É o terceiro Golf que o Ae testa “no uso”. Já andamos no GTI e no Highline manual, agora é a vez do Comfortline com câmbio robotizado de sete marchas. Acho desnecessário elencar de novo todas as virtudes (e nenhum defeito, para desgosto dos que acham que a imprensa tem por obrigação sair criticando, se não houver motivo que se “descubra” um; nem o propalado chocalho do câmbio e/ou embreagens em piso irregular apresentou).
Em março a Volkswagen adicionou a versão Comfortline, uma simplificação em relação à Highline que a deixou 8,4% mais barata com supressão dos bancos revestidos parcialmente em couro (no lugar, um agradável tecido, que muitos, inclusive eu, preferem), de lanternas traseira e luzes de uso diurno de LEDs, ar-condicionado bi-zona e volante multifuncional. Todo o resto do bom e do melhor que a versão Highline traz permanece, inclusive o câmbio DSG de sete marchas opcional.
O problema para se pôr a mão nesta máquina alemã que agora vem do México, e não mais da Alemanha, é o preço. O carro Comfortline básico sai por R$ 69.510, mas com o pacote Exclusive de R$ 8.256 a coisa vai para R$ 77.766. Como esse carro testado tinha o câmbio DSG, seu preço é de R$ 75.890 + 8.256 = R$ 84.146.
O que vem nesse pacote? Chave de comando remoto, GPS, assistente de estacionamento, 4 alto-falantes e 4 tweeters, toca-CD com dois leitores de cartão de memória, cabo de interface para iPod/iPhone, comando de voz, controlador e limitador de velocidade, espelho interno eletrocrômico, espelhos externos de ajuste elétrico, com aquecimento e repetidoras das setas, mais a função orientar para baixo ao engatar ré, sensores de chuva e crepuscular com acendimento de faróis ao se aproximar/afastar do veículo, sistema de infortenimento Discover Media com tela tátil de 5,8 polegadas que exibe o sensor de aproximação dianteiro e traseiro, e Bluetooth, travamento central com controle remoto, volante de direção multifuncional em couro com comandos de áudio, do computador de bordo, do controlador/limitador de velocidade e borboletas de troca de marcha, e rodas 17-polegadas com pneus 225/45R17W.
Mas não está nesse pacote o teto solar panorâmico, que sozinho custa R$ 4.922, portanto chegando o “nosso” Comfortline a R$ 89.068. Dá pena, pois esse Golf de 7ª geração com esse motor está seguramente entre os melhores carros do mundo, dos que não dá vontade de parar de andar com ele. Por isso digo que dá pena, o fato de poucos no Brasil poderem comprá-lo.
Já falei antes, impressiona a carroceria monolítica, absolutamente rígida que passa uma agradável sensação no nosso piso miserável. A altura de rodagem é a tal de “para maus caminhos”, 15 mm maior que nos Golf de mercado europeu, a suspensão é firme porém longe de ser dura, mostrando parâmetros corretos para o nosso chão.
Os pneus não eram os Dunlop Sport Maxx do Highline que dirigimos antes, mas Bridgestone Turanza ER300 poloneses, que no seco se mostraram muito bons. Gostaria de ter podido compará-los com os Dunlop quanto ao desempenho no molhado, superlativo com aqueles, mas a estiagem não deixou.
O câmbio DSG funciona à perfeição e no modo automático parece estar sintonizado com a mente do motorista. É realmente desnecessário usar o modo manual, tal a precisão da escolha automática das marchas.
Tudo neste Golf, aliás, parece feito para entender o que se quer ao dirigi-lo, não há surpresas. Usar o controle de estabilidade e tração é mero diletantismo. O volante de direção de 370 mm de diâmetro chega a parecer obra de arte de tão perfeito ao receber as mãos de quem o dirige.
Tudo isso consumindo pouca gasolina alcoolizada, 10,7 km/l na cidade e 14,9 km/l na estrada. Mesmo com o relativamente pequeno tanque de 50 litros se vai longe, quase 750 quilômetros.
Por isso é que repito, é uma pena o preço do Golf não ser mais acessível.
BS
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA VW GOLF COMFORTLINE 1,4 TSI (DSG) | |
MOTOR | |
Designação | EA211 R4 |
Instalação | Dianteiro, transversal |
Material do bloco/cabeçote | Alumínio |
N° de cilindros/configuração | Quatro/em linha/cinco |
Aspiração | Forçada por turbocompressor, interresfriador de ar |
Diâmetro x curso | 74,5 x 80 mm |
Cilindrada | 1.395 cm³ |
Taxa de compressão | 10,5:1 |
Potência máxima | 140 cv de 4.500 a 6.000 rpm |
Torque máximo | 25,5 m·kgf de 1.500 a 3.500 rpm |
Corte de rotação | 6.500 rpm, limpo |
N° de válvulas por cilindro | Quatro, atuação indireta por alavanca-dedo roletada |
N° de comandos de válvulas | Dois, no cabeçote, correia dentada, variador de fase na admissão e escapamento |
Formação de mistura | Injeção direta |
Gerenciamento do motor | Bosch MED |
Combustível | Gasolina comum (95 octanas RON) |
TRANSMISSÃO | |
Embreagem | Duas, automática |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 7 marchas robotizadas à frente e ré, tração dianteira |
Relações das marchas | 1ª 3,500:1; 2ª 2,097:1; 3ª 1,343:1; 4ª 0,933:1; 5ª 0,974:1; 6ª 0,778:1; 7ª 0,653:1; ré 3,182:1 |
Relações da diferencial | 4,800:1 e 3,428:1 |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 24 mm |
Traseira | Independente, multibraço, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora de Ø 19 mm |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade |
Diâmetro mín. de curva | 10,9 m |
Relação de direção | 15,5:1 |
N° de voltas entre batentes | 3 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistido a vácuo |
Dianteiros | Disco ventilado de Ø 288 mm |
Traseiros | Disco de Ø 272 mm |
Controle | ABS, EBD e assistência à frenagem |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Alumínio 7Jx17, inclusive estepe |
Pneus | 225/45R17W, inclusive estepe |
Marca e tipo no carro testado | Dunlop Sport Maxx, fabricação alemã |
PESOS | |
Em ordem de marcha | 1.238 kg |
Carga máxima | 562 kg |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,318 |
Área frontal | 2,20 m² |
Área frontal corrigida | 0,700 m² |
DIMENSÕES EXTERNAS | |
Comprimento | 4.255 mm |
Largura sem/com espelhos | 1.799 / 2.027 mm |
Altura | 1.468 mm |
Distância entre eixos | 2.630 mm |
Bitola dianteira/traseira | 1.539/1.510 mm |
CAPACIDADES | |
Porta-malas | 313 L |
Tanque de combustível | 50 L |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h | 8,4 s |
Aceleração 0-1.000 m | 29,6 s |
Retomada 80-120 km/h, 5ª | 8,5 s |
Velocidade máxima | 212 km/h |
CONSUMO (COMPUTADOR DE BORDO) | |
Cidade | 10,7 km/l |
Estrada | 14,9 km/l |
CÁLCULOS DE CÂMBIO | |
v/1000 em 6ª/7ª | 43,5/51,9 km/h |
Rotação em 6ª/7ª a 120 km/h | 2.750/2.300 rpm |
Rotação em vel. máxima, 6ª | 4.900 rpm |
Mais fotos: