A Aston Martin apresentou nesta quarta-feira (18/1) a última versão de seu modelo topo de linha, o DBS 770 Ultimate que, além de marcar o fim de produção do grand tourer equipado com o motor V-12 biturbo, terá produção com série limitada de apenas 499 unidades.
Como define a própria denominação, o DBS770 Ultimate é uma última palavra no que se refere a este importante modelo da Aston Martin e, por isso, segundo o fabricante, é o DBS mais potente e rápido já fabricado. A numeração 770 se refere a 770 cv, potência obtida a 6.500 rpm.
Conforme detalhado pela engenharia da fábrica, o ganho suplementar de potência foi obtido por meio do redesenho dos coletores de admissão, aprimoramento no sistema de ignição, juntamente com um aumento de 7% na pressão máxima dos turbos.
O motor V-12 biturbo de 5,2 litros também se destaca pelo torque de 91,7 m·kgf. e que aparece em uma ampla faixa de utilização, de 1.800 a 5.000 rpm. Com a caixa automática ZF de oito marchas e diferencial de deslizamento limitado, o modelo alcança máxima é de 340 km/h.
O Aston Martin DBS770 Ultimate também recebeu aprimoramento na calibração do câmbio para agilizar as trocas de marcha contribuindo para a experiência de direção conectada. Mas a marca não divulgou oficialmente dados de aceleração de 0 a 100 km/h, que deve ficar acima de 3 segundos.
O 770 Ultimate se destaca das versões anteriores da linha por detalhes estéticos como o arrojado conjunto de rodas, com aro de 21 polegadas, inspiradas nas do Valkyrie, o hipercarro da marca, e estão disponíveis em três tipos de acabamento. Os discos de freio são carbocerâmicos.
Ainda, externamente, o estilo do capô forma de concha foi aprimorado para melhorar o fluxo de ar para o motor e seus radiadores. Outro detalhe a destacar é o arrojado desenho da saída de ar no capô, em forma de ferradura, e o novo divisor frontal integra as duas novas saídas de ar.
A Aston Martin informou que a produção do DBS 770 Ultimate começará ainda no primeiro trimestre deste ano, e das 499 unidades, todas já devidamente encomendadas, 300 serão cupês e 199 conversíveis, com preço de £ 314.000 (cupê) e £ 337.000 (conversível), com o início das entregas previsto para o fim do verão europeu (termina em 23 de setembro). Os preços em libras esterlinas, correspondem, na ordem e na conversão direta, a R$ 2,023 milhões e R$ 2,106 milhões
RM
N.d.A.: Desculpo-me com o leitor ou leitora por haver apenas esta foto na notícia. Ocorre que a Aston Martin produziu todas as fotos para divulgação do DBS 770 Ultimate com esse filtro verde ou sei lá o quê, elas estão todas as notícias na internet, até no site da fabricante. Tentei corrigir com o editor de fotos do computador, em vão. Com a plena concordância do editor-chefe do AE decidi não inundar a matéria de verde. Será que a covid-19 afetou mentes a esse ponto?
RM