Volkswagen reduz produção de veículos elétricos
A Volkswagen está reduzindo temporariamente a produção de modelos elétricos em sua fábrica de Emden, na Baixa Saxônia. De acordo com o conselho de trabalhadores da empresa, um turno na fábrica foi cancelado pelas próximas duas semanas, antes mesmo do período prolongado de férias de verão, que vai durar quatro semanas em julho e agosto.
Os modelos afetados são o suve ID 4 e também o retardamento de início da produção do sedã ID 7 (foto de abertura). Os detalhes da redução dos turnos foram fornecidos por Manfred Wulff, chefe do conselho de trabalhadores da fábrica de Emden, em resposta a uma consulta da Agência de Imprensa Alemã sobre artigo publicado pelo jornal North West.
Enquanto a produção de modelos com motores a combustão, incluindo o Volkswagen Passat, continua normal, as férias de fábrica para os trabalhadores da linha de modelos elétricos serão estendidas em uma semana. Os funcionários foram informados sobre a redução na produção de veículos elétricos na segunda-feira (26/6).
Além disso, segundo o chefe do conselho de trabalhadores, 300 dos atuais 1.500 empregados temporários na fábrica da Volkswagen em Emden não terão seus contratos renovados em agosto de 2023. Os motivos, na avaliação de Wulff, indicam que a demanda por veículos elétricos está até 30% abaixo dos números de produção originalmente planejados.
Segundo o dirigente: “Estamos experimentando forte relutância dos clientes no setor de veículos elétricos”. Wulff também disse que a produção do sedã ID 7, originalmente planejada para começar em julho, foi adiada “mas deverá começar ainda este ano”.
Em comunicado, um porta-voz da fábrica da Volkswagen disse: “Estamos confiantes de que a utilização da fábrica de Emden aumentará novamente com o lançamento do ID 7 no final do ano. A Volkswagen investiu cerca de € 1 bilhão (cerca de 5 bilhões de reais) no local para a produção de veículos elétricos.
Em entrevista ao jornal North West, o ministro de Assuntos Econômicos do estado da Baixa Saxônia, Olaf Lies, detalhou: “O número de emplacamenteos de veículos elétricos continua alto, mas o que preocupa é a atual queda na demanda — não apenas na Volkswagen, mas em todos os fabricantes”, disse Lies, que pediu discussões sobre a implantação de novos incentivos para a compra de veículos elétricos, incluindo uma redução nos impostos.
Mercedes-Benz lança “Final Edition” do suve G 500 com motor V-8
Conforme noticiou o site alemão mbpassion.de, a “Edição Final” do Mercedes-Benz G-Class 500, com motor V-8 biturbo, está sendo lançada esta semana. Ainda, segundo o site, o modelo especial também vai comemorar o 30º aniversário do G 500, e está disponível a partir de hoje (27/06) em três versões: preto Obsidiana, branco Opalito ou verde Oliva.
O Classe G, que terá uma nova geração programada para ser lançada em 2024, virá a partir desta com motor 6 cilindros em linha que deve ter oferta de sistema eletrificado leve e também uma versão plug-in, mas não terá mais a opção do V-8. A última versão do G 500 V8 está sendo oferecida com pacote de acabamento Manufaktur.
O pacote de acabamento interno Superior Line, combinando com a pintura externa, tem revestimento em couro napa, desde o porta-malas até forro do teto e no painel central, que combina com a cor dos bancos bicolor Active Multicontour Plus, com detalhes de desenho diamante. O painel decorativo com a inscrição “FINAL EDITION” é aplicado na barra do passageiro.
O friso de proteção externo até à inserção da tampa do estepe também possui a inscrição de edição final. Maçanetas exclusivas com logotipo em relevo e o projetor de logotipo no retrovisor externo, que destaca “G – Stronger than time” (G – Mais forte que o tempo”) próximo às portas dianteiras. O preço do G 500 V8 “Final Edition” é de 66.146,15 euros.
Opel divulga alteração no emblema
A Opel revelou uma nova interpretação do seu icônico emblema, o Opel Blitz’ (relâmpago em alemão)) que vai ser aplicado nos modelos da marca em produção na linha 2024. O relâmpago, que continuará a ser um elemento central do “Anel Opel”, ganhou um visual modernizado e, segundo desataca a direção da marca, simboliza a chegada da Opel à era da eletromobilidade.
“Nosso ‘Blitz’ está mais relevante do que nunca. Simboliza não só o compromisso com a democratização da inovação e da mobilidade, como também expressa o plano de nos tornarmos uma marca 100% elétrica na Europa até 2028. Este ano, já teremos 15 modelos eletrificados no nosso portfólio”, detalhou o executivo-chefe da Opel, Florian Huettl.
A Opel AG, fundada em 1862 por Adam Opel na cidade alemã de Rüsselsheim, começou produzindo máquinas de costura, passou a fabricar bicicletas, para em 1898 ficar só na produção de automóveis. Em 1929 foi adquirida pela General Motors Corporation e logo se tornaria a marca mais vendida naquele país. Em 2017 foi vendida para a francesa PSA Peugeot Citroën e esta em fevereiro de 2021 se juntou à FCA Fiat Chrysler Automobiles, nascendo a Stellantis, da qual a Opel é uma de suas 14 marcas.
O novo ‘Blitz’ mais afiado transpassa o anel de suporte procurando dar ao emblema um visual progressivo e moderno. “Ele está orgulhosamente posicionado no centro do nosso círculo, que é nosso principal princípio de design gráfico. O círculo é a espinha dorsal de nossos elementos de design dianteiro, traseiro e interior”, disse Mark Adams, vice-presidente de design.
A marca lançará gradualmente o novo ‘Blitz’ em seu portfólio de modelos, mas ele já será amplamente divulgado ainda este ano. “O IAA Mobility, em Munique, um dos maiores salões de automóveis do mundo, será o local perfeito para orgulhosamente apresentarmos ao público internacional nosso novo ‘Blitz’. Além disso, também temos uma surpresa planejada. Os visitantes em Munique ficarão emocionados”, finalizou Florian Huettl.
RM