A fábrica do grupo Stellantis em Hordain, na região norte de Hauts-de-France, na França, é a primeira do mundo a produzir veículos comerciais movidos a hidrogênio, a motores a combustão e elétricos. Os comerciais leves a hidrogênio das marcas Peugeot, Citroën e Opel serão produzidos na linha multienergia da unidade, que já produz as versões com motor elétrico e a combustão.
Após a produção em espaço comum, em novas instalações de 8 mil metros quadrados são realizados os ajustes finais do veículo a hidrogênio, com instalação do tanque, de baterias adicionais e da pilha a combustível. No processo anterior, de pequena escala, a pilha era montada em uma oficina piloto em Rüsselsheim, Alemanha. Os veículos com pilha a combustível destinam-se a transporte de longa distância que necessite de maior alcance (400 quilômetros), de tempo de abastecimento mais curto possível (3 minutos) e sem comprometer a capacidade de carga de 1.000 kg. A Stellantis é o primeiro fabricante do mundo a oferecer esse tipo de veículo, desde 2021.
A produção dessas versões é um novo passo para a fábrica de Hordain, onde 43% dos modelos Peugeot, Citroën, Opel, Vauxhall, Fiat e Toyota já estão disponíveis em versão elétrica. Inaugurada em 1994, a unidade fez 144.650 veículos em 2021.
FS