Em sua primeira coletiva de imprensa como executivo-chefe da Toyota, Koji Sato afirmou que a empresa prevê vender 1,5 milhão de veículos elétricos por ano, com o dobro do alcance atual, até 2026. Esta foi a primeira vez que o maior fabricante mundial de automóveis definiu uma meta especifica em sua estratégia com relação a eletrificação de sua linha.
Tendo como base a atual produção da marca, cerca de 10 milhões de unidades/ano, isso representa algo em torno de apenas 15% da capacidade total da empresa em suas fábricas espalhadas pelo mundo. É interessante notar que, enquanto seus concorrentes diretos estão prometendo até 100% de eletrificação em 2030, a Toyota mantém sua filosofia “multipista”.
Mas Sato também afirmou que, embora a empresa pretenda continuar com sua proposta de oferecer diferentes tipos de trens de força, o que reflete o compromisso em atender às diversas necessidades de todos seus clientes, agora irá colocar mais ênfase no desenvolvimento de EVs, não deixando de manter sua visão particular em relação às soluções de mobilidade sustentável.
O executivo antecipou que a Toyota vai lançar dez novos veículos elétricos até 2026, procurando acompanhar o ritmo da concorrência. Ele também apresentou imagens de um dos primeiros modelos, um suve grande com trêsfileiras de bancos, que será lançado em 2025 para o mercado americano. Este modelo vai ser produzido nos Estados Unidos e terá baterias da fábrica da marca na Carolina do Norte.
A empresa japonesa também está desenvolvendo dois novos modelos elétricos para o mercado da China, que deverão ser lançados em 2024. Outro projeto em andamento é de um veículo elétrico compacto, do qual também terão versões de picapes, para os mercados da Ásia e outros mercados emergentes, que entrarão em produção até o final de 2023.
Mas, além de focar nos modelos elétricos, a Toyota vai reforçar sua aposta nos modelos híbridos para ficarem mais eficientes e acessíveis. Segundo Sato, a Toyota projeta oferecer em breve PHEVs com autonomia elétrica superior a 200 quilômetrros. E a empresa também vai continuar desenvolvendo tecnologia de hidrogênio e outros combustíveis alternativos.
Na mesma ocasião, Hiroki Nakajima, vice-presidente executivo da Toyota, detalhou os planos para a próxima geração de veículos elétricos, pós 2026, que deverão ser bem diferentes dos modelos atuais, combinando melhor eficiência com condução mais emocionante. Esses EVs oferecerão: “dobro do alcance usando baterias com eficiência muito maior”, afirmou Nakajima.
Para isso, uma nova unidade especializada foi criada dentro da Toyota, no Japão, e que será chefiada por um “líder único com autoridade total”. Este será responsável por todos os aspectos do desenvolvimento, produção e operações comerciais relacionadas a veículos elétricos. Esta transformação em todo o processo de fabricação e na cadeia de suprimentos, contribuirão para a meta de longo prazo da Toyota para alcançar carbono zero.
Finalmente, Yoichi Miyazaki, outro vice-presidente executivo da Toyota, apresentou os planos de interesse da empresa para cada região do planeta. Na Europa, a empresa vai enfatizar no estilo e desempenho, já na China estará focada em eletrificação total, enquanto no Japão ela vai se concentrar no desenvolvimento de veículos compactos e minivans, ao contrário da América do Norte, onde o foco será em grandes suves e picapes. Nos mercados do hemisfério sul, a Toyota vai se concentrar na qualidade, confiabilidade e acessibilidade.
RM