• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home GB

NOVA MONTANA É APRESENTADA

MODELO CHEGA ÀS CONCESSIONÁRIAS EM FEVEREIRO 2023 COM PRÉ-VENDA DAS VERSÕES LTZ E PREMIER JÁ ABERTA

identicon por Gerson Borini
01/12/2022
em GB, Lançamentos
Fotos: divulgação Chevrolet

Fotos: divulgação Chevrolet





A GM utilizou o recurso de vídeo no YouTube para apresentar os detalhes da nova Montana, e abrir a pré-venda para as versões LTZ e Premier com promessa de entrega para fevereiro 2023.

Os preços anunciados são:
LTZ – a partir de R$ 134.490
Premier – a partir de R$ 140.490

Caçamba

Desde o primeiro contato com a nova picape no Campo de Provas da Cruz Alta, tentei explorar quais seriam as novidades que a GM estaria desenvolvendo para a caçamba, afinal, se a intenção é oferecer uma picape que seja um suve com caçamba de 874 litros e capacidade de carga que deve superar 600 kg, a caçamba tem que ter recursos inovadores para acomodação de carga, e principalmente vedação contra água e poeira. E aparentemente é isso que a nova Montana oferece.

Soluções inovadoras na caçamba já eram esperadas

Pelas fotos e vídeos apresentados, a caçamba será vedada e um kit de acessórios, chamado Multi-Board, que permite customizar a arrumação de carga. A capota marítima em lona traz inovação na vedação e ainda terá a opção de fechamento rígido eletromecanizado para maior praticidade na abertura e fechamento.

Adicionalmente a caçamba é equipada com tomadas 12 volts e USB (A e C), iluminação em ambos os lados, porta-objetos nas laterais, e oito ganchos para amarração de carga, um recurso muito importante.

Versatilidade na arrumação de carga torna a caçamba em um grande porta-malas

Mecânica

O motor três cilindros turbocarregado flex de 1,2 litros utilizado no Tracker Premier é o escolhido para a nova picape. São até 133 cv de potência máxima e 21,4 m·kgf de torque máximo com calibração específica para essa nova aplicação. A princípio parece limitado, principalmente ao comparar com o que é oferecido pela Renault Oroch Outsider (162/170 cv/27,5 m·kgf) ou Fiat Toro (180/185 cv/27,5 m·kgf), mas isso só poderemos opinar quando tivermos a oportunidade de dirigir o carro em Janeiro de 2023.

Barras longitudinais no teto, “santantônio” e defletor de ar na tampa da caçamba

Para câmbio a GM decidiu oferecer duas opções: manual de 6 marchas e automático epicíclico também de 6 marchas. A tração é dianteira, sem opção de 4×4, e não foi divulgado se as versões que entram em pré-venda terão as duas versões de câmbio, ou se o manual ficará restrito à futura versão de entrada.

A nova Montana é derivada do Tracker e utiliza suspensão McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, trazendo a inovação de duplo batente de compressão na suspensão traseira para trabalhar como mola adicional e dessa maneira suportar a grande variação de carga entre vazio e carregado. Esse novo recurso minimiza a deflexão da suspensão traseira quando com carga máxima e proporciona conforto na condição vazio.

No tocante a freio a picape deve vir equipada com disco ventilado na dianteira e tambor na traseira, novamente seguindo o conceito dessa plataforma.

Aparência

O porte da nova picape é similar à Renault Oroch com 4.720 mm de comprimento total e cerca de 1.800 mm de largura. A nova picape estreia a nova identidade de design global da Chevrolet, identificado pelo conjunto ótico bipartido na dianteira. A grade bipartida é outra característica e o resultado foi muito harmônico. Muitos dirão que é uma cópia da Fiat Toro…

Destaque para a nova identidade visual da marca que estreia na nova picape

Na vista lateral a linha de cintura elevada deixa a picape bem imponente, e as rodas de alumínio de 17” tem acabamento diferenciado entre as versões LTZ e Premier. As molduras plásticas de contorno das caixas de rodas são interligadas por molduras na parte inferior das portas.

Pela traseira é possível identificar uma barra com acabamento em preto brilhante que faz a conexão entre as lanternas traseiras, o para-choque vem na cor preta e com a adoção de cabine dupla de quatro portas, perdeu o degrau lateral para acesso à caçamba. A tampa da caçamba tem sistema de alívio de peso para facilitar abertura e fechamento.

Interior é similar ao Tracker

No interior há grande similaridade com o suve compacto Tracker, principalmente na parte frontal da cabine, painel e quadro de instrumentos, assim como o conteúdo tecnológico que equipa o modelo.

Segundo dados que obtive com algumas fontes da GM, o conforto no banco traseiro não será tão bom quanto do Tracker, dada algumas limitações imposta pela caçamba, mas ainda assim será mais confortável e espaçoso do que a Renault Oroch. O acabamento interno e a seleção de materiais e texturas será similar aos carros topo de gama da marca, pelo menos nessas duas versões de topo.

 

Conclusão

Pelo que foi apresentado no vídeo, a nova picape ficou bonita, imponente e com desenho bem fluido entre cabine e caçamba. As soluções prometidas para vedação da caçamba podem ser o grande diferenciador dentro de um segmento que cresceu muito nos últimos anos, fazendo com que a nova Montana chegue com força para brigar por um espaço maior do que a antiga

Se o desempenho com motor 1,2-l turbo flex deixa um ponto de interrogação, visto que a GM ainda não divulgou os dados de aceleração e velocidade máxima. Por outro lado, o consumo de combustível informado de 13,3/11,1 km/l na estrada e 9,3/7,7 km/l na cidade é substancialmente melhor que seus principais concorrentes.

GB

A GM não divulgou a ficha técnica completa do carro, mas segue abaixo a lista de conteúdo preliminar apresentado:

CONTEÚDO PRELIMNAR DA NOVA PICAPE CHEVROLET MONTANA
SEGURANÇA
Bolsas infláveis frontais, laterais de  cortina
Alerta de frenagem de emergência
Alerta de ponto cego
Controle eletrônico de estabilidade e a tração avançado
Acabamento premium para bancos e painel
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular
Ajuste de altura e distância do volante de direção
APARÊNCIA
Aplicativo MyChevrolet para comandar funções do veículo remotamente
Arco de proteção (“santantônio”) em caso de capotagem
Assistente da arrancada em aclives
Atualização remota dos sistemas eletrônicos do veículo
Bandeja, bolsa e caixa organizadora
Barras longitudinais no teto
CAÇAMBA MULTI-FLEX
Câmera de ré
Capota marítima de lona com sistema de vedação inovador
Capota marítima rígida motorizada
Chave inteligente com sensor de aproximação e botão para partida remota do motor
COMODIDADE
Computador de bordo com infamações do veículo incluindo indicador da vida útil do óleo
CONECTIVIDADE
Controlador e limitador de velocidade
Direção eletroassistida indexada à velocidade
Divisórias Multi-Board
Emblema Chevrolet estampado na tampa da caçamba em alto relevo
Engates Isofix com pontos de ancoragem superior para dois bancos infantis
Entradas USB tipo A e C
Entradas USB tipo A e C e de 12 V
Espelhamento Android Auto e Apple CarPlay sem uso de cabo
Estribos laterais
Extensão do para-choque traseiro
Extensor da caçamba para cargas longas, por exemplo, motocicletas
Faróis de neblina de LED
Faróis full LED com regulagem de altura do facho
Freios ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistente de frenagem de emergência
Iluminação nos dois lados
Kit para transporte de animais de estimação
Monitoramento da pressão dos pneus
Multimídia MyLink com tela tátil de 8″, função áudio streaming e Bluetooth pata até dois smartphones simultaneamente
Oito ganchos para amarração da carga
Porta-objetos nas laterais
Protetor de caçamba
Rede para contenção de objetos
Rodas de liga de alumínio de 17″
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de áudio JBL com  quatro alto-falantes e subwoofer
Sistema OnStar com resposta automática em caso de acidente, botão de emergência e assistência na recuperação do veículo em caso de furto
Soleiras das portas iluminadas
Tampa da caçamba com fecho elétrico por botão a sistema de alívio de peso na descida
Tapete de bandeja fixo ou tipo gaveta
Wi-Fi nativo com sinal até 12 vezes mais estável e possibilidade de parear até 7 dispositivos simultaneamente






Tags: Chevrolet Montana LTZChevrolet Montana PremierChevrolet Nova MontanaGBGerson Borinipicape compacta
Próximo
Fotos: divulgação

PEUGEOT 208 E 2008 RECEBEM EDIÇÃO ROADTRIP COM ACESSÓRIOS

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17