A Ford apresentou oficialmente esta semana um novo modelo Explorer a ser lançado para o mercado europeu no segundo semestre deste ano. Mas ele nada tem a ver com o suve grande da marca fabricado nos Estados Unidos. É um modelo totalmente elétrico, o primeiro da Ford a utilizar a arquitetura VW MEB (Modular Electric Drive, a mesma do VW ID.4), conforme acordo celebrado pelas duas empresas há cerca de três anos, em uma parceria estratégica que envolve diversos projetos.
O Ford Explorer é um suve de tamanho médio de cinco lugares com alcance de até 500 quilômetros, conforme o sistema de medição de consumo. Com este modelo, a Ford está focando no segmento de suves compactos, que tem crescido mundialmente e também inclui os modelos do Grupo VW (ID.4, ID.5, Škoda Enyaq iV), que utilizam a mesma base.
O novo Ford será oferecido com três níveis de potência: 170 cv e 286 cv, nestas duas versões apenas com tração traseira, com um motor elétrico síncrono de excitação permanente acoplado ao eixo traseiro. Na versão topo de linha, de 340 cv, a tração é nas quatro rodas, com um motor assíncrono montado na dianteira para fornecer torque diretamente para o eixo dianteiro, conforme necessário. A bateria com arrefecimento líquido fica posicionada sob o assoalho.
O Ford Explorer elétrico tem 4.460 mm de comprimento, 1.600 mm de altura, 1.870//2.060 mm de largura sem/com espelhos. O entre-eixos é de 2.770 mm, igual à do seu “primo” VW ID.4. O porta-malas, com porta de carga motorizada opcional, tem capacidade de 450 litros com os encostos do banco em posição normal e 1.400 litros, rebatidos.
O Explorer 100% elétrico é o primeiro modelo da marca do oval azul que será construído em série no Ford Köln EV Center, em Colônia, na Alemanha
Mas a parceria com a Volkswagen é fundamental para os planos elétricos da Ford na Europa, segundo destacou executivo-chefe da Ford Europa. Stuart Rowley também informou que para fortalecer suas operações europeias, a Ford está investindo US$ 1 bilhão nas instalações em Colônia para criar este novo centro de fabricação de veículos elétricos, com os primeiros modelos Explorer deixando a linha de prodlçãoi até o final deste ano.
Com duas versões de acabamento, Explorer e Explorer Premium, o modelo poderá ser encomendado a partir de setembro, com as primeiras entregas garantidas antes do final do ano. O preço ainda não foi definido, mas segundo fontes do fabricante a tabela deve começar em menos de 45.000 euros (cerca de 250 mil reais).
RM