O novo HB20S, a versão sedã do compacto da entrada é tudo aquilo que já havíamos visto na sua apresentação extraoficial em julho 2022 em termos de aparência e muito conteúdo como bem noticiado pelo AE em agosto 2022. São cinco versões à disposição do consumidor, e contempla desde motor 1,0 aspirado com câmbio manual até a versão topo de gama testada nesta semana, a Planinum Plus com motor 1,0 tubocarregado e câmbio automático de 6 marchas.
HB20S Comfort manual – R$ 88.790
HB20S Limited manual – R$ 92.690
HB20S Comfort Turbo aut. – R$ 108.790
HB20S Platinum Turbo aut. – R$ 115.290
HB20S Platinum Plus Turbo aut. – R$ 123.790 (versão testada)
Assista ao vídeo da avaliação do novo HB20S versão Platinum Plus, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE.
Motor e câmbio
A nova calibração do motor é a novidade para esta versão do HB20S, pois teve que atender aos novos limites de emissões do Proconve L7. O moderno motor tricilindro com bloco, cabeçote e cárter parcial em alumínio tem duplo comando de válvulas acionado por corrente com variação de fase na admissão e escapamento. São quatro válvulas por cilindro e o sistema de injeção direta é otimizado pela presença de sensor de álcool na linha de combustível. Conta ainda com recurso de temperatura diferenciada no cabeçote e bloco para melhor eficiência térmica. Com esses recursos entrega 120 cv a 6.000 rpm e 17,5 m·kgf a 1.500 rpm, com ambos os combustíveis, permanecendo inalterado em relação ao anterior.
O câmbio automático de 6 marchas com engrenagens epicíclicas é de fabricação da Hyundai Powertrain e tem trocas de marchas bem suaves em todas condições de direção. As borboletas atrás do volante para troca em modo manual podem até ser esquecidas, pois a única necessidade de utilização é nas descidas de serra, onde a alavanca deve ser movida para a esquerda, para habilitar o modo manual.
A dirigibilidade que já era boa nas versões anteriores parece que ficou melhor com a nova calibração do motor. O motor turbocarregado de baixa cilindrada não apresenta o efeito do turbo lag ou hesitação nas acelerações e retomadas de velocidade. O baixo peso em ordem de marcha de 1.137 kg contribui para esse bom resultado.
Outro ponto positivo que sempre nos alegra nas avaliações dos HB20 (hatch e sedã) é o consumo de combustível, que nesta ocasião foi inferior ao teste anterior, com 11,5 km/l no tanque abastecido com álcool, medido no trecho entre São Paulo e Campinas pela rodovia dos Bandeirantes a 120 km/h, porém com a adversidade da chuva, diferente do teste da versão anterior.
A integração do motor e câmbio à carroceria é outro ponto elogiável aos engenheiros da Hyundai, pois em aceleração ou velocidade constantes o nível de ruído interno esteve sempre bem adequado e compatível com o que é esperado em um veículo compacto. Vide os gráficos de medição abaixo:
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Dinâmica veicular
A adoção de rodas 16” com pneus 195/55R16 exigiu recalibração dos amortecedores deixando mais evidente o ruído de queda de roda tanto na dianteira quanto na traseira. A impressão é que reduziram as cargas de tração dos amortecedores para proporcionar mais conforto, afinal o novo conjunto de rodas deve ter um peso total maior. Com isso a suspensão tem movimento de maior amplitude, chegando com facilidade ao final de curso, onde aparece o ruído de queda de roda e o incômodo da parada brusca do movimento.
Na compressão também foi notado maior movimentação e atuação dos batentes de Cellasto®, mas dada sua característica construtiva e de trabalho a atuação desse batente não traz tanto incômodo como a falta do batente hidráulico na tração.
Por outro lado, a absorção de impacto pelos pneus está bem ajustada e trafegar sobre piso remendado ou esburacado não causa tanto desconforto. Se tirassem as execráveis lombadas de nossas vias a suspensão do HB20S ganharia nota 10.
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No sistema de direção com assistência elétrica está outro segredo dos engenheiros da Hyundai para prover conforto. A curva de progressão de esforço é bem linear e mesmo em manobras bruscas e evasivas não foi notado falta de assistência. A sensação de centragem da caixa de direção é bem positiva, dando segurança para as curvas e conforto para longos trechos ao volante. O sistema de auxílio de permanência em faixa tem a funcionalidade adicional de manter o carro no centro da faixa, um recurso bom para uso em autoestradas.
Freio a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira é a receita perfeita para bom custo e ótimo desempenho para um veículo desse porte, que desenvolve velocidade máxima de 191 km/h. O peso do pedal de freio e sua modulação de esforço versus desaceleração é muito bom, e mesmo em descida de serra não apresentou sinais de fading ou perda de curso de pedal.
Conteúdo em alta
A Hyundai, assim como outros fabricantes estão mudando sua estratégia e abandonando os sedãs médios por aqui, e buscando equipar suas versões de topo de gama dos compactos para entregar maior conforto, luxo e um pouco de sofisticação pelo lado da segurança.
Os itens do ADAS – Advanced Driver Assistance System (Sistemas avançados de assistência ao motorista) no HB20S Plantinum Plus é chamado de SmartSense e contempla a frenagem autônoma de emergência, permanência e centralização em faixa com correção ativa, alerta de saída segura para abertura de portas, detector de fadiga do motorista, alerta de tráfego transversal à retaguarda ao sair de vaga perpendicular, alerta de objeto no banco traseiro, farol alto automático, monitoramento de pressão de pneus e alerta de ponto cego nos retrovisores externos.
O ar-condicionado tem controle digital e automático para uma zona, a central multimídia de 8” tem pareamento sem fio para Android Auto e Apple CarPlay com a vantagem do carregador de bateria de celular por indução. Ficou devendo o espelho retrovisor interno com escurecimento automático para maior conforto noturno.
No quadro de instrumentos aparece o inútil conta-giros digital e a velocidade também é apresentada em digital no lado esquerdo da tela TFT. Ao centro há computador de bordo e mostrador para outras informações e configurações do veículo. A chave é presencial com abertura por aproximação e rebatimento automático dos espelhos externos.
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Os bancos são revestidos em tecido que imita couro na tonalidade cinza claro, tendo um bonito contraste com os painéis de porta e de instrumentos mais escuros. Os detalhes de efeito joia são explorados no interior com elementos cromados e preto brilhante, e no exterior os frisos cromados ao redor das janelas e maçanetas. Na traseira, a barra acrílica que interliga as lanternas é outro elemento de efeito e que eleva o padrão visual do veículo.
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Conclusão
Esta última remodelação do HB20S manteve a distância entre eixos igual ao anterior, porém passa a impressão de que o carro cresceu. O espaço interno é muito bem distribuído e a acomodação de adultos no banco traseiro é facilitada pelo bom ângulo de abertura das portas. No olhar da dianteira ou traseira aparenta também que o carro teria crescido nessa dimensão, mas é uma ilusão de ótica dada pelos elementos horizontais no para-choque traseiro e na grade frontal.
O novo HB20S 2023 traz o desenho mais bonito entre todas as gerações já produzidas pela Hyundai e essa opinião é compartilhada por vários colegas e amigos que tiveram a oportunidade de ver o carro. Os novos vincos no capô do motor parecem ser a continuidade dos vincos no teto que já existiam. As luzes de rodagem diurna em LED são bonitas, vistosas e incorporadas ao bloco óptico de lâmpadas halógenas. Mereciam ser em LED.
O mercado respondeu muito bem à reestilização do HB20, tanto que em alguns períodos do ano passado o novo modelo despontou no volume de vendas. Porém a falta de componentes tem comprometido a todos fabricantes, que apesar de não divulgarem, tem provocado paradas temporárias nas linhas de produção. Em função dessa escassez o interesse real dos consumidores fica mascarado. Mas com certeza, a garantia de 5 anos oferecido pela Hyundai para seus produtos é um diferenciador a mais para muitos consumidores.
GB
FICHA TÉCNICA HYUNDAI HB20S PLATINUM PLUS 2023 | |
MOTOR | |
Designação | Kappa 1,0 Turbo GDI 12V CCVT |
Descrição | 3-cil, dianteiro transversal, bloco e cabeçote de alumínio, duplo comando de válvulas no cabeçote, corrente, 4 válvulas por cilindro, variador de fase na admissão e escapamento, turbocarregador com interresfriador, injeção direta, flex |
Diâmetro x curso (mm) | 71 x 84 |
Cilindrada (cm³) | 998 |
Potencia (cv/rpm, G/A) | 120/120/6.000 |
Torque (m·kgf/rpm, G;/A) | 17,5/17,5/1.500~4.000 |
Taxa de compressão (:1) | 10,5 |
Pressão de injeção (bar) | 250 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Transeixo automático epicíclico de 6 marchas e ré, tração dianteira, trocas pela alavanca |
Relações das marchas (:1) | 1ª 4,400; 2ª 2,726; 3ª 1,834; 4ª 1,392; 5ª 1,000; 6ª 0,774. ré 3,440 |
Relação de diferencial (:1) | 3,270 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida, indexada à velocidade |
Relação de direção | n.d. |
Volta entre batentes | 2,8 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | n.d. |
FREIOS | |
Atuação | Hidráulica, dupla circuito em diagonal, ABS |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiro (Ø mm) | Tambor/n.d. |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 5,5Jx15 |
Pneus | 185/60R15H (Michelin Primacy 4) |
Estepe | Temporário T125/80DM (Maxx) |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, sedã 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto(Cx) | n.d. |
Área frontal (calculada, m²) | 2.04 |
Área frontal corrigida (m²) | n.d. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.260 |
Largura | 1.720 |
Altura | 1.470 |
Distância entre eixos | 2.530 |
Distância mínima do solo | 160 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.091 |
Carga útil | 425 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 475 |
Tanque de combustível | 50 |
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO/PBE | |
Cidade (km/l, G/A) | 11,8/8,2 |
Estrada (km/l. G/A) | 14,2/10,2 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s, G/A) | 10,7/10,7 |
Velocidade máxima (km/h, G/A) | 190/190 |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
V/1000 em 5ª (km/h | 43,6 |
Rotação a 120 km/j em 5ª (rpm) | 2.750 |
Rotação à vel. máxima (rpm) | 5.640 (5ª) |
Garantia (anos) | 5 sem limite km (comerciais 100.000 km) |
CONTEÚDO DO HYUNDAI HB20S PLATINUM PLUS 2023 |
ESTILO EXTERIOR |
Faróis halógeno |
Faróis de neblina com projetor |
Grade frontal cascading com contorno preto brilhante |
Lanternas Clear Vision |
Maçanetas externas na cor da carroceria |
Retrovisores externos na cor da carroceria |
Rodas de liga leve diamantada de 15″, pneus 185/60R15H |
ESTILO INTERIOR |
Bancos em tecido |
Maçanetas internas cromadas |
Painel de instrumentos com tela digital Supervision Cluster Evolution |
Volante multifuncional sem revestimento |
SEGURANÇA |
Alarme perimétrico |
Alerta de mudança de faixa |
Assistente de partida em aclive |
Barras anti-invasivas nas portas |
Bolsas infláveis frontais |
Câmera de ré |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix para 2 bancos infantis com fixação superior |
Freios ABS e distribuição eletrônica das forças frenagem |
Monitoramento da traseira via câmera |
Monitoramento de pressão dos pneus |
Sinalização de frenagem de emergência |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura e fechamento dos vidros elétricos pela chave |
Acendimento automático dos faróis (sensor crepuscular) |
Alças de segurança de teto (4) |
Ar-condicionado |
Banco do motorista com ajuste de altura por alavanca |
Bolsa porta-revistas no encosto do banco do passageiro |
Chave-canivete com telecomando de travamento das portas e porta-malas |
Computador de bordo com 7 funções: autonomia, consumo médio, consumo instantâneo, tempo de viagem, hodômetro parcial e aviso de revisão |
Console central com porta-copos e porta-objetos |
Console de teto com luzes de leitura |
Controlador e limitador de velocidade |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Iluminação no porta-luvas |
Iluminação no porta-malas |
Luz de teto central |
Para-sóis com espelho e iluminação |
Pisca-3 |
Porta-objetos fechado com tampa retrátil no console |
Retrovisores externos com ajuste elétrico e repetidora de seta |
Sensor de estacionamento traseiro |
Tomada de 12 V no console |
Travamento automático das portas e do porta-malas a 20 km/h |
Travas elétricas nas portas e porta-malas |
USB para carregamento rápido de celular |
Vidros elétricos um-toque subida/descida |
Volante com regulagem de altura e distância |
SISTEMA DE ÁUDIO |
Central multimídia blueMedia: central multimídia flutuante com tela tátil de 8 polegadas, conectividade com smartphone Android Auto e Apple CarPlay, conexão Bluetooth com streaming de áudio, acesso a agenda e histórico de chamadas, MP3 player, conexões USB e auxiliar, comandos de áudio e telefone no volante |
Alto-falantes dianteiros (x2) e traseiros (x2) |
Antena tipo barbatana |