O novo suve médio elétrico Yuan Plus EV, que foi lançado no final de 2021 na China e em 2022, no Brasil, já é um dos carros mais vendidos pela fabricante BYD no seu país de origem e já está no mercado europeu com o nome Atto3. Atto é um prefixo de grandeza, como o quilo, mili, wat,tetc. Por exemplo: Attosecond seria o quintilionésimo do segundo (18 zeros depois do ponto decimal), uma unidade de tempo tão pequena que os cientistas ainda não conseguiram medir e gerenciar. Mas aqui no Brasil a BYD segue a tradição de manter seus carros com o nome das dinastias chinesas. Já vimos o Tan da dinastia Tang (618-906), o Han da Hang (206 a.C. a 220 d.C.), o Song (960 a 1279) e agora o Yuan (1271 a 1368).
As marcas chinesas seguem chegando com veículos bonitos e com muita tecnologia a bordo, provando que aquela impressão de que carro chinês é carro de péssima qualidade e baixo conteúdo já ficou bem para trás. E agora os chineses começam a mostrar que querem conquistar o mercado precificando os carros abaixo da concorrência. Neste caso, o Yuan Plus EV tem o preço sugerido de R$ 269.990 (março 2023), o mesmo preço do modelo híbrido da marca, o Song Plus, já apresentado aqui no AE.
Assista ao vídeo da avaliação do novo BYD Yuan Plus EV, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE.
Novo carro
Utilizando uma plataforma dedicada a veículo elétrico, a e-Plataform 3.0 da fabricante BYD, o suve poderia até ser considerado um hatchback grandão. O teto tem ligeiro caimento para a parte traseira, que finaliza com defletor sobre o vidro traseiro. As barras longitudinais no teto elevam a altura do carro para 1.615 mm e o entre-eixos de 2.720 mm para o comprimento total de 4.455 mm deixam o carro com aspecto bem alongado.
As molduras e frisos distribuídos pelo carro alegram o visual externo, dando um bom toque de efeito joia (jewel effect). A dianteira do carro já foi desenhada sem a necessidade de uma grande grade para o raduiador e com isso a BYD adota uma moldura longitudinal com acabamento escovado para interligar os faróis. E ainda conectando os faróis há um LED que se compõe com as luzes de rodagem diurna (DRL).
Na cabine há muito espaço, conforto, inovação visual e funcional nas maçanetas de portas e posicionamento dos alto-falantes. A crítica vai para a baixa capacidade de recepção do rádio das estações FM, chegando ao ponto de perder sinal dentro da cidade ao estar em uma região mais baixa. Trata-se de algo que a BYD precisa trabalhar para não queimar a imagem do bonito suve.
O revestimento dos bancos utiliza material de boa qualidade com desenho em duas cores, sendo agradável ao toque e, principalmente, com grande atrativo visual. O painel de instrumentos serve como apoio para as duas telas digitais flutuantes: a do quadro de instrumentos e a da central multimídia.
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A multimídia é também a central de controle de todas as funções do veículo e pode ser rotacionada eletricamente para o posicionamento vertical ou horizontal, como já visto em outros veículos da marca. O quadro de instrumentos poderia ser um pouco maior e posicionado mais para frente, no mesmo plano da multimídia, onde poderia ter aumentado o corpo dos minúsculos caracteres utilizados, facilitando a leitura.
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As saídas de ar climatizado dianteira e traseira têm desenho inovador e destacam o visual juntamente com as três cordinhas de retenção que complementam os porta-objetos dos painéis de portas. No console central há pleno espaço para acomodar celular, garrafas, carteiras, chaves e outros objetos de uso diário. Na parte inferior do console é possível ainda acomodar pequenas bolsas e carteiras. Tudo para ter funcionalidade e com atraente apelo visual.
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O volante multifuncional tem base aplanada, ajuste de altura e distância e está totalmente centrado ao banco do motorista .que possui ajustes elétrico. A posição de dirigir é perfeita e permite boa visibilidade 360 graus que é auxiliada pelo sistema de câmeras panorâmicas com visualização em alta definição na tela central, podendo optar por utiliza-las mesmo com veículo em movimento.
O departamento de design da BYD conseguiu combinar muito bem um desenho atraente de interior e exterior com funcionalidade e espaço para uso familiar. O coeficiente de arrasto aerodinâmico obtido foi de 0,29, sendo surpreendente para um suve dessa categoria. O que ainda garante um baixo nível de ruído aerodinâmico, ,como mostram os gráficos de medição de ruído interno abaixo.
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Propulsão elétrica
O suve de 1.705 kg é tracionado apenas pelas rodas dianteiras através de motor elétrico de ímãs permanentes síncrono de 204 cv de potência máxima e torque máximo de 31,5 m·kgf. O motor está posicionado transversalmente no subchassi dianteiro e a potência chega às rodas através de um redutor de par único. A alavanca de câmbio de inspiração aeronáutica tem apenas as posições R-N-D; o P (parking) é acionado por um botão em sua base.
Em termos de desempenho os números divulgados pelo fabricante são 7,3 segundos para acelerar de 0 a 100 km/h, mas como todo carro elétrico a melhor sensação é a resposta no 0-30 km/h, dada a disponibilidade de torque imediato do motor elétrico e conexão direta com as rodas. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h e chega-se fácil a esse limite, portanto é preciso atenção para não se perder nas multas.
A bateria do tipo blade (lâminas) da BYD é um grande diferenciador, pois permite maior densidade energética e otimização de espaço, possibilitando acomodar um estepe sob o tampão do porta-malas. A capacidade de armazenamento elétrico é de 60 kW·h gerando alcance de até 458 km (Inmetro). Na mundo real e uso diário em trajetos cidade/estrada o alcance médio foi de 380 km.
O carregamento pode ser feito em estações de corrente alternada (AC) de até 11 kW pela tomada do tipo 2 ou em carregador de corrente contínua (DC) de até 80 kW. Ainda no uso diário e utilizando carregador residencial de 7 kW foi-me possível ter 100% de carga todos os dias pela manhã. Novamente fica a dica de que um carro elétrico só é vantajoso se tiver um carregador doméstico, deixando o uso dos carregadores públicos para cargas de oportunidades em estabelecimentos comerciais. O custo por km rodado nesta semana de teste foi estimado em R$ 0,17, enquanto um suve equivalente com motor a combustão seria de R$ 0,60, 253% mais.
Tecnologia a bordo
O BYD Yuan Plus vem equipado com uma vasta lista de itens de sistemas avançados de auxílio ao motorista (Adas, a sigla em inglês) e alguns tem funcionamento perfeito, enquanto outros precisam ser melhor ajustados para total conforto e segurança do veículo.
Nem todo carro é perfeito e no caso deste modelo o sistema de permanência em faixa deixa a desejar no trazer o carro de volta e mantê-lo no centro da faixa, mas por ter o alerta já ajuda bastante em qualquer distração do motorista. A aderência dos pneus também pareceu estar no limite em asfaltos deteriorados, já em piso regular o comportamento está dentro do esperado.
A suspensão dianteira McPherson e traseira multibraço colaboram para o bom comportamento dinâmico do veículo de uma maneira geral. A utilização de barras antirrolagem na dianteira e traseira em conjunto com as molas helicoidais evitam rolagem excessiva da carroceria. Por outro lado, os amortecedores pressurizados sem utilização de batente hidráulico geram ruído de queda de roda com frequência. Outro item que seria facilmente resolvido pelos engenheiros da BYD e que agradariam muito mais os consumidores.
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O sistema de controle de velocidade de cruzeiro do tipo adaptativo tem ótima resposta e o ajuste de distância do carro à frente permite maior tranquilidade e segurança em viagens mais longas.
Os demais sistemas cumprem bem com seu papel de ajudar o motorista e trazem conforto e comodidade como alerta de ponto cego nos retrovisores externos, retrovisor interno eletrocrômico, acendimento automático dos faróis, computador de bordo com funções elementares, ar-condicionado automático de duas zonas com saída de ar climatizado para o banco traseiro.
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Na parte de condução são três modos selecionáveis (Normal, Eco e Sport) e o sistema de regeneração de energia também permite alternar entre dois modos de intensidade e, consequentemente, de freio-motor. Ambos controles podem ser feitos através de teclas no console central ou pela central multimídia.
Conclusão
O BYD Yuan Plus EV é um suve honesto para uso familiar e adequado para a maioria dos usuários desse tipo de veículo. Primeiro porque o alcance de 400 quilômetros é bem adequado, pois hoje em dia são poucas famílias que se sujeitam a viajar mais do que 3 horas. E com o aumento de postos de recarga em corrente contínua (DC) começa a permitir estender as jornadas após 45-60 minutos de carga.
Talvez uma bateria maior para alcance mais longo poderia ser jogar dinheiro fora, pois seria um custo e peso maior para uma necessidade de uso muito esporádico.
Seu estilo futurista no exterior e inovador no interior podem ser o grande atrativo para aqueles que apostam na chegada de novas marcas como a BYD ao Brasil. A necessidade de atualização de software do veículo de teste foi uma boa experiência para ver que os concessionários já estão prontos para atender as demandas dos consumidores. E isso poderá ser um diferenciador em favor da marca BYD.
GB
FICHA TÉCNICA BYD YUAN PLUS EV | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico síncrono de ímãs permanentes, transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 204/n.d. |
Torque máximo (m·kgf/–) | 31,5 |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Redutor de velocidade com acoplamento direto e par único |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
BATERIA DE TRAÇÃO | |
Tensão (V) | 403,2 |
Capacidade (kW·h) | 60 |
Localização | Sob o assoalho |
RECARGA | |
Conector | Tipo 2/CCS |
Corrente alternada (AC) | Até 11 kW |
Corrente contínua (DC) | Até 80 kW |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal de constante linear, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida indexada à velocidade |
Relação de direção (:1) | n.d. |
Voltas entre batentes | 2,5 |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 11,1 |
FREIOS | |
Dianteiros, tipo (Ø mm) | Disco ventilado, n.d. |
Traseiros, tipo (Ø mm) | Disco, n.d. |
Controle | ABS e distribuição eletrônica das forças de frenagem, duplo-circuito hidráulico em diagonal |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 8Jx19 |
Pneus | 215/55R18 |
Estepe | T125/90R16 |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,29 |
Área frontal (calculada) (m²) | 2,42 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,70 |
CONSTRUÇÃO | |
Carroceria | Monobloco em aço, suve-cupê, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro e traseiro |
CAPACIDADES (L) | |
Porta-malas | 440 |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.750 |
Carga útil | n.d. |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.455 |
Largura sem/com espelhos | 1.875 / n.d. |
Altura | 1.615 |
Distância entre eixos | 2.720 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 7,3 |
Velocidade máxima (km/h) | 160 |
CONTEÚDO DE SÉRIE BYD YUAN PLUS EV |
SEGURANÇA |
Alarme antifurto |
Alerta de colisão frontal |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda |
Assistente de partida em rampa |
Auxílio de permanência em faixa |
Aviso sonoro de qualquer cinto de segurança desatado |
Bolsas infláveis frontais, laterais e de cortina |
Controle eletrônico de estabilidade e tração |
Engates Isofix para dois bancos infantis com pontos de fixação superior |
Faróis tipo Full LED |
Freios com ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência a frenagem de emergência |
Frenagem automática de emergência |
Luz de rodagem diurna/ luz de posição em LED |
Luz traseira de neblina |
Monitoramento de pressão dos pneus |
APARÊNCIA |
Lanterna traseira em LED |
Para-choques pintados na cor do veículo |
Roda de liga de alumínio aro 18? com face diamantada |
Teto solar panorâmico |
Volante esportivo com revestimento premium |
CONFORTO E COMODIDADE |
Abertura das portas e alarme antifurto através de sensor de aproximação na chave |
Acendimento automático dos faróis por sensor crepuscular |
Acionamento elétrico um-toque de todos os vidros, com fechamento/abertura automática pela chave |
Ajuste do volante de direção em altura e distância |
Alça de teto para três ocupantes que não o motorista |
Ar-condicionado com controle automático de 2 zonas |
Banco traseiro com encosto rebatível 30:70 e apoio de braço central com porta-copos |
Bancos dianteiros com apoio lombar e ajustes elétricos |
Barras de teto longitudinais |
Câmera 360 graus |
Chave com sensor de aproximação e sistema mãos-livres para abertura do porta-malas |
Cobertura do porta-malas |
Computador de bordo (informações do veículo, viagem e consumo) |
Console central com descansa-braço |
Controlador automático de velocidade de cruzeiro adaptativo cm função stop/go |
Controles de áudio e telefone no volante |
Desembaçador elétrico do vidro traseiro |
Desliga/liga motor nas paradas com botão para desabilitação |
Direção eletroassistida indexada à velocidade |
Encosto de cabeça dos bancos dianteiros |
Espelho retrovisor interno eletrocrômico |
Espelhos retrovisores externos elétricos com repetidoras de setas e na cor do veículo e rebatimento automático |
Iluminação no porta-luvas e porta-malas |
Interruptor para inibir a bolsa inflável do lado do passageiro (com indicação visual) |
Luz de afastamento do veículo por permanência dos faróis ligados por um período de tempo após travamento das portas |
Luz de aproximação do veículo por acendimento automático de faróis e lanternas ao destravar as portas pelo controle remoto |
Luzes individuais de leitura para motorista e passageiro |
Modo de condução 100% elétrico – EV |
Modos de condução: Eco, Normal, Sport |
Pacote de luz ambiente |
Para-sóis com espelho, tampa e iluminação |
Partida por botão com chave presencial |
Porta-copos para bancos dianteiros no console central |
Quadro de instrumentos digital TFT em cores e configurável |
Sensor de chuva com ajuste automático de frequência do limpador de para-brisa |
Sensor de estacionamento traseiro, lateral e dianteiro |
Sistema de assistência elétrica de 12 volts |
Tomada de 12 V no console central |
Trava elétrica das portas com acionamento na chave |
USB – 2 portas para passageiros do banco traseiro e uma para dianteiro |
ENTRETENIMENTO |
Antena de teto tipo barbatana de tubarão |
Sistema multimídia de 12,8″ com integração para smartphones através do Android Auto e Apple CarPlay com fio, Rádio AM/FM, função áudio streaming, Bluetooth e entrada USB |
GARANTIA |
5 anos ou 200.000 km (sistema elétrico + chassi) |
8 anos ou 200.000 km (bateria de íons de lítio) |