Este assunto viralizou na internet depois da sua publicação no Facebook no dia 23 de fevereiro último, na página do meu amigo Peter Frost, de Saint Albans, Inglaterra, O nome da página é “Volkswagen Factory Pictures” (Imagens da fábrica Volkswagen). A publicação no Facebook foi em comemoração do 85º aniversário desta fábrica.
Os 85 anos da Pré-Fábrica (Vorwerk, pronuncia-se for’verk) Volkswagen chamaram a atenção para a sua existência, já que os olhos de todos que se interessam pela história da Volkswagen costumam recair na colossal fábrica de Wolfsburg, onde os carros começaram a ser produzidos, localizada 34 km a noroeste de Braunschweig.
A Frente Alemã do Trabalho (DAF – Deutsche Arbeitsfront), que estava gerindo o projeto da fábrica do Volkswagen, havia arrendado uma grande área na rua Gifhorner, na zona norte de Braunschweig, para a Volkswagen Vorwerk. Nessa altura, naquele local havia inúmeros Kleingarten ou pequenas hortas, urbanas, pequenos lotes nas cidades ou nas margens das ferrovias na Alemanha destinadas aos agricultores urbanos. Os alemães usam estes espaços para cultivar frutas e hortaliças, mas que se prestavam também para o plantio de flores — um tipo de terapia coletiva sugerida no início do século 19 pelo médico Daniel Gottlob Moritz Schreber da cidade de Leipzig. Estas hortas urbanas são construídas em terrenos públicos, com custo de arrendamento baixo.
Uma boa parte destes Kleingarten acabou sendo desativada para dar lugar ao que seria a Vorwerk que estava originalmente programada para começar a funcionar em 1º de abril de 1938, mas o início da construção foi adiado por vários motivos. A cerimônia de inauguração dos pavilhões de produção, oficinas de treinamento e dormitórios ocorreu em 23 de fevereiro de 1938, antes mesmo do início da construção da fábrica-cidade do VW, marcado pelo lançamento da pedra fundamental em 26 de maio daquele ano, próximo a Fallersleben (renomeada Wolfsburg em 1945, em seguida ao fim da guerra).
Abaixo vê-se a maquete inicial da Vorwerk, onde temos: 1- prédio da administração (único prédio que existe até hoje); 2- pavilhões 1 e 2; 3- os oito prédios de moradia dos estudantes; 4- escola de formação de professores; 5- ginásio esportivo – “KdF Halle” que acabou se incendiando; e 6 – campo poliesportivo.
Jovens especialmente selecionados deveriam ser treinados como trabalhadores qualificados e voluntários na Vorwerk Braunschweig, para depois trabalharem na fábrica principal da VW em Fallersleben. O programa de treinamento de três anos começou a ser ministrado no outono de 1938, e o segundo ano já compreendia 308 aprendizes.
A educação profissional na “oficina de treinamento modelo” levou em conta métodos modernos com ensino teórico e experimental e foi, portanto, inovadora em comparação com os padrões contemporâneos de ensino vocacional e treinamento industrial. Ao mesmo tempo, foi associado a exercícios desportivos-militares, subordinação incondicional e, em menor grau, à doutrinação nacional-socialista.
A Vorwerk serviu para treinar pessoal qualificado para a fábrica em Wolfsburg e para se preparar para a produção lá. Mas, a partir de 1939, com a Alemanha em guerra, tanto a fábrica de Fallersleben quanto sua satélite Vorwerk” foram encampadas pela Luftwaffe – Força Aérea do Terceiro Reich e a ênfase passou a ser a produção de componentes para aviões e reparo dos mesmos; a pequena produção de componentes para veículos militares e sedãs seguia em paralelo.
A Vorwerk produziu inicialmente produtos semiacabados para a fábrica principal, inicialmente para a construção local de transformadores, bem como calibres e ferramentas para a Junkers Flugzeug- und Motorenwerke AG em Dessau, a Empresa Junkers, um dos principais fornecedores de aviões para a Luftwaffe.
Durante a Segunda Guerra Mundial, a Vorwerk Braunschweig também fabricou equipamentos de guerra (peças para motores de aeronaves). Um hangar foi especialmente construído no Aeroporto de Waggum (que fica a oito quilômetros ao norte de Braunschweig) para consertar e montar aeronaves de combate Junkers Ju 88, modelo preferido pela Luftwaffe.
Os aprendizes foram cada vez mais utilizados na produção contínua e recebiam cada vez menos treinamento. Após o fim da guerra, o governo militar britânico confiscou partes desta fábrica.
Em dezembro de 1945, a produção de componentes para a fábrica principal de Wolfsburg foi reiniciada, enquanto as medidas de treinamento específico na fábrica de Braunschweig não foram retomadas.
Até 1950, a fábrica de Braunschweig era oficialmente chamada de Vorwerk. A primeira eleição do conselho de trabalhadores ocorreu em fevereiro de 1946, um passo para a representatividade dos trabalhadores no conselho diretivo da empresa.
Aqui eu chamo a atenção para a foto de abertura que mostra, em 1950, a casa de transformadores (estrutura alta) na rua Gifhorner com o letreiro Vorwerk e o logotipo Volkswagen.
Uma das atividades importantes da Vorwerk foi o projeto e a execução de dispositivos de fabricação customizados para Wolfsburg, como é mostrado nas fotos abaixo. À esquerda um exemplo de construção de máquinas de solda especiais, aqui um dispositivo para a soldagem das portas de Fuscas, foto de 1954. E à direita ferramentaria e engenharia mecânica para produção em Wolfsburg, detalhe de um dispositivo de fabricação customizado, foto de 1954.
Adiante eu selecionei algumas fotos da evolução da Vorwerk, Como primeira foto desta série considero a foto da maquete. Depois há uma foto aérea de 1953 (nesta época as fotos aéreas deviam ter uma licença especial, isto como resultado da Segunda Guerra Mundial):
As instalações da fábrica em 1970 vistas do sudeste: ao fundo os pavilhões 1 e 2 e a antiga administração (seta vermelha), no plano médio os pavilhões 3, 4 e 5. Em primeiro plano, agora parecendo pequeno, o prédio da antiga escola de formação de professores, demolido em 1971:
Abaixo uma foto de outubro de 2007 mostrando uma grande evolução na ocupação da área original da Vorwerk por novos pavilhões fabris:
A foto seguinte foi tirada tendo o antigo prédio da administração em primeiro plano e demonstrando como a Vorwerk cresceu e foi ocupando novas áreas de atuação no contexto de novos produtos da marca:
Voltando à Vorwerk, a sua gama de fabricação de componentes e subgrupos para a fábrica de Wolfsburg era muito grande. Ela produzia de tudo, de amortecedores, tambores de freio, pontas de eixo, carcaças para barras de torção e muito mais. Em termos de subgrupos se destacaram inicialmente as suspensões dianteiras para o Sedan, incorporando depois de 1950 as do Kombi. Mas havia muito mais que era fabricado por lá, o que fazia a Volkswagen ter uma produção fortemente verticalizada, ela fazia de tudo, até as maçanetas das portas… Com isto era mantido controle absoluto sobre a qualidade destes componentes.
A produção de componentes pela Vorwerk era de acordo com a necessidade da Fábrica Wolfsburg, e dispositivos foram sendo construídos para atender a uma demanda crescente, exemplo disto é a linha de soldagem de corpos da suspensão dianteira mostrada na foto abaixo, tirada em 1965:
Na Fábrica Wolfsburg sistemas de solda fabricados na Vorwerk trabalhavam na fabricação do Fusca, foto de 1971:
Seguem algumas fotos dos marcos de fabricação que foram registrados por fotos. A produção do Kombi iniciou-se em 1950 e já em 1953 foi atingida a produção da 50.000ª suspensão dianteira:
Em 1954 já se tinha atingido a quantidade total de trezentas mil suspensões dianteiras. No cartazinho se lia a frase: “Com diligência e força nós fizemos 300.000 para você!!!”:
A barreira das cinco milhões de unidades de suspensão dianteira do Fusca levou 17 anos para ser atingida (considerando o ano de 1945 que foi o início da produção no pós-guerra, agora para clientes civis), isto ocorreu em 1962:
O surpreendente foi que levou só dois anos para ser atingida a quantidade acumulada de seis milhões de suspensões de Fusca produzidas! Foto de janeiro de 1964:
Mas a tecnologia foi avançando e no dia 9 de dezembro de 1977, depois de ter produzido 14.782.596, chegou ao fim a produção deste tipo de suspensão na Vorwerk em Braunschweig:
A agora Fábrica do Grupo Volkswagem foi se adaptando à demanda cada vez mais sofisticada dos produtos da marca e hoje em dia é referência na fabricação de sistemas de baterias para os carros elétricos da marca. Como é o caso do sistema para o e-Golf mostrado na foto abaixo:
Fábrica de Componentes do Grupo Volkswagen Braunschweig, é como antiga Vorwerk é oficialmente conhecida hoje, produz peças de chassis como unidades de direção, sistemas de bateria, discos de freio, eixos dianteiros e traseiros, peças plásticas, subchassis, buchas de pivô e o chassi e-Golf. Todos eles são desenvolvidos e fabricados por 7.000 funcionários. A fábrica é reconhecida por ter um know-how técnico altamente desenvolvido e é um dos principais fabricantes mundiais de componentes de chassis.
Hoje, o Grupo Volkswagen opera 120 fábricas em todo o mundo, das quais 70 fabricam carros. Cerca de 40.000 unidades por dia são produzidas na Europa, Américas, Ásia e África, totalizando 9 milhões de carros por ano que são embarcados e vendidos para 153 países ao redor do mundo. E tudo começou em 1938 com a Vorwerk em Braunschweig.
Chegamos ao fim desta breve descrição da Vorwerk, acredito que muitos ainda não conheciam esta importante unidade de fabricação da Volkswagen na Alemanha e que é a sua mais antiga fábrica que continua em operação.
AG
Para esta matéria, além da publicação do Volkswagen Factory Pictures Group no Facebook do Pete Frost, foram feitas consultas ao livro “Vom ‘Vorwerk’ zum FahrWerk – Eine Standortgeschichte des Volkswagen Werks Braunschweig” publicado pela Volkswagen e publicação “Volkswagenwerk Braunschweig” na Wikipedia.
Agradeço ao amigo Pete Frost por sua colaboração para esta matéria, bem como dou-lhe meus parabéns pelo seu trabalho de preservação histórica.
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail alexander.gromow@autoentusiastas.com.br para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.