BMW XM Label Red é o modelo mais potente da marca em todos os tempos
A BMW apresentou o XM Label Red 2024, (foto acima) que destaca como o modelo mais potente já fabricado pela marca. Apesar de manter o mesmo motor V-8 de 4,4 litros biturbo, da linha XM, a BMW detalha que aprimorou sua calibração aumentando a potência para 585 cv e o torque para 76,5 m·kgf. Isto significa aumento de 95 cv na potência e 10,3 m.kgf no torque, com relação ao XM normal. O motor elétrico montado entre o V-8 e o câmbio, de oito marchas não foi modificado na potência de 196 cv e torque de 28,5 m·kgf.
Com isso, as duas fontes de energia mecânica combinadas produzem potência total de 781 cv e 105 m·kgf,.possibilitando aceleração de 0 a 96,5 km/h em 3,7 segundos. A velocidade máxima é limitada em 250 km/h, ou 280 km/h na versão M Driver. Assim como o XM normal, o Label Red tem sistema específico de tração nas quatro rodas com predominância para a tração traseira, que conta com diferencial de deslizamento limitado controlado eletronicamente.
Com o controle de estabilidade desligado, o motorista pode ativar o modo “4WD Sand”, projetado especificamente para praias e dunas de areia. Para isso, o Label Red tem suspensão adaptativa M “Professional”, como equipamento de série, que incorpora amortecedores de controle eletrônico e barras antirrolagem ativas para limitar a rolagem da carroceria. Ele vem equipado com pinças de seis pistões nos discos de freio dianteiros
Além do substancial aumento de potência, o Label Red se diferencia das outras versões da linha XM com detalhes em vermelho nos contornos da grade duplo rim, dos vidros nas laterais da carroceria, nas rodas e, inclusive, nos emblemas. Detalhes em vermelho também se destacam internamente nos bancos, painel de instrumentos, acabamento das portas, console central e saídas de ar-acentuados na mesma tonalidade. A BMW não divulgou os preços do XM Label Red, já que a produção desta versão só começará em agosto fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul, EUA.
Lamborghini aprimora acabamento de seu suve com o lançamento do Urus S
A Lamborghini está lançando o Urus S, que define como o sucessor da primeira geração do suve, lançada em 2019. O Urus S é mais potente e, segundo o fabricante, teve aprimorado o acabamento. “O sucesso comercial do Urus, com mais de 20.000 unidades produzidas em quatro anos na linha, é uma prova das qualidades diferenciadas de nosso primeiro e duradouro super suve, e com o Urus S vamos elevar essa reputação”, destacou Stephan Winkelmann, presidente da Automobili Lamborghini.
O motor V-8 biturbo teve a potência aumentada para 666 cv, o que corresponde a relação peso-potência de 3,3 kg/cv, enquanto o torque de 86,7 m·kgf aparece na faixa de 2.300 rpm a 6.000 rpm. Com isso, o Urus S acelera de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e de 0 a 200 km/h em 12,5 segundos. A velocidade máxima é de 305 km/h. O sistema de escapamento especialmente projetado lembra que este supersuve é um verdadeiro Lamborghini, com um som distinto na partida e uma nota sonmora mais aguda em cada modo de condução.
O chassi do Urus com suspensão a ar adaptável proporciona rodagem suave mesmo em superfícies irregulares. Com quatro modos de direção —: Strada, Sport, Corsa e Ego —ele também tem seletores específicos para o off-road,: Terra, Neve e Sabbia (areia). Novas opções de aro são oferecidas juntamente com a roda padrão de 21″, incluindo aros Nath de 22″, com acabamento titânio fosco e diamantado, enquanto as rodas Taigete de 23″ podem ser encomendadas com alternativa de polimento de bronze e diamante.
Um novo design do para-choque dianteiro, com linhas mais refinadas e que incorpora uma nova placa protetora de aço inoxidável pintada de preto fosco como padrão, combinando com os detalhes em preto na grade frontal. O novo capô em compósito de fibra de carbono vem com saídas de ar em preto fosco. O para-choque traseiro também foi redesenhado para proporcionar ao Lamborghini Urus S aparência mais aerodinâmica e elegante, com destaque para o novo escapamento de saída dupla em aço escovado como padrão. O Urus S tem preço para a UE a partir de 195.538 euros (R$ 1,061 milhão) sem impostos.
Jeep Wrangler ganhou facelift, algo inacreditável
A Stellantis aproveitou o Salão de Nova York, que se encerra neste domingo (16/4), para apresentar o facelift do Jeep Wrngler, se isso pode ser algo possível! O destaque fica para a nova grade, que tem desenho baseado na edição especial Jeep Wrangler Rubicon 20th Anniversary. A grade de sete barras ganhou detalhes com molduras metálicas em cinza e as bordas na cor da carroceria.
O “novo” Wrangler está sendo oferecido com quatro motores para o mercado da América do Norte. A gama começa com o motor 4-cilindros turbo de 2 litros, com potência de 270 cv e torque de 40,8 m.kgf. Um V-6 aspirado de 3,6 litros, 285 cv e 35,9 m·kgf . E o V-8 de 6,4 litros, 470 cv e 64,9 m·kgf, que volta a ser oferecido na linha. Além disso, o mais recente para a linha Wrangler é o trem motriz híbrido de plugar 4xe, que combina o motor turbo de quatro cilindros 2 litros com dois motores elétricos e bateria de 17 kW·h. O Wrangler é o quarto modelo da marca a ter versão híbrida de plugar. A Jeep informa que este conjunto motriz proporciona até 34 quilômetros de alcance em modo elétrico.
Internamente o Wrangler foi atualizado. O destaque é para os bancos dianteiros com ajuste elétrico de 12 direções. Além disso, também tem sistema de infotenimento com tela tátiç de 12,3”, Android Auto e Apple CarPlay sem fio, Apple CarPlay e reconhecimento de voz. O pacote de cabine premium tem carpetes mais espessos, espuma fonoabsorvente na estrutura do para-brisa e colunas dianteiras, e vidro do para-brisa acústico. O equipamento de segurança padrão inclui câmera de ré, mitigação eletrônica capotagem e controle de estabilidade e tração.
RM