A Fiat confirmou que lançará, no segundo semestre de 2023, uma picape média no Brasil para competir no segmento de Chevrolet S10 e Toyota Hilux. Embora o anúncio não forneça mais detalhes nem qualquer foto, é quase certo que será uma derivação da Peugeot Landtrek com alterações desenvolvidas pela Engenharia da Stellantis em Betim, MG.
Com modificações em itens como grade, faróis e lanternas, o utilitário pode ganhar mais semelhança de estilo com os modelos da Fiat. Vale lembrar que as duas marcas já compartilham diversos modelos no mercado nacional de furgões, como a dupla Fiorino/Partner Rapid. Essa será a primeira picape da Fiat em segmento acima do ocupado pela Toro. A construção sobre chassi e a tração traseira como padrão (com alternativa 4×4) também são inéditas em picapes da marca.
A Peugeot lança a Landtrek no Brasil nos próximos meses, seguindo mercados como Uruguai, Chile, México e Paraguai. O modelo fabricado no Uruguai deverá vir com motor 2-litros turbodiesel de 181 cv e 40,8 m·kgf, câmbio automático epicíclico de 6 marchas, tração 4×4 e reduzida. Os países citados a recebem com o 1,9-litro turbodiesel de 150 cv, que seria pouco potente diante da concorrência local, e um 2,4-litros a gasolina de 210 cv. Nenhum deles tem previsão de chegar ao Brasil. Algumas regiões têm ainda a versão de cabine simples, não cotada para nosso mercado.
FS