Chegando para concorrer no mercado de motos naked a nova BMW F 900 R foi lançada oficialmente em duas versões: Sport e Sport +. Mais do que uma simples evolução da antiga F 800 R, o novo modelo recebeu muitos equipamentos inéditos além da maior cilindrada do motor transversal de dois cilindros em linha gera 85 cv a 8.500 rpm 8,9 m·kgf 6.750 rpm com exatos 895 cm³.
A suspensões são ajustáveis sendo a dianteira do tipo invertida, os manetes de freio e embreagem também contam com regulagem de distância. O painel é totalmente digital em TFT colorido e configurável podendo ser conectado com celulares via Bluetooth. Todas as luzes são em LED e uma tomada USB pode ser usada para o carregamento de equipamentos eletrônicos. Dois modos de pilotagem Road (estrada) e Rain (chuva) podem ser selecionados no punho para alterar a entrega de potência.
Sport +
Em sua versão mais completa a F 900 R passa a contar com defletor inferior, controle de tração e de freio-motor, sistema de chave presencial, auxílio eletrônico para troca de marchas, controle de cruzeiro, preparação para GPS e também sistema de monitoramento de pressão dos pneus. Além disso recebe também mais dois modos de pilotagem: Dynamic e Dynamic Pro. A pintura também é exclusiva nas cores branco e azul (racing blue) além das bengalas dianteiras com acabamento dourado.
Produzida em Manaus, AM e já disponível nas concessionárias da marca, a nova F 900 R 2023 tem preço sugerido de R$ 64.900 para a versão Sport — cor cinza com preto (Blackstorm metallic). Já na versão mais completa Sport + o preço sobe para R$ 73.500.
LR