A BMW aproveita o charmoso Concorso d’Eleganza Villa d’Este 2023, que se realiza neste fim de semana (19 a 21 de maio), ao lado do Lago de Como, Itália, para apresentar o BMW conceito Touring Coupé. Conforme destaca a marca, o estudo de design une tradição com tecnologia moderna em um modelo esportivo puro, que procura destacar um símbolo atemporal da liberdade e alegria de viajar sobre quatro rodas.
A BMW Design desenvolveu o modelo de dois lugares com o conceito de carroceria shooting brake (misto de camioneta e cupê usado em caçadas) como uma homenagem ao fascínio do automóvel. “O BMW conceito Touring Coupé celebra o puro prazer original de dirigir”, afirmou Domagoj Dukec, chefe do BMW Design. “Um veículo emocional mostrando que a paixão por tudo o que envolve o prazer de dirigir tem sido essencial ao longo do tempo e também será no futuro”.
O longo capô, os contornos aerodinâmicos do teto e a elegante seção traseira esculpida formam um design distinto de dois volumes, enquanto o gráfico alongado da janela lateral com a tradicional dobra Hofmeister da marca na coluna traseira e os arcos das rodas traseiras alargados destacam visual clássico típico de um esportivo. Na lateral destaca-se as proporções equilibradas na configuração deste shooting brake.
A pintura exterior denominada Lario espumante” foi especialmente criada para o BMW conceito Touring Coupé. Com flocos de vidro azul, seus tons cinza-marrom proporcionam uma impressão única de profundidade. O efeito é complementado por detalhes em bronze prateado realçados na grade que resgata o tradicional e elegante duplo rim horizontal, mas que ganhou barras longitudinais.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O interior é definido pela orientação habitual da marca da relação do condutor com seu posto de condução. Revestimento de couro trabalhado com precisão pelo fabricante italiano Poltrona Frau destacam ambiente luxuoso. O compartimento atrás dos bancos oferece bom espaço para acomodar bagagem em viagens espontâneas, com o conjunto de malas também feito exclusivamente sob medida na oficina de couro Schedoni em Modena.
O BMW conceito Touring Coupé, foi feito à mão, e sua denominação é uma referência a inspiração no BMW 328 Touring Coupé, que venceu a Mille Miglia de 1940. Mas também faz referência as versões da Série 02, do início dos anos 1970, que eram denominadas “Touring (camionetas) ” para distingui-las dos sedãs. Além disso, não se pode deixar de nodar que o design lembra bastante o Z4 Coupé.
O conceito também é propulsionado pelo tradicional motor de seis cilindros em linha, “marca registrada” da BMW, a gasolina, o que não deixa de ser um bom motivo para comemorar. Porém, não foi divulgado nenhum detalhe sobre especificações técnicas. As rodas de liga de alumínio de 20 polegadas na dianteira e 21 polegadas na traseira realçam as características esportivas do modelo.
Mas esta ação promocional da BMW deixa no ar uma interrogação. Por que, em plena época dos carros elétricos e híbridos, a marca alemã aproveita um tradicional evento internacional para mostrar um conceito que revive um visual que relembra a tradicional imagem da BMW, anterior as atuais grades duplo-rim de tamanho exagerado e de gosto duvidoso? Será para testar a recepção dos admiradores da marca?
RM