A Maserati faz a apresentação oficial do novo GranTurismo, modelo de quatro lugares que pela primeira vez oferece uma versão elétrica. Chamada de Folgore, essa opção é a mais potente da linha: três motores com potência combinada de 761 cv e torque de 137,8 m·kgf, alimentados por uma bateria de 92,5 kW·h com tração integral.
Seu desempenho impressiona: de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos, de 0 a 200 em 8,8 segundos, velocidade máxima de 320 km/h. Com peso de 2.260 kg, o GranTurismo Folgore tem distribuição ideal de massas (50% para cada eixo), beneficiada pela colocação da bateria. O novo carro está maior que o anterior em todas as dimensões: 4.959 mm de comprimento, 1.957 mm de largura, 1.353 mm de altura e 2.929 mm de distância entre eixos.
As outras versões do GranTurismo usam motor V-6 Nettuno biturbo de 3 litros, conhecido do MC20, com novidades como a desativação de cilindros em condições de pouca demanda. Na opção Modena são 496 cv e 61,2 m·kgf para 0-100 km/h em 3,9 segundos e máxima de 302 km/h, enquanto o GranTurismo Trofeo oferece 557 cv e 66,3 m·kgf para 0-100 em 3,2 segundos com máxima de 320 km/h. Ambos têm tração traseira e câmbio automático epicíclico de 8 marchas.
O novo Maserati usa arquitetura de alumínio, magnésio e aço. O interior, ainda não revelado, traz itens como painel digital configurável de 12,2 polegadas, projeção elevada de informações, central de áudio com tela de 12,3 pol. e comandos por toque, gestos e voz. O sistema de áudio de topo é um Sonus Faber com 19 alto-falantes. As vendas do GranTurismo começam no segundo trimestre de 2023, ano em que a linha receberá também o conversível GranCabrio.
FS