A Volkswagen alemã está lançando o Polo GTI Edition 25 para comemora os 25 anos de produção da versão esportiva de seu popular modelo. Lançado em 1979, como modelo de entrada da linha VW na Europa, o Polo só ganhou a versão GTI por ocasião do lançamento de sua terceira geração, em 1998 e que passou a ser fabricada no Brasil em 2002, mas sem a versão esportiva.
O motor é o TSI de dois litros, com potência de 207 cv e torque de 32,7 m·kgf, o Polo GTI Edition 25 acelera de 0 a 100 km/h em 6,5 segundos. Além disso, o modelo vem com suspensão esportiva especialmente acertada, que reduziu a altura de rodagem em 15 milímetros o que, combinado com o bloqueio eletrônico do diferencial XDS, proporciona excelente dinâmica de direção pela vetoração por torque.
A versão especial destaca o visual clássico da linha GTI, com pinças de freio e frisos vermelhos, grade do radiador com design “favo de mel” e ponteiras de escape cromadas. Além disso, o esportivo vem com uma série de outros equipamentos exclusivos, incluindo rodas de liga de alumínio com aro de 18 polegadas em preto brilhante com pneus 215/40R18W, teto na cor preta, assim como os retrovisores externos, que procuram reforçar a aparência esportiva.
O interior vem de série com bancos esportivos premium em couro preto-vermelho perfurado destacando o logotipo GTI e frisos decorativos em preto brilhante com letras GTI vermelhas. O modelo especial de aniversário terá produção limitada a 2.500 unidades, e que será destacada pelo logotipo “One of 2500” aplicado na soleira.
Faróis matrix de LED IQ.LIGHT, com assistente dinâmico e luzes de rodagem diurna de LED garantem uma iluminação homogênea. O volante é esportivo multifuncional de couro com borboletas e o logótipo “25”. O modelo também tem como opcional sistemas de assistência de classes superiores, como o Travel Assist que faz parte do pacote de assistência IQ.DRIVE e permite condução parcialmente automatizada.
O sistema Travel Assist pode assumir a direção, frenagem e aceleração do novo Polo GTI em velocidades até o limite do sistema de 210 km/h. Para fazer isso, o Travel Assist conta com sistemas conhecidos, incluindo o controle de cruzeiro adaptativo e o assistente de conservação na faixa.
Os instrumentos e o sistema de infotenimento no novo modelo de edição especial são organizados em um eixo visual, tornando-os fáceis de ver e operar em todos os momentos. O sistema de infotenimento possui um mostrador de alta resolução de oito polegadas e assegura conectividade de última geração. Dois outros sistemas também estão disponíveis opcionalmente.
O Polo GTI Edition 25 estará disponível para encomenda na Alemanha a partir de 1º de junho próximo, com preço de € 35.205 (188 mil reais). Isto porque, como a maior parte da linha Polo, o GTI Edition 25 também só será fabricado na fábrica de Kariega, África do Sul, inaugurada em 1951 e fica perto da cidade de Port Elizabeth.
Histórico do Polo GTI
A primeira versão Polo GTI, motor de quatro cilindros 1,6-L 16 válvulas e 125 cv, lançada em 1999, teve produção limitada a 3.000 unidades e a VW logo anunciou estar esgotada. A versão seguinte foi lançada em 2006: a Cup Edition, por ocasião da Copa do Mundo de Futebol realizada na Alemanha. O motor era, 1,8 litro de 20 válvulas, turbocarregado, de 150 cv.
Na quinta geração do Polo, lançada em 2010, a versão GTI passou a ter o motor 1,4 TSI, turbocarregado e com injeção direta de combustível, a potência passou para 180 cv o câmbio robotizado de dupla embreagem e 7 marchas, além de bloqueio eletrônico do diferencial com estratégia de vetoração por torque para reduzir a tendência de sair de frente.
O sucessor foi lançado em 2014, com o novo motor TSI de 1,8 litro, que desenvolvia 192 cv para velocidade máxima de 236 km/h. Em 2021, no lançamento da sexta geração da linha Polo, já com a arquitetura MQB, o GTI ganhou a atual versão passando a ter motor TSI de 4 cilindros, turbocarregado, de 207 cv e 32,7 m·kgf.
RM