• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Notícias

AUDI TT FINAL EDITION MARCA O ENCERRAMENTO DA PRODUÇÃO DO POPULAR ESPORTIVO

identicon por Roberto Marks
17/02/2023
em Notícias, RM
Audi TT (Fotos: Divulgação Audi AG)

Audi TT (Fotos: Divulgação Audi AG)





Após 25 anos em linha, o esportivo Audi TT deixará de ser fabricado. A marca das quatro anéis entrelaçados está decretando o encerramento da produção do popular esportivo com a versão Audi TT Final Edition, que será comercializado no mercado europeu a partir de março, mas não há informações se algumas unidades desta versão derradeira serão importadas para o Brasil.

Desenvolvido na mesma plataforma do Golf Mk4, a proposta do TT era de um modelo esportivo de preço mais acessível, mas com desempenho destacado. Apresentado com conceito em 1995, o TT entrou em produção e foi lançado inicialmente na versão cupê, em setembro de 1998, com a versão conversível chegando em agosto de 1999, seguida logo depois pela conversível hardtop, com teto rígido removível.

O projeto original, considerado por muitos como um divisor de águas no design automobilístico, ousado e inovador, juntamente com as características de desempenho, logo transformaram o TT em modelo de sucesso, apesar de alguns contratempos iniciais provocados pela silhueta da carroceria extremamente limpa, como definido no modelo-conceito. Após alguns acidentes, que indicaram problemas de estabilidade, a Audi dotouo TT de controle eletrônico de estabilidade e também instalou um defletor na extremidade traseira.

Com motor de quatro cilindros em linha 1,8-litro turbo e com 20 válvulas, montado transversalmente e tração dianteira, com opção de tração integral quattro, nos dois primeiros anos de produção a potência era de 180 cv. Em 2001, a versão Quattro teve potência aumentada para 225 cv, com adoção de um turbocarregador maior, interresfriador adicional, bielas forjadas, escapamento duplo e outros componentes internos para suportar o aumento na pressão de turbocarregamento de aproximadamente 0,7 bas com pico até 1,03 bar.

O TT teve mais duas gerações, com o design da Audi procurando modernizar a fórmula. O esportivo é também frequentemente definido como o modelo que fez as pessoas olharem novamente para o Audi. “O TT foi e sempre será parte do nosso DNA”, disse Marc Lichte, chefe de design da Audi, ao site da revista inglesa CAR. Com relação ao futuro do modelo, Lichte foi enfático: ‘Temos muitas ideias do que podemos fazer, mas oficialmente, nada foi decidido.’

O TT Final Edition vem com detalhes de estilo em preto: os anéis da marca na grade e na traseira, espelhos retrovisores, ponteiras de escape e aerofólio. Internamente, grandes faixas do painel revestidas em couro, com inserções de detalhes em vermeho e volante de com acabamento em Alcantara. A Final Edition também apresenta o MMI Navigation Plus da Audi, com assinatura de três anos para os serviços Audi Connect e sistema de áudio Bang & Olufsen.

RN







Próximo
Clécio (esq.) e Guilherme (Foto: autor)

NA TARDE QUENTE, UM PASSEIO BEM-HUMORADO

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17