Honda deve lançar novo modelo esportivo para comemora o 75º aniversário da marca
A Honda deverá lançar um novo modelo esportivo, ainda em 2023, como comemoração de seu 75º aniversário, especulou a publicação inglesa Autocar no seu site. A presunção baseia-se no fato de que ao comemorar os seus 50 anos de atividades, em 1998, a marca japonesa fez o lançamento do Honda S2000.
No site da Autocar há, inclusive, esboço (foto de abertura) de como poderá ser o novo esportivo, baseado em recente entrevista com o vice-presidente da Honda Europa, Tom Gardner, na qual ele garantiu que a grife Type R continuará no portfólio da empresa e, além do atual Civic, ganhará novos modelos dando a entender que um poderá ser o esportivo especulado.
Ainda, segundo o executivo, o segmento de modelos para autoentusiastas continuará sendo parte importante dos negócios da marca, com base em décadas de experiência no desenvolvimento aprimorado no automobilismo de competição e que não está fora dos planos da marca em lançar um modelo esportivo, que poderia ser uma reinterpretação do aclamado S2000.
Ao ser questionado pela Autocar por que a marca ainda tem interesse em desenvolver modelos focados nos entusiastas, Gardner afirmou: “A Honda tem uma base tecnológica muito forte. Não desenvolvemos tecnologia apenas pela tecnologia, mas sim para agregar mais valor aos nossos carros e agradar nossos fiéis clientes. E também adoramos carro esporte. Adoramos desempenho”.
O executivo não chegou a revelar maiores detalhes sobre a possibilidade de lançar este novo modelo, nem qual poderá ser o trem de força, mas deu a entender que é bem possível que isto ocorra e que ele poderá ser esportivo para marcar mais um aniversário importante da Honda: “Observe este espaço: 2023 fazemos 75 anos e tivemos o S2000 aos 50. Quem sabe…”
Novo AC Cobra GT Roadster lançado oficialmente
Agora é confirmado, o AC Cobra GT Roadster foi lançado oficialmente semana passada em apresentação especial no Tottenham Hotspur Stadium, em Londres. A reinterpretação do icônico esportivo já está disponível para encomendas e o fabricante planeja construir 250 exemplares por ano. Uma estimativa bastante otimista já que, apesar de não ter o preço definido, ele deverá ficar acima de 285.000 libras esterlinas (1,750 milhão de reais).
Mesmo com o visual básico do Cobra clássico, o projeto é completamente novo com a utilização de materiais leves e atuais, como compósito de fibra de carbono e estrutura de alumínio, além de tecnologia eletrônica moderna. O chassi, por exemplo, é uma estrutura de chapas de alumínio e que, além de mais longo e mais largo, proporciona maior rigidez do que a do modelo original no qual se baseou.
A projeto do chassi teve a colaboração da empresa de engenharia italiana Cecomp. O novo projeto baixou o centro de gravidade do Cobra e melhorou a distribuição de peso, o que proporciona melhor dirigibilidade e estabilidade, segundo fabricante. O chassi é vestido por carroceria de compósito de fibra de carbono, que preserva o estilo do Cobra clássico, mas com as conveniências modernas.
A AC informa que a carroceria pesa apenas 50 kg, enquanto o peso total do esportivo é inferior a 1.450 kg. A mecânica, entretanto, mantém fidelidade ao do modelo original com um motor Ford V-8, no caso o atual Coyote 5-litros de aspiração atmosférica do Mustang, de 460 cv e 58 m·kgf, enquanto na versão com supercarregador a potência é de 663 cv com torque de 79,5 m·kgf.
Os câmbios são automático de 10 marchas ou manual de seis. A tração, como não poderia deixar de ser, traseira. A versão com motor supercarregado do novo Cobra acelera de 0 a 96,5 km/h em 3,4 segundos alcança velocidade máxima de 277 km/h.
Nürburgring ganha mascote
O tradicional e espetacular circuito Nürburgring, de 96 anos ganhou um mascote. Ele é virtual, se chama Legend e apesar de se parecer bastante com o personagem “Crash the Hedgehog”, game da família Sonic, tem um motivo especial. De acordo com o site de divulgação do circuito, o mascote se baseia em história da época de construção da pista, na década de 1920, quando os trabalhadores encontraram a toca de uma raposa por volta do sexto quilômetro do anel norte (Nordschleife).
Isso, inclusive, é o motivo daquele trecho da pista ser denominado Fuchsröhre (Toca da Raposa). Segundo destaca a nota, os descendentes daquela raposa desenvolveram interesse por corridas e costumam assistir animadamente aos eventos realizados no circuito, além de algumas vezes também entrarem sorrateiramente nas salas VIP para roubar comida no bufê, apesar da rígida segurança de acesso ao reservado, brinca a equipe de divulgação de Nürburgring.
A raposinha Legend (lenda em inglês) foi criada para dar as boas-vindas aos fãs do circuito e já ganhou admiradores nas redes sociais, o que pode ser notado nas respostas ao tweet anunciando o personagem e que indicam que o mascote já tem seguidores num grupo muito específico de fãs de corridas. A apresentação oficial do Legend será por ocasião da 24 Horas de Nürburgring, no próximo fim de semana, 18 a 21 de maio.
RM