A Honda confirma o lançamento de quatro novos automóveis no Brasil durante 2023. O primeiro será o Civic de décima primeira geração, em janeiro. Agora importado da Tailândia, ele oferece equipamentos e sofisticação que o elevam a um segmento superior, informa o fabricante.
O Civic será vendido em versão única híbrida, dotada de motor 2-litros a gasolina de 141 cv e dois motores elétricos que somam 184 cv — a potência combinada do conjunto não foi informada. O híbrido virá com tecnologias como o pacote Sensing e o MyHonda Connect, plataforma de conectividade com menu de serviços via aplicativo no celular.
Ainda no primeiro semestre chega o esportivo Civic Type R, pela primeira vez no Brasil. Herdeiro da boa fama do Civic VTi da década de 1990 (então com 160 cv), traz de volta sua configuração hatchback, que o Civic não oferece aqui desde aquela época, mas agora com cinco portas. Detentor do recorde de tempo de volta (2min23s12) em carros com tração dianteira no autódromo de Suzuka, virá do Japão com motor 2-litros turbo de 330 cv e 42,8 m·kgf e câmbio manual.
As outras novidades serão suves. O ZR-V, inédito no mercado brasileiro, deriva do novo Civic e tem porte entre o novo HR-V e o CR-V. Importado do México, tem chegada prevista para o segundo semestre de 2023. O mesmo carro é vendido como HR-V nos Estados Unidos, enquanto nosso HR-V corresponde ao modelo europeu. Se vier com a mecânica disponível nos EUA, o ZR-V terá motor 2-litros de 160 cv e câmbio CVT.
Por fim, o novo CR-V será lançado no segundo semestre com a primeira oferta de motorização híbrida do modelo no Brasil. O sistema usa dois motores elétricos e um 2-litros para 207 cv e 34,1 m·kgf combinados.
FS