Miata “will never die”
O diretor-executivo da Mazda Europe, Martijn ten Brink, fez uma curiosa afirmação para a publicação britânica Autocar dizendo que o MX-5 (Miata no mercado americanos e outros)”nunca vai morrer”. Indagado pela publicação como ele via a ameaça ao futuro dos carros esportivos superleves e divertidos, como o Miata (foto de abertura), com a revolução elétrica que está chegando, o chefe da Mazda na Europa afirmou que a atual geração do modelo continuará a ser atualizada, sem nenhuma ameaça de ser removido da programação da empresa.
Com relação às características das futuras gerações do esportivo, Martijn ten Brink foi enfático: “Isso não foi decidido. Mas acho que para a Mazda o MX-5 nunca morrerá. Acho que ele continuará existindo para sempre, mas terá que acompanhar as mudanças com o tempo”, disse o executivo. “Será um super desafio continuar atendendo as expectativas dos clientes apaixonados por este esportivo. Pode-se imaginar que as pessoas têm opiniões diversas sobre qual direção devemos tomar. E estou muito curioso para saber onde isso vai chegar, mas com certeza o Miata continuará fazendo parte de nosso portfólio.”
De telefone celular para automóveis
Segundo a publicação alemã Auto Motor und Sport, a gigante chinesa Xiaomi da área eletrônica, um dos maiores fabricantes mundiais de smartphones, está entrando no negócio de carros elétricos. Algumas imagens divulgadas na rede social chinesa Weibo mostram detalhes do design do sedã elétrico MS 11, que deverá ser revelado até o final deste ano e lançado comercialmente na China no início de 2024.
O sedã MS 11, desenvolvido com o codinome Modena, será o primeiro de quatro modelos elétricos planejados pela Xiaomi. Em termos de tamanho e desempenho ele deverá concorrer com o Xpeng P7 definido, atualmente na China, como o anti-Tesla. O primeiro modelo da Xiaomi terá duas opções de motorização totalmente elétrica. A versão mais barata vai usar plataforma de 400 volts com baterias LFP fornecidas pela BYD, enquanto o modelo mais potente terá plataforma de 800 volts e baterias Qilin fornecidas pela CATL.
Astra GSe: esportivo eletrificado
A oitava geração do Vauxhall Astra ganha agora a versão esportiva. Com a denominação GSe, que significa Grand Sport Electric, ele tem potência de 225 cv e torque máximo de 36,7 m·kgf. O modelo também ganhou alterações no chassi, que ficou 10 mm mais baixo para oferecer mais estabilidade. A suspensão do GSe tem configuração exclusiva, com molas e amortecedores especialmente ajustados não apenas para uma direção dinâmica, mas também para conforto.
Para isso, os amortecedores Koni FSD (sigla em inglês de Amortecimento de Frequência Seletiva) permitem diferentes características de amortecimento tanto em altas frequências (controle de suspensão) como em baixas frequências (controle da carroceria). As configurações do controle de estabilidade também são exclusivas dos modelos GSe, com um limite de ativação mais alto para corresponder ao comportamento dinâmico de direção com características de comportamento mais ágeis e precisas.
RM