• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home CL

UM TESTE EM CONDIÇÕES ESPECIAIS. MUITO ESPECIAIS

identicon por chicolelis
01/12/2022
em CL, Colunas, Histórias & Estórias
Kadett GS (Foto: divulgação GM)

Kadett GS (Foto: divulgação GM)







O telefone tocou. Era o editor de testes de uma revista do setor pedindo um Kadett GS para uma comparação de velocidade final com um modelo concorrente, de uma fabricante alemã. Torci o nariz porque sabia que não tínhamos chances de ganhar, salvo usássemos das mesmas “armas” da concorrência.

E que “armas” eram essas? Lá, eu sabia, havia um pequeno setor onde todas as melhores peças, componentes e outros itens de um carro eram separadas para ocasiões como essas: testes comparativos. Carburadores ou sistemas de injeção, de freios, suspensão e, até mesmo, pneus. Nada fora das especificações de cada carro. Mas tudo nas melhores condições.

E como vencer a disputa?

Bem, fui ao campo de provas, em Indaiatuba, para saber qual seria a forma de enfrentarmos a concorrência, dentro das normas, exatamente como fazia a alemã. Reunido no almoço com os meus amigos do CPCA ouvi deles o que queria ouvir: dá para encarar, pois podemos fazer a mesma coisa com o Kadett GS. Era só aproveitar as melhores condições encontradas nos vários veículos em testes e colocar em um único carro.

Mas tinha uma questão. Será que o diretor do CPCA autorizaria esta ação? Como minha avó dizia, “o não você já tem. Então tente o sim!”. E lá fui eu, falar com o diretor do campo de provas, um sujeito extremamente gentil, atencioso e apaixonado pela GM.

— Saia da minha sala! Você nunca falou comigo sobre este assunto.

Saí, e fui encontrar com os meus amigos engenheiros e mecânicos que me esperavam ansiosos. Quando falei da reação do chefe, todos caíram na risada, esfregaram as mãos e falaram, quase como se estivessem em um coral: ele aprovou, vamos trabalhar. E saíram em busca do melhor para o Kadett enfrentar o teste. Cada um sabia onde estava cada uma das peças e componentes da melhor qualidade.

Depois de tudo pronto, rodar duas horas ininterruptas na pista circular à velocidade máxima para deixar tudo “solto” no Kadett — motor, transmissão, rolamentos de rodas.

E o Kadett GS venceu o teste  comparativo e foi, durante muito tempo, o carro mais veloz do País. E tudo dentro dos “conformes”. Cada peça, componente, pneu, estava, rigorosamente dentro das especificações técnicas. Nem um milímetro ou quilograma, ou que quer que fosse, fora delas. Exatamente como fazia a concorrência.

CL

A coluna “Histórias & Estórias” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.






Próximo
Fotos: divulgação Chevrolet

NOVA MONTANA É APRESENTADA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17