A Volkswagen of America apresentou a linha renovada dos suves Atlas e Atlas Cross Sport 2024, durante o Salão de Chicago que vai até o próximo dia 20. “O Atlas foi o primeiro Volkswagen moderno projetado e produzido especificamente para o mercado dos Estados Unidos e, desde sua estreia é um importante player neste competitivo segmento dos suves”, afirmou o argentino Pablo Di Si, presidente-executivo da filial americana da fabricante alemã.
O Atlas e o Atlas Cross Sport foram atualizados em detalhes externos e internos e a linha passa a ser equipada exclusivamente com motor TSI de quatro cilindros de injeção direta, turbocarregado, 269 cv e 37,7 m·kgf, que aparece em uma faixa de rotações mais ampla, melhorando a dirigibilidade e a aceleração. A fábrica também destaca que isso deverá proporcionar maior economia de combustível.
A capacidade de reboque permanece a mesma, 2.265 kg. Câmbio automático epicíclico de oito marchas e a tração dianteira são padrão, mas também é oferecido opcionalmente o sistema de tração integral 4Motion. Todas as versões de acabamento do Atlas têm novo design das rodas, com aros que vão de 18 a 20 polegadas em liga de alumínio usinada e acabamentos preto. Na R-line as rodas são de liga de alumínio de 21 polegadas.
Ainda, externamente, a linha 2024 da família Atlas tem novo painel frontal com entradas de ar integradas, na qual se destaca ampla grade cromada de quatro barras emoldurada por faróis de LED e com o novo sistema padrão de iluminação adaptativa . Todas as versões de acabamento, exceto a básica, têm luzes de rodagem diurna (DRs) que envolvem os faróis e continuam em uma barra de luzes até o topo de logotipo VW iluminado.
Já na traseira, ambos os modelos ganharam defletor com novo desenho. Afixado sobre o vidro traseiro, ele alonga a linha do teto o que confere perfil lateral mais dinâmico e elegante. No Atlas Cross Sport o difusor traseiro também ganhou desenho mais dinâmico do que o da geração anterior. Todas as versões de acabamento, exceto a básica, têm iluminação dianteira e traseira com barra de luzes.
Internamente se destaca a utilização de materiais premium no revestimento, incluindo um painel de toque suave, com acabamento em material que imita couro, e console central. Recursos de conforto, como volante aquecido que incorpora borboletas de troca de marcha, bancos dianteiros ventilados e banco do passageiro ajustável em altura agora são itens padrão, juntamente com o controle climático automático Climatronic e o controle por voz.
Os novos Volkswagen Atlas e Atlas Cross Sport oferecem experiência mais conectada. Uma tela flutuante de infotenimento de 12 polegadas é destaque elegante no ambiente dianteiro redesenhado e o motorista se beneficia do Volkswagen Digital Cockpit Pro com 10,25 polegadas e totalmente configurável. Conectar dispositivos está mais fácil com App-Connect sem fio que é padrão, e tem carregamento de bateria de telefone celular sem fio e seis portas USB-C.
A tecnologia de assistência ao motorista IQ.DRIVE, semiautomática manual, agora também é padrão na nova linha. Na estrada, o IQ.DRIVE possui centralização de faixa e volante capacitivo para facilitar a direção. Na cidade, o IQ.DRIVE ajuda a alertar sobre obstáculos inesperados à frente. Projetor de dados no para-brisa e controle de cruzeiro adaptativo preditivo também estão disponíveis.
RM