A BYD — Build Your Dreams. Construa Seus Sonhos— orgulha-se de ser o primeiro fabricante a deixar de produzir carros a combustão e há nove anos lidera o mercado de elétricos na China. No Brasi, iniciou suas vendas pelo topo de gama com os elétricos Tan EV e Han EV, posteriormente apresentou o Yuan Plus EV, um suve elétrico que se mostrou bem honesto no compromisso entre preço x desempenho. Agora chega ao seu quarto modelo 100% elétrico com o novo Dolphin EV. Foge também da sequência de nomes de carros associados às dinastias chinesas e lança a linha “Ocean” inspirada em animais marinhos e ondas. Além dos elétricos a BYD já tem a venda o Song Plus DM-i com motorização híbrida plugável e bom alcance nas baterias.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7907-800x450.jpg)
Antes mesmo do lançamento já se especulava o preço que este novo veículo deveria chegar e o anúncio de R$ 149.800 surpreendeu positivamente, pois passa a ser o EV mais barato do Brasil, estando disponível nas cores cinza, Rosa (Afterglow Pink) e Amarelo (Cheese Yellow). A garantia é de cinco anos ou 200 mil quilômetros rodados para o sistema elétrico e chassi. A bateria Blade® contará com garantia de oito anos ou 200 mil quilômetros. Nesse valor ainda está incluído o o fornecimento do carregador residencial.
Tecnologia elétrica
O Dolphin EV utiliza a arquitetura e-Platform 3.0 da BYD desenvolvida para veículos puramente elétricos que é responsável por integrar as baterias ao chassi do veículo — a bateria é estrutural. Com isso melhora a segurança aumentando a rigidez do monobloco, além de trazer benefícios na dinâmica como um todo.
A bateria do tipo laminar de 44,9 kW·h permite alcance de 291 km já com o redutor de 30% estabelecido pelo Inmetro no ciclo PBEV – Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, e o carregamento pode ser feito em carregador de corrente alternada (AC) de até 6,6 kW ou em corrente contínua (DC) de até 60 kW. O tempo de carregamento em DC é de aproximadamente 45 minutos.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O motor elétrico entrega 95 cv de potência máxima e torque instantâneo de 18,4 m·kgf para as rodas dianteiras. O fabricante declara velocidade máxima de 150 km/h e aceleração de 0-100 km/h em 10,9 segundos. O veículo foi homologado no Brasil com a eficiência energética de 0,42 MJ/km, posicionando-se entre os mais eficientes do nosso mercado. Com esse resultado de consumo o custo por quilometro rodado é da ordem de 15 centavos.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7960-800x450.jpg)
Espaço interno
Com 2.700 mm de entre eixos e assoalho plano, os engenheiros da BYD conseguiram um bom aproveitamento do espaço interno na dianteira e principalmente traseira. Porém o porta-malas ficou comprometido com apenas 250 litros de capacidade. A capacidade de carga de 410 kg é satisfatória para um veículo que será classificado como compacto.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O revestimento dos bancos e todo desenho do interior traz uma integração entre os painéis e cores claras com detalhes vibrantes. A BYD também não economizou nas formas do interior, e assim como já tínhamos visto no Yuan Plus, o novo Dolphin tem uma harmonia no desenho interior que irá agradar alguns e incomodar outros. Dá até para dizer que foi mesmo inspirado em um golfinho.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR5940-800x450.jpg)
O quadro de instrumento em tela digital tem tamanho reduzido, similar ao que já foi visto em outros veículos da marca, enquanto a central multimídia, montada ao centro do painel e com possibilidade de rotacionar, tem tamanho exagerado para o tamanho do carro. Os detalhes de acabamento não são tão refinados como em outros veículos da marca, mas pelo preço que está sendo oferecido, está bem aceitável.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7566-800x450.jpg)
Exterior impactante
As linhas exteriores são bem pronunciadas com vincos fortes nas laterais, lanterna traseira embutida e um desenho de luzes bem atraente. Na dianteira a imitação de grade na parte superior entre os faróis trouxe mais harmonia ao desenho e os frisos e molduras pintados em vermelho circundando a carroceria proporcionam o efeito joia.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7180-800x450.jpg)
O brilho fica para a face semi-diamantada das rodas de liga alumínio de 16” com desenho em 5 pontas, lembrando uma Estrela do Mar. Os pneus 195/65R16 preenchem bem a cavidade dos para-lamas que são circundados com moldura plástica.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR6061-800x450.jpg)
A tomada de carregamento do Tipo2 e CCS fica localizada no para-lama dianteiro direito e a coluna C é alargada com revestimento que lembra a escamas de peixe. O comprimento total é de 4.125 mm, altura 1.570 mm e largura de 1.770 mm e o coeficiente de arrasto aerodinâmico Cx = 0,30.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
Conectividade
O pareamento de celular é feito pelo Android Auto ou Apple CarPlay através de cabo USB e o aplicativo BYD permite interagir com o veículo para abertura e travamento de portas, programar ar-condicionado, e verificar nível da bateria. Para alegria de alguns é possível jogar videogame com o carro parado ou ensaiar algumas músicas no Karaokê.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7993-800x450.jpg)
O sistema operacional conta com comando de voz, bastando dizer: Hi BYD, seguido do comando, e ele executa as tarefas. E chama atenção a tecnologia de cartão de aproximação, permitindo abrir o veículo com um cartão NFC junto ao retrovisor externo do lado esquerdo.
![](https://autoentusiastas.com.br/ae/wp-content/uploads/2023/06/RDUR7717-800x450.jpg)
Conclusão
O Dolphin EV é um carro para levar com facilidade uma família com filhos adolescentes, mesmo que estes já estejam com mais de 1,70 m de altura. Além do bom espaço interno, a sensação de espaço também é favorável, dada a leveza das cores do revestimento. A suspensão não traz aquela sensação de fun to drive (divertido de dirigir) que se espera nos veículos hatch, mas por outro lado, a aceleração com torque instantâneo sempre empolga, mesmo nos mais mansos como este.
A BYD já conta com uma boa rede de concessionários nos principais centros e vem crescendo seu volume de vendas em todos os segmentos que atua. O novo Dolphin EV é mais um produto para alegrar suas lojas, principalmente pelas cores, onde o tradicional branco, preto e prata foi deixado de lado. E pelo preço apresentado neste lançamento, certamente atrairá muitos curiosos e compradores convictos para suas lojas. A conferir!
GB
FICHA TÉCNICA BYD DOLPHIN EV | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico assincrono transversal dianteiro |
Potência máxima (cv/rpm) | 95/n.d. |
Torque máximo (m·kgf/–) | 18,4 |
TRANSMISSÃO | |
Redutor | Par cilíndrico helicoidal, tração dianteira |
Relação do redutor (:1) | n.d. |
SUSPENSÃO | |
Dianteira | Independente, McPherson, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal, amortecedor pressurizado |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira, eletroassistida com motor de passo, indexada à velocidade |
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,5 |
Relação de direção média (:1) | n.d. |
N° de voltas entre batentes | 2,7 |
FREIOS | |
De serviço | Hidráulico, duplo-circuito em diagonal, servoassistência a vácuo por bomba de vácuo, complementado por efeito regenerativo |
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado/n.d. |
Traseiros (Ø mm) | Disco/n.d. |
Controle | ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem e assistência à frenagem de emergência |
RODAS E PNEUS | |
Rodas | Liga de alumínio 6J x 16 |
Pneus | 195/60R16 |
Estepe | Kit de reparo e enchimento |
PESOS (kg) | |
Em ordem de marcha | 1.405 |
Carga máxima | 410 |
Peso máx. rebocável com/sem freio (kg) | n.d./n.d. |
CONSTRUÇÃO | |
Tipo | Monobloco em aço, hatchback, 4-portas, 5 lugares, subchassi dianteiro |
AERODINÂMICA | |
Coeficiente de arrasto (Cx) | 0,30 |
Área frontal (calculada, m²) | 2,22 |
Área frontal corrigida (m²) | 0,66. |
DIMENSÕES EXTERNAS (mm) | |
Comprimento | 4.125 |
Largura sem/com espelhos | 1.770/n.d. |
Altura | 1.570 |
Distância entre eixos | 2.700 |
Bitola dianteira/traseira | n.d. |
Distância mínima do solo | 120 |
CAPACIDADES | |
Porta-malas (L) | 250 |
Bateria (kW.h) | 44,9, ions de lítio |
Carregamento da bateria (kW) | 6,6 (AC) / 60 (DC) |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 10,9 |
Velocidade máxima (km/h) | 150 |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | |
Garantia total (tempo) | Cinco anos ou 200 mil km Bateria – 8 anos com limite de 200 mil km |
CONTEÚDO DE SÉRIE BYD DOLPHIN EV |
Ar-condicionado automático e digital |
Antena de teto do tipo tubarão |
Assistente de partida em aclives |
Atualizações over the air (OTA) |
Aviso de cintos desatados |
Banco do motorista com ajuste manual em três direções |
Banco traseiro com ajuste de reclinação |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro |
Bolsas infláveis (2 dianteiras, 2 laterais, 2 de cortina) |
Câmera de ré |
Chave presencial |
Controle de estabilidade e tração |
Engates Isofix e fixação superior para dois bancos infantis |
Faróis em LED com função luz de acompanhamento |
Freio de estacionamento eletromecânico |
GPS integrado |
Iluminação no porta-malas |
Internet 4G |
Janela do motorista com abertura/fechamento de um toque |
Karaokê de bordo |
Limitador de velocidade com comando no volante |
Luz de rodagem diurna (DRL) de LED |
Maçanetas na cor da carroceria |
Modos de condução ECO e Sport |
Monitoramento da pressão dos pneus |
Porta USB sob o console central do painel |
Portas USB – 2 dianteira (A e C) e uma traseira (A) |
Reconhecimento de voz |
Retrovisor interno prismático |
Rodas de liga de alumínio de 16″ |
Sensor de estacionamento traseiro |
Sistema de regeneração de energia elétrica ao levantar o pé do acelerador |
Sistema de som com 6 alto-falantes |
Sistema multimídia de tela 12,8″, tátil e rotacional |
Volante multifunção para comando multimídia e controle de cruzeiro |