemos as mudanças mais profundas até agora. A chamada “família” PCX é atualmente líder de vendas em seu segmento.
A evolução mais importante está no próprio nome, que agora passa a se chamar PCX 160 em vez de PCX 150. O modelo estreia por aqui a motorização monocilíndrica de 156,9 cm³ (60 x 55,5 mm) e quatro válvulas. O motor conta com a tecnologia chamada pela marca de eSP+, que atua para redução de emissões e melhora no desempenho. Foram feitas diversas atualizações no motor para redução de atrito, assim como um novo tensor hidráulico da corrente do comando. Como resultado, a potência máxima que antes era de 13,2 cv passou para 16 cv, enquanto o torque máximo subiu de 1,38 m··kgf para 1,5 m·kgf, ganhos de, respectivamente, 21,2% e 8,7%. A taxa de compressão passou de 10,6:1 para 12:1.
Com o tanque 8 litros o alcance é superior a 350 quilômetros, o que se traduz em aproximadamente em 44 km/l.
O scooter será oferecido em três versões: PCX CBS, PCX ABS e PCX DLX. O primeiro deles é o mais básico equipado com freios combinados, enquanto os demais usam freios com ABS. É exclusividade também das duas versões mais completas a introdução do controle de tração que evita que a roda traseira patine e derrape sob aceleração chamado de HSTC – Honda Selectable Torque Control, ou Controle de Torque Selecionável Honda. Caso o condutor preferia o sistema também pode ser totalmente desligado por um controle no punho esquerdo. Todas as três versões são equipadas com o sistema de chave por aproximação (Smart key) e desligamento e religamento automático em paradas acima de 3 segundos (Idling Stop, interrupção da marcha-lenta).
No visual foram redesenhados os faróis e lanternas de LED e o mesmo ocorreu com o escudo frontal e para-brisa. As rodas também são novas e agora na traseira temos roda aro 13, porém com pneus mais largos. Na dianteira a medida do pneu agora é 110/70-14, enquanto na traseira é 130/70-13 (antes as medidas eram 100/80-14 e 120/70-14). O compartimento de carga sob o banco aumentou e agora conta com 30 litros de capacidade. Na dianteira ainda temos um porta-luvas com porta USB para carregamento da bateria de telefones celulares.
Disponível nas concessionárias da marca em outubro, o PCX 2023 conta com três anos de garantia sem limite de quilometragem. Segue abaixo as cores e também o preço público sugerido com base no Distrito Federal:
PCX CBS: R$ 15.460 – Cinza metálico
PCX ABS: R$ 17.000 – Branco perolizado
PCX DLX ABS: R$ 17.400 – Azul metálico
Espero em breve conhecer o novo modelo. Também é possível de se imaginar que essa nova motorização chegue futuramente para o scooter Honda ADV. Vamos aguardar.
LR