Após 25 anos em linha, o esportivo Audi TT deixará de ser fabricado. A marca das quatro anéis entrelaçados está decretando o encerramento da produção do popular esportivo com a versão Audi TT Final Edition, que será comercializado no mercado europeu a partir de março, mas não há informações se algumas unidades desta versão derradeira serão importadas para o Brasil.
Desenvolvido na mesma plataforma do Golf Mk4, a proposta do TT era de um modelo esportivo de preço mais acessível, mas com desempenho destacado. Apresentado com conceito em 1995, o TT entrou em produção e foi lançado inicialmente na versão cupê, em setembro de 1998, com a versão conversível chegando em agosto de 1999, seguida logo depois pela conversível hardtop, com teto rígido removível.
O projeto original, considerado por muitos como um divisor de águas no design automobilístico, ousado e inovador, juntamente com as características de desempenho, logo transformaram o TT em modelo de sucesso, apesar de alguns contratempos iniciais provocados pela silhueta da carroceria extremamente limpa, como definido no modelo-conceito. Após alguns acidentes, que indicaram problemas de estabilidade, a Audi dotouo TT de controle eletrônico de estabilidade e também instalou um defletor na extremidade traseira.
Com motor de quatro cilindros em linha 1,8-litro turbo e com 20 válvulas, montado transversalmente e tração dianteira, com opção de tração integral quattro, nos dois primeiros anos de produção a potência era de 180 cv. Em 2001, a versão Quattro teve potência aumentada para 225 cv, com adoção de um turbocarregador maior, interresfriador adicional, bielas forjadas, escapamento duplo e outros componentes internos para suportar o aumento na pressão de turbocarregamento de aproximadamente 0,7 bas com pico até 1,03 bar.
O TT teve mais duas gerações, com o design da Audi procurando modernizar a fórmula. O esportivo é também frequentemente definido como o modelo que fez as pessoas olharem novamente para o Audi. “O TT foi e sempre será parte do nosso DNA”, disse Marc Lichte, chefe de design da Audi, ao site da revista inglesa CAR. Com relação ao futuro do modelo, Lichte foi enfático: ‘Temos muitas ideias do que podemos fazer, mas oficialmente, nada foi decidido.’
O TT Final Edition vem com detalhes de estilo em preto: os anéis da marca na grade e na traseira, espelhos retrovisores, ponteiras de escape e aerofólio. Internamente, grandes faixas do painel revestidas em couro, com inserções de detalhes em vermeho e volante de com acabamento em Alcantara. A Final Edition também apresenta o MMI Navigation Plus da Audi, com assinatura de três anos para os serviços Audi Connect e sistema de áudio Bang & Olufsen.
RN