Em 2002 nasceu no bairro Borda do Campo, em São José dos Pinhais, região da Grande Curitiba, o programa Borda Viva, fundado à época por uma liderança religiosa. A vulnerabilidade social da comunidade e as necessidades latentes por alimentação e oportunidades foram o pano de fundo para as primeiras iniciativas em torno da cozinha comunitária e agricultura familiar.
Na foto de abertura, de esq. para a dir., Carlos Henrique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de Comunicação Corporativa da fabricante, Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais, Rose Santos, diretora da Associação Borda Viva, o francês Alain Tissier, ex-executivo da Renault do Brasil e idealizador do programa. e padre José Aparecido Pinto, fundador do Programa Borda Viva, em 2002.
Vinte anos se passaram. O programa social deu lugar a um projeto de empreendedorismo social, que adotou como estratégia a geração de renda para promover a inclusão social e econômica das pessoas e também contribuir para o desenvolvimento da região da Borda do Campo.
Em 20 anos, os projetos da Associação Borda Viva transformaram a vida da comunidade e beneficiaram mais de 100 mil crianças, jovens e adultos.
“Há 20 anos, eu tive uma oportunidade de melhoria de vida. Hoje, transmito essa oportunidade para todas as pessoas que trabalham na Associação e todas as famílias que se beneficiam do trabalho social feito aqui. Juntos, chegamos mais longe.”, disse Rose de Fátima, presidente da Associação e líder comunitária.
Em comemoração ao 20º aniversário, a Associação realizou um evento em sua sede que contou com a presença da prefeita de São José dos Pinhais, Nina Singer, do Instituto Renault, principal parceiro social da instituição desde 2005, além de diversos outros parceiros sociais.
“Cada iniciativa que desenvolvemos por meio do Instituto Renault carrega o desejo de transformação e é um grande orgulho ver que ao longo desses 17 anos de parceria da Renault com a Associação Borda Viva muitas vidas foram transformadas. É ainda mais gratificante ver a Associação alçando novos voos, conquistando novos clientes e ampliando a sua atuação, destaca Carlos Henrique Ferreira — Caíque, como gosta de ser chamado — vice-presidente do Instituto Renault.
“É uma alegria celebrar os 20 anos de história da Borda Viva, que desempenha um papel tão fundamental para a cidade de São José dos Pinhais. Por meio das ações realizadas aqui, os moradores da Borda do Campo têm verdadeiras oportunidades de melhoria em suas condições de vida. Parabéns à Associação pelo lindo trabalho!”, afirma Nina Singer, prefeita de São José dos Pinhais.
Projetos que transformam
A cozinha social visa a segurança alimentar de crianças em idade escolar e situação de vulnerabilidade social. Diariamente, 168 crianças são atendidas com uma refeição gratuita e nutricionalmente equilibrada. Na sede, que conta com uma cozinha industrial, também opera a cozinha comercial, que oferece refeições de qualidade a um preço acessível para a comunidade e trabalhadores da região, e fornece refeições e pausas para café a empresas, gerando renda para a manutenção dos projetos sociais.
Outra importante frente de atuação é a Casa da Costura, projeto baseado no conceito da economia circular para a produção e comercialização de bolsas e acessórios, reutilizando aparas e sobras de materiais da indústria automobilística, doados por fornecedores da Renault do Brasil. Desde 2015, mais de 12 toneladas de material automobilístico foram reaproveitados na confecção das bolsas, que são atualmente vendidas em 75 concessionárias da Renault em todo o Brasil, além da venda on-line e também já passaram pela avenida Champs-Élysées, em Paris, no Atelier Renault. Ao total, são 315.670 produtos vendidos pela Casa da Costura desde o seu lançamento.
“Nem nos meus sonhos mais otimistas eu imaginei que nossos produtos chegariam um dia a serem vendidos na Champs-Élysées. Este é apenas um símbolo do poder de transformação dos projetos sociais, que eu tenho o orgulho de testemunhar todos os dias na região da Borda do Campo”, reforça Rose Santos, presidente da Associação Borda Viva.
A qualidade dos produtos produzidos pelas mulheres da Borda do Campo começa a ampliar o escopo de atuação da Associação. Antes especialistas em bolsas e acessórios, em 2022 a Casa da Costura passou a atuar também com material têxtil para confecção de itens hospitalares. Tal produção possibilitou a inserção de mais uma fonte de renda as famílias acompanhadas, onde a Borda Viva conseguiu capacitar e profissionalizar mais um núcleo de quatro mulheres para a confecção de enxovais e uniformes hospitalares. Desde junho deste ano, quando a nova frente foi lançada, foram confeccionadas 10.982 peças.
Nos últimos cinco anos o faturamento da Associação Borda Viva cresceu nove vezes, alinhado ao objetivo da entidade na busca pela sustentabilidade financeira, tendo uma base de mais de 50 clientes e parceiros, como Renault, Mobilize Financial Services, Grpcom, Boticário, Sicredi, Votorantim e Volvo.
Referência em empreendedorismo social, reconhecida pelo mercado
Ao longo dos vinte anos de atuação, a Associação Borda Viva recebeu reconhecimentos importantes:
- ] Em 2008, a Associação conquistou o Prêmio Ozires Silva de Empreendedorismo, na categoria Empreendedor Sustentável.
- Em 2010, Rose Santos foi reconhecida pela ONU como uma das “12 mulheres que fazem a diferença”.
- Em 2011, a Câmara Municipal homenageou Rose Santos pela “Importância da Mulher Local”.
- Ainda em 2011 a Associação recebeu o troféu Top Social Zilda Arns de Responsabilidade Social.
- No ano de 2012 o projeto foi reconhecido pelos prêmios AEA Meio Ambiente, SESI Qualidade, Lif CCFB, Ser Humano RH e Mão Amiga.
O Instituto Renault
A nova estratégia de Responsabilidade Socioambiental do Renault Group está incorporada ao propósito de performance e inovação da empresa. Ela contribui para a transformação da sociedade ao acelerar a transição ecológica, fortalecendo a segurança no trânsito e dos colaboradores, atuando em favor da inclusão social.
Nos últimos 12 anos, o Instituto Renault já impactou mais de 830 mil pessoas, atuando em dois eixos: Inclusão e Mobilidade Sustentável. Com a nova estratégia Socioambiental, reestruturamos os pilares para Inclusão e Segurança no Trânsito.
Na Inclusão, o Instituto Renault atua por meio da educação e do desenvolvimento social, realizando movimentos para diminuir distâncias e promover transformações na sociedade.
O Instituto atua fortemente na região do entorno do Complexo Ayrton Senna, em projetos como a Associação Borda Viva, que promove segurança alimentar para crianças e empoderamento feminino por meio do empreendedorismo e da geração de renda, beneficiando mais de 96 mil pessoas desde 2005.
A tecnologia Social da Associação Borda Viva foi replicada na Amare (Associação de Moradores e Amigos da Roseira e Borda do Campo), inaugurada em novembro de 2020, também no bairro borda do Campo. Com foco em formações em gastronomia e costura para promover a geração de renda, a Amare formou 171 pessoas em 2021, contribuindo para o desenvolvimento local e melhoria das condições de vida.
Outro projeto importante na região é o Geração Futuro Jovens Talentos, programa de educação com foco na empregabilidade de jovens em situação de vulnerabilidade social. São 277 jovens formados em seis turmas do programa. Das turmas formadas até dezembro de 2021, 82% dos jovens formados já estão empregados.
Na Segurança no Trânsito, a Renault é signatária do “Programa Laço Amarelo” e promove ações como o programa “O Trânsito e Eu”, de educação para segurança no trânsito, pelo qual mais de 260 mil crianças já foram favorecidas pela iniciativa e mais de 5 mil professores passaram pela formação.
Além disso, contribuindo significativamente para a redução das emissões de CO2, a Renault já comercializou mais de 1.200 veículos 100% elétricos no Brasil. Conheça mais sobre o Instituto Renault: https://institutorenault.com.br/
AE