Uma das principais instalações destinadas ao projeto e desenvolvimento de veículos no Polo Automotivo de Betim, MG, passou a ser denominada “Development Center Claudio Demaria”, homenagem do Grupo Stellantis a memória do engenheiro italiano que, em duas oportunidades, de 2005 a 2008 e de 2011 a 2018, dirigiu o setor de Engenharia na fábrica da Fiat, em Betim. Claudio Demaria faleceu na Itália em 22 de outubro passado, aos 68 anos.
Durante sua carreira tanto na Itália como no Brasil, ele participou do desenvolvimento de diversos modelos da marca Fiat, como o Punto, Panda, Novo Fiat 500, 500 L, Palio, Uno, Idea Adventure, Strada, Dobló e Ducato, além do Argo, Cronos e Toro. Após sua segunda passagem no comando da Engenharia da Fiat na América Latina, em 2018 ele retornou à Itália para coordenar a Engenharia da Fiat na Europa, antes de se aposentar.
O Development Center que recebe seu nome é uma área estratégica para o projeto e desenvolvimento de novos modelos na América Latina. Com infraestrutura tecnológica o centro é responsável por todas as ideias, desenhos e conceitos técnicos para novos modelos, bem como a viabilidade econômica e de manufatura. É um espaço interativo e multifuncional no qual trabalham mais de 500 profissionais de todas as áreas envolvidas, como Design, Projeto, Engenharia, Compras, Manufatura, Finanças, para o desenvolvimento de um projeto, do start até a entrada em produção.
Para Antonio Filosa, presidente da Stellantis para a América do Sul: “É uma justa homenagem ao maestro Claudio Demaria, que trouxe para o Brasil não só seu talento e capacidade de projetar e desenvolver veículos, mas também criou equipes com as competências necessárias para o desafio de implantar um centro de desenvolvimento avançado aqui em Betim. E fez isto da melhor maneira possível, promovendo aqui uma verdadeira cultura de engenharia automobilística”.
Márcio Tonani, vice-presidente sênior dos Centros Técnicos de Engenharia da Stellantis para a América do Sul, que trabalhou com Claudio Demaria por 25 anos, desde1996, lembrou: “Com Demaria aprendemos a materializar ideias a partir do zero e transformá-las em modelos de sucesso. Seu maior legado, porém, foi preparar e capacitar toda uma geração de técnicos e engenheiros brasileiros, com competências que antes só havia nos Estados Unidos, na Europa ou no Japão”, destacou.
Na cerimônia de homenagem foi inaugurada uma placa com seu retrato estilizado em aço e o seguinte memorial, gravado em português e italiano: “Aqui no Development Center Claudio Demaria não criamos apenas soluções de mobilidade. Desenvolvemos conexões e visões inovadoras. Trazemos o futuro para o presente, antecipamos tecnologias para a sociedade, melhoramos a vida das pessoas. Somos inspirados por nosso professor e amigo Claudio Demaria, que nos deixou como legado a alta qualificação dos profissionais brasileiros e a plena capacidade de projetar, desenvolver e produzir automóveis que se destacam na história da indústria automobilística mundial. Nosso muito obrigado ao italiano mais brasileiro e ao brasileiro mais italiano, Claudio Demaria (24/07/1954 — 22/10/2022)”
RM