O Renault Twingo, um dos veículos mais emblemáticos e inovadores da marca, comemora 30 anos de sua revelação ao mundo. Apresentado ao público no Salão de Paris de 1992, o Twingo promoveu uma verdadeira revolução em aproveitamento de espaço interno, oferecendo um interior amplo, confortável e modular em uma compacta carroceria de 3.433 mm de comprimento com entre-eixos de 2.347 mm, e leve, apenas 790 kg.
Para comemorar essa data, o Twingo Clube SP, que existe há 11 anos, realizou um encontro em São Paulo, na concessionária RPoint, reunindo 33 Twingos, de diferentes anos e versões, entre modelos originais e customizados. Durante o evento, o ex-vice-presidente da Renault do Brasil, Alain Tissier, que também é proprietário e entusiasta do modelo, sorteou entre os participantes uma gravata alusiva ao Twingo.
“Essa gravata foi produzida na França e adquirida por volta de 1995 na Champs-Élysées. E ela representa bem a ousadia do Twingo à sua época, pois trazia cores e grafismos diferentes dos convencionais. Fico muito feliz de entregar ela para um aficionado pelo modelo nesta data tão importante”, explica Alain.
A concessionária RPoint, de São Paulo, que recebeu os proprietários, preparou uma estrutura especial, com banners e camisetas alusivas aos 30 anos e ofereceu um café da manhã/lanche aos participantes do encontro.
“Ficamos felizes por podermos realizar esse encontro, esse marco tão importante para a história da Renault, os 30 anos do Twingo. É mais uma oportunidade para receber e rever amigos e clientes e aficionados pela história da marca”, explica Ernesto Geraldi Júnior, titular do Grupo R-Point.
O Twingo Clube SP foi fundado em 2011 pelo administrador de empresas Christian Gerschkovich, entusiasta da marca e proprietário de um Twingo 1995 que o acompanha há 27 anos. Hoje, o clube possui cerca de 200 membros que trocam informações sobre o modelo.
“Esse encontro é uma forma de reunir os aficionados pelo Twingo para trocarem informações e se divertirem, celebrando esse carro versátil que se tornou um ícone da Renault”, explica Christian.
O Renault Twingo
Idealizado por Yves Dubreil, diretor de projeto, e desenhado pelo designer Patrick Le Quément, o Twingo foi um inovador subcompacto desenvolvido com a proposta de se criar um carro urbano, prático, econômico, confortável e que cativasse o público mais jovem. Seu nome resulta da fusão de “Twist”, “Swing” e “Tango”, danças que representam o estilo diferenciado do modelo, percebida também pelas cores disponíveis em seu lançamento. Apresentado em 1992 no Salão de Paris, e lançado no mercado em 1993, o Twingo chegou ao Brasil em 1994 e logo conquistou os consumidores brasileiros pelo design diferenciado, praticidade e baixo consumo.
Vindo inicialmente da França com motor 1.2 de 55 cv, o Twingo revolucionava com soluções inéditas como o banco traseiro corrediço e rebatível, que permitia um excelente aproveitamento do espaço interno. Outra novidade foi o limpador de para-brisa único e pantográfico que faz a varredura do movimento de translação em vez de apenas em arco, de grande eficiência. Em 2000, o Twingo passou a ser importado do Uruguai e não mais da França, valendo-se da isenção do imposto de importação para os países do Mercosul, e com mudanças no design e adoção de motores 1-L 8V e 1-L 16V para aproveitar o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) reduzido para motores de até 1 litro de cilindrada.
A primeira geração do modelo foi produzida entre 1993 e 2007 na Europa e teve mais de dois milhões de unidades vendidas durante 14 anos. No Brasil, o Twingo foi comercializado entre 1994 e 2003, tendo 12.000 unidades vendidas no período. A segunda geração esteve no mercado europeu entre 2007 e 2014, enquanto a atual geração, vendida na Europa, chegou ao mercado em 2014. Em 2020, o a Renault lançou uma versão 100% elétrica do modelo. Em suas três gerações, o Twingo alcançou quase quatro milhões de unidades comercializadas em 25 países.
BS