A McLaren está lançando o 750S, que sucede o atual 720S, o modelo mais vendido da marca de Woking, na Inglaterra. O 750S tem o mesmo motor V-8 de 4 litros biturbo e, como o 720S, a tração é somente traseira. O novo modelo estará disponível tanto na versão cupê quanto conversível. Segundo o fabricante, o McLaren 750S, com relação ao modelo que está sucedendo, é um aperfeiçoamento da linha, com avanços na economia de peso, desempenho do motor, aerodinâmica e excelência dinâmica.
As alterações no estilo são mínimas e difíceis de perceber. A principal diferença está no design frontal, que ficou mais limpo. O para-choque redesenhado tem novo defletor, enquanto as entradas de ar ficaram mais estreitas. Isso, somado à nova geometria da suspensão dianteira, com a bitola 6 mm mais larga e a direção com assistência eletro-hidráulica, que tem agora uma relação mais baixa (ficou mais rápida) e nova bomba de assistência elétrica, melhorou a aderência e o controle do carro, conforme destaca a marca.
Já o para-choque traseiro também foi redesenhado e ganhou novas saídas de ar nas extremidades das rodas traseiras, o aerofólio é 20% maior e o extrator também ganhou novo desenho. Com isso, a McLaren destaca que a força descendente foi aprimorada e o equilíbrio aerodinâmico também melhorou, tornando mais fácil dirigir em velocidade.
O motor V-8 biturbo de 4 litros (3.994 cm³), com virabrequim plano e lubrificação por cárter seco, teve a potência aumentada para 750 cv e torque, para 81,6 m·kgf. Isto foi obtido com mais pressão do turbo e pistões mais leves, usados no 765 LT. Há também um novo sistema de gerenciamento do motor e o sistema de escapamento é novo e mais leve, de aço inoxidável e com saída central como no hipercarro McLaren P1.
Com novo projeto, mais leve, também fabricado com compósito de fibra de carbono (CFRP), o cupê pesa 1.277 kg, o que oferece uma relação peso-potência de 1,70 kg/cv. Conforme destaca a McLaren, o novo modelo é 193 kg mais leve do que seu concorrente direto e oferece uma vantagem de 22 cv em relação ao peso. Apesar de não ter declarado diretamente qual é o modelo concorrente, o rival mais próximo do novo McLaren é o híbrido plug-in Ferrari 296 GTB, que a marca italiana afirma ter relação peso-potência de 1,78 kg/cv
O 750S é o McLaren de produção em série mais leve, pesando apenas 79 kg a mais do que o hipercarro Senna, sem os fluidos. A versão cupê pesa 30 kg menos que o 720S. Para isso, foram usados recursos como bancos de corrida de fibra de carbono, que são 17,5 kg mais leves do que os bancos básicos do 720S. As novas rodas forjadas de 10 raios são ultraleves, as mais leves já instaladas como padrão numa produção em série da McLaren e economizam 13,8 kg. O novo painel de instrumentos é 1,8 kg mais leve. Até o para-brisa contribui para a redução de peso em 1,6 kg.
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O McLaren 750S Spider tem capota rígida retrátil, que demora apenas 11 segundos para abrir ou fechar, sistema de proteção contra capotagem e estrutura superior traseira sob medida para a estrutura de CRFP de alta resistência que não precisa de reforço suplementar para garantir a rigidez necessárias. Pesando 1.326 kg o Spider tem a melhor relação peso- potência de seu segmento com 1,77 kg/cv, conforme destaca a McLaren.
O habitáculo também foi reformulado para minimizar a distração e promover a melhor conexão do motorista com a pista. A tela dos instrumentos agora se move junto com a coluna de direção para otimizar a visibilidade do motorista e os controles do seletor de modo de direção estão localizados na extremidade direita desta tela, para que o motorista não precise tirar as mãos do volante ao precisar fazer alguma alteração.
Isso também libera espaço na tela central tátil de 8 polegadas para novos comandos de controle de partida e ajustes aerodinâmicos. Esta tela de infotenimento é de alta definição e mais responsiva aos comandos e com melhor reconhecimento de comandos de voz. Já a câmera de assistência a estacionamento oferece uma visão mais clara e, além disso, o espelhamento Apple CarPlay e o carregador de bateria de telefone celular, sem fio, agora são padrão.
O controle de largada é outra nova tecnologia da McLaren que estreia no 750S facilitando à interface do motorista com o carro. Ativado pelo botão dedicado, o controle de largada da marca permite que o motorista personalize sua experiência de dirigir, armazenando sua preferência dinâmica de comandos sob medida, como a combinação favorita de configurações aerodinâmicas, de comportamento, motor e câmbio, que podem ser recuperadas instantaneamente com um toque no botão respectivo.
Os pneus são Pirelli P-Zero, dianteiros 245/35R19Y e traseiros, 305/30R20Y.
O controle variável de drift, permite ajustar o nível de intervenção do sistema de controle de tração, independentemente da configuração do controle de estabilidade. Essa capacidade de ajuste significa que o motorista pode mudar do estágio em que os sistemas eletrônicos do carro intervêm regularmente para um estágio em que eles não intervêm.
Com câmbio dupla-embreagem sequencial de 7 marchas combinando com o aumento de potência e torque do motor, a transmissão tem relação final 15% mais curta, o que melhora a aceleração, que de 0-100 km/h é feita em 2,8 segundos e de 0-200 km/h em 7,2 segundos (Spider 7,3 segundos) e de 0-300 km/h em menos de 20 segundos. A velocidade máxima é de 330 km/h (328 no Spider).
Para dissipar toda essa energia cinética, quatro discos carbocerâmicos de Ø 390 mm na frente e Ø 380 mm atras com pinças fixas de alumínio de seis pistões na frente e quatro pistões atrás. O novo modelo é cerca de 10% a mais caro do que o anterior, com preços a partir de £ 240.000 (cerca de 1,5 milhão de reais). Mas as entregas só começarão no fim deste ano.
RM
(Atualizada em 28/4/23 às 13h45, algumas informações adicionais ao texto)