• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Portal AE ELETROentusiastas

BYD DOLPHIN EV CHEGA PARA SER O ELÉTRICO MAIS BARATO DO MERCADO

identicon por Gerson Borini
28/06/2023
em ELETROentusiastas, GB, Lançamentos
Fotos: divulgação BYD

Fotos: divulgação BYD





A BYD — Build Your Dreams. Construa Seus Sonhos— orgulha-se de ser o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e há nove anos lidera o mercado de elétricos na China. No Brasi, iniciou suas vendas pelo topo de gama com os elétricos Tan EV e Han EV, posteriormente apresentou o Yuan Plus EV, um suve elétrico que se mostrou bem honesto no compromisso entre preço x desempenho. Agora chega ao seu quarto modelo 100% elétrico com o novo Dolphin EV. Foge também da sequência de nomes de carros associados às dinastias chinesas e lança a linha “Ocean” inspirada em animais marinhos e ondas. Além dos elétricos a BYD já tem a venda o Song Plus DM-i com motorização híbrida plugável e bom alcance nas baterias.

Silhueta hatchback com base do para-brisa avançada

Antes mesmo do lançamento já se especulava o preço que este novo veículo deveria chegar e o anúncio de R$ 149.800 surpreendeu positivamente, pois passa a ser o EV mais barato do Brasil, estando disponível nas cores cinza, Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados para o sistema elétrico e chassi. A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros. Nesse valor ainda está incluído o o fornecimento do carregador residencial.

Tecnologia elétrica

O Dolphin EV utiliza a arquitetura e-Platform 3.0 da BYD desenvolvida para veículos puramente elétricos que é responsável por integrar as baterias ao chassi do veículo — a bateria é estrutural. Com isso melhora a segurança aumentando a rigidez do monobloco, além de trazer benefícios na dinâmica como um todo.

A bateria do tipo laminar de 44,9 kW·h permite alcance de 291 km já com o redutor de 30% estabelecido pelo Inmetro no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o carregamento pode ser feito em carregador de corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 60 kW. O tempo de carregamento em DC é de aproximadamente 45 minutos.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O motor elétrico entrega 95 cv de potência máxima e torque instantâneo de 18,4 m·kgf para as rodas dianteiras. O fabricante declara velocidade máxima de 150 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,9 segundos. O veículo foi homologado no Brasil com a eficiência energética de 0,42 MJ/km, posicionando-se entre os mais eficientes do nosso mercado. Com esse resultado de consumo o custo por quilometro rodado é da ordem de 15 centavos.

Interior com desenho moderno e inspirado nos golfinhos

Espaço interno

Com 2.700 mm de entre eixos e assoalho plano, os engenheiros da BYD conseguiram um bom aproveitamento do espaço interno na dianteira e principalmente traseira. Porém o porta-malas ficou comprometido com apenas 250 litros de capacidade. A capacidade de carga de 410 kg é satisfatória para um veículo que será classificado como compacto.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O revestimento dos bancos e todo desenho do interior traz uma integração entre os painéis e cores claras com detalhes vibrantes. A BYD também não economizou nas formas do interior, e assim como já tínhamos visto no Yuan Plus, o novo Dolphin tem uma harmonia no desenho interior que irá agradar alguns e incomodar outros. Dá até para dizer que foi mesmo inspirado em um golfinho.

Quadro de instrumentos tem tamanho reduzido

O quadro de instrumento em tela digital tem tamanho reduzido, similar ao que já foi visto em outros veículos da marca, enquanto a central multimídia, montada ao centro do painel e com possibilidade de rotacionar, tem tamanho exagerado para o tamanho do carro. Os detalhes de acabamento não são tão refinados como em outros veículos da marca, mas pelo preço que está sendo oferecido, está bem aceitável.

Linhas bem marcantes nas laterais

Exterior impactante

As linhas exteriores são bem pronunciadas com vincos fortes nas laterais, lanterna traseira embutida e um desenho de luzes bem atraente. Na dianteira a imitação de grade na parte superior entre os faróis trouxe mais harmonia ao desenho e os frisos e molduras pintados em vermelho circundando a carroceria proporcionam o efeito joia.

Frisos na cor vermelha aparecem na dianteira, lateral e traseira

O brilho fica para a face semi-diamantada das rodas de liga alumínio de 16” com desenho em 5 pontas, lembrando uma Estrela do Mar. Os pneus 195/65R16 preenchem bem a cavidade dos para-lamas que são circundados com moldura plástica.

Roda de 16″ com face diamantada revela o freio a disco nas quatro rodas

A tomada de carregamento do Tipo2 e CCS fica localizada no para-lama dianteiro direito e a coluna C é alargada com revestimento que lembra a escamas de peixe. O comprimento total é de 4.125 mm, altura 1.570 mm e largura de 1.770 mm e o coeficiente de arrasto aerodinâmico Cx = 0,30.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Conectividade

O pareamento de celular é feito pelo Android Auto ou Apple CarPlay através de cabo USB e o aplicativo BYD permite interagir com o veículo para abertura e travamento de portas, programar ar-condicionado, e verificar nível da bateria. Para alegria de alguns é possível jogar videogame com o carro parado ou ensaiar algumas músicas no Karaokê.

Tela multimídia é rotacional, como todos os BYD já apresentados

O sistema operacional conta com comando de voz, bastando dizer: Hi BYD, seguido do comando, e ele executa as tarefas. E chama atenção a tecnologia de cartão de aproximação, permitindo abrir o veículo com um cartão NFC junto ao retrovisor externo do lado esquerdo.

Desenho do carro é moderno

Conclusão

O Dolphin EV é um carro para levar com facilidade uma família com filhos adolescentes, mesmo que estes já estejam com mais de 1,70 m de altura. Além do bom espaço interno, a sensação de espaço também é favorável, dada a leveza das cores do revestimento. A suspensão não traz aquela sensação de fun to drive (divertido de dirigir) que se espera nos veículos hatch, mas por outro lado, a aceleração com torque instantâneo sempre empolga, mesmo nos mais mansos como este.

A BYD já conta com uma boa rede de concessionários nos principais centros e vem crescendo seu volume de vendas em todos os segmentos que atua. O novo Dolphin EV é mais um produto para alegrar suas lojas, principalmente pelas cores, onde o tradicional branco, preto e prata foi deixado de lado. E pelo preço apresentado neste lançamento, certamente atrairá muitos curiosos e compradores convictos para suas lojas. A conferir!

GB

 

FICHA TÉCNICA BYD DOLPHIN EV
MOTOR
Descrição Elétrico assincrono transversal dianteiro
Potência máxima (cv/rpm) 95/n.d.
Torque máximo (m·kgf/–) 18,4
TRANSMISSÃO
Redutor Par cilíndrico helicoidal, tração dianteira
Relação do redutor (:1) n.d.
SUSPENSÃO
Dianteira Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem
Traseira Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor de passo, indexada à velocidade
Diâmetro mínimo de curva (m) 10,5
Relação de direção média (:1) n.d.
N° de voltas entre batentes 2,7
FREIOS
De serviço Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo, complementado por efeito regenerativo
Dianteiros (Ø mm) Disco ventilado/n.d.
Traseiros (Ø mm) Disco/n.d.
Controle ABS, distribuição eletrônica das forças de  frenagem e assistência à frenagem de emergência
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6J x 16
Pneus 195/60R16
Estepe Kit de reparo e enchimento
PESOS (kg)
Em ordem de marcha 1.405
Carga máxima 410
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) n.d./n.d.
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco em aço, hatchback, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,30
Área frontal (calculada, m²) 2,22
Área frontal corrigida (m²) 0,66.
DIMENSÕES EXTERNAS (mm)
Comprimento 4.125
Largura sem/com espelhos 1.770/n.d.
Altura 1.570
Distância entre eixos 2.700
Bitola dianteira/traseira n.d.
Distância mínima do solo 120
CAPACIDADES
Porta-malas (L) 250
Bateria (kW.h) 44,9, ions de lítio
Carregamento da bateria (kW) 6,6 (AC) / 60 (DC)
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 10,9
Velocidade máxima (km/h) 150
MANUTENÇÃO E GARANTIA
Garantia total (tempo) Cinco anos ou 200 mil km
Bateria – 8 anos com limite de 200 mil km

 

CONTEÚDO DE SÉRIE BYD DOLPHIN EV
Ar-condicionado automático e digital
Antena de teto do tipo tubarão
Assistente de partida em aclives
Atualizações over the air (OTA)
Aviso de cintos desatados
Banco do motorista com ajuste manual em três direções
Banco traseiro com ajuste de reclinação
Bancos revestidos de material sintético que imita couro
Bolsas infláveis (2 dianteiras, 2 laterais, 2 de cortina)
Câmera de ré
Chave presencial
Controle de estabilidade e tração
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis
Faróis em LED com função luz de acompanhamento
Freio de estacionamento eletromecânico
GPS integrado
Iluminação no porta-malas
Internet 4G
Janela do motorista com abertura/fechamento de um toque
Karaokê de bordo
Limitador de velocidade com comando no volante
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED
Maçanetas na cor da carroceria
Modos de condução ECO e Sport
Monitoramento da pressão dos pneus
Porta USB sob o console central do painel
Portas USB – 2 dianteira (A e C) e uma traseira (A)
Reconhecimento de voz
Retrovisor interno prismático
Rodas de liga de alumínio de 16″
Sensor de estacionamento traseiro
Sistema de regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador
Sistema de som com 6 alto-falantes
Sistema multimídia de tela 12,8″, tátil e rotacional
Volante multifunção para comando multimídia e controle de cruzeiro






Tags: BYD Dolphin EVcarro elétricoDolphinGBGerson Borini
Próximo
Nova Ranger XLT (Foto:  Divulgação Ford) / Vídeo: Ford / Edição do vídeo: Márcio Salvo

ESTILO E MOTOR V-6 TORNAM NOVA RANGER MUITO MAIS COMPETITIVA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17