Uma marca italiana de grande tradição está voltando ao mercado: De Tomaso. A empresa foi fundada em 1959 por Alejandro De Tomaso em Modena, pertenceu à Ford e à Maserati, entre outras, e agora apresenta o superesportivo P900 com produção limitada a 18 unidades e preço de US$ 3 milhões cada (cerca de R$ 15,5 milhões em conversão direta).
Destinado apenas ao uso em circuitos, o P900 tem carroceria monobloco de plástico reforçado com fibra de carbono, cujas linhas sinuosas lembram as do P72 apresentado em 2019 e mostram inspiração no P70 de 1965. O interior ainda não foi mostrado. Sob o capô do novo De Tomaso está um V-12 de aspiração atmosférica de 6,2 litros, construído pela empresa alemã Capricorn, capaz de girar a até 12.300 rpm e produzir 900 cv.
O carro tem câmbio sequencial e tração traseira. Muito leve, com apenas 900 kg, ele obtém a mágica relação peso-potência de 1 kg/cv. Como o V-12 ainda demora até 2024 para ficar pronto, a empresa oferece como alternativa o Judd V-10 usado pelo Benetton B197 F1 de 1997, que tinha 750 cv na aplicação para Fórmula 1. A potência para o P900 não foi revelada. Com esse motor, o carro deve estar disponível no terceiro trimestre de 2023.
FS