A submarca Abarth da Stellantis volta a ser assunto no Brasil, o que é bom para os autoentusiastas, mas na Itália a empresa tem feito algo mais que versões esportivas de carros atuais. É o caso do Abarth Classiche 500 Record Monza ’58, um único exemplar do antigo Fiat 500 restaurado e modificado para homenagear os 100 anos do Autódromo de Monza.
O carro original bateu seis recordes de velocidade e resistência em fevereiro de 1958 no antigo circuito italiano. Sua reedição foi feita sobre um 500 mais recente, de 1970, que por isso não tem mais as portas “suicidas” do modelo feito até 1965, e recebeu pneus mais largos e menor altura de rodagem. O restante é fiel ao Fiatzinho de corrida: os emblemas, a cor verde, os faróis auxiliares, o teto rígido no lugar do teto de lona, o painel com instrumentos Jaeger, o volante de madeira, o banco só para o motorista.
Na traseira está o diminuto motor de dois cilindros, ampliado para 595 cm³ com um kit original da Abarth Classiche. Dos 18 cv originais do modelo de rua, suficientes para chegar perto de 100 km/h, o 500 Record Monza provavelmente chegou perto dos 26 cv e dos 120 km/h do modelo de corridas de 1958. Grandes emoções em pequena embalagem.
FS