O mercado de sedãs compactos e médios tem boas opções de escolha, mas muitas vezes as suas virtudes de bom espaço interno e ótimo porta-malas acaba sendo deixada de lado pela preferência crescente pelos suves. O Nissan Versa, que ficou muito mais bonito desde sua remodelação de 2020, aparece para 2024 com pequenas alterações externas e algumas internas que o Bob Sharp já apresentou nesta matéria.
Minha incumbência nesta semana foi avaliar em uso normal do dia a dia e identificar seus principais atributos, sem deixar de apontar os itens e áreas que a Nissan poderia dar maior atenção e que deixariam o carro ainda mais competitivo.
Desde 2020 o Nissan Versa voltou a ser importado do Mexico, visto que do lançamento em 2011 a 2014 era importado, e posteriormente produzido no Brasil de 2015 até 2019. Para 2024 a versão Sense perde a opção de câmbio manual e as três versões passam a ter apenas câmbio automático CVT com motor 1,6-l flex de aspiração atmosférica, com os seguintes preços em julho 2023:
Sense – R$ 105.190
Advance – R$ 114.290
Exclusive – R$ 126.950 (versão testada)
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Motor e câmbio inalterados
O motor de quatro cilindros HR16DE flex tem potência máxima de 110/113 cv a 5.600 rpm e 15,2/15,3 m.kgf a 4.000 rpm, estando acoplado ao câmbio CVT XTRONIC com tração dianteira e apresenta um desempenho que não desaponta a quem busca um veículo para uso familiar. O peso em ordem de marcha de 1.139 kg da versão testada é um fator preponderante para esse bom resultado.
Além de ter uma dirigibilidade suave o conjunto tem a virtude de transmitir poucas vibrações para a cabine, e o nível de ruído interno só passa a incomodar em rotações mais elevadas. No uso rodoviário a 100~120 km/h não se nota ruído de rodagem elevado, facilitando a interlocução dos ocupantes. Vide abaixo os gráficos de nível de ruído interno:
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O câmbio automático CVT não dispõem de opção para troca de marchas em modo manual, mesmo assim tem escalonamento de marchas como visto em versões de engrenagens epicíclicas, sendo mais notório em acelerações mais vigorosas sob plena carga. Na parte traseira do pomo da alavanca encontra-se o botão do modo Sport que direciona o motor a trabalhar em regimes mais elevados de rotações. O fabricante declara 0-100 km/h em 10,7 segundos e velocidade máxima de 180 km/h.
O consumo de combustível não decepcionou, atingindo 11,5 km/l com álcool no trecho rodoviário entre Campinas e Curva AE em Araçariguama, rodando sempre a 110 km/h (reais) com controle de velocidade de cruzeiro, dois ocupantes e ar-condicionado ajustado para 22 graus Celsius. No uso geral de uma semana o consumo acumulado foi de 10,5 km/l. Fica a crítica ao pequeno volume do tanque de 41 litros, o que exige visitas mais constantes ao posto, principalmente quando se utiliza álcool.
Novidades 2024
A modificação mais visível está na grade dianteira que perde o marcante “V” cromado das versões anteriores, adotando um desenho que explora o preto brilhante, mas sem perder o DNA Nissan na parte frontal. E na traseira recebe um defletor sobre a tampa do porta-malas que auxilia nas melhorias de aerodinâmica.
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Os faróis recebem luz de rodagem diurna em LED e acendimento automático por sensor crepuscular, além do ajuste de altura do facho de luz. Os retrovisores externos passam a ter indicação de veículo no ponto cego, aumentando a segurança de condução em vias urbanas e rodovias. Esses itens são exclusivos da versão Exclusive.
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O incremento do nível de segurança é obtido também pela adoção de sistema de atenção do motorista, alerta e colisão frontal ou proximidade com veículo à frente, e alerta de tráfego transversal em manobras em marcha ré. O sistema de câmera de visão traseira e 360 graus facilita para estacionamento e os sistemas de auxílio de saída em aclives/declives traz mais conforto e despreocupação à condução.
No quadro de instrumentos houve alteração para modo digital na porção esquerda, onde é possível selecionar entre computador de bordo, temperatura do líquido de arrefecimento do motor, conta-giros, indicador de mídia. E pela direita o velocímetro é analógico com escala dupla (km/h e milhas por hora). A visualização e leitura é perfeita e facilitada pelo tamanho dos algarismos e do próprio instrumento. Como bem disse Bob Sharp: nenhum invencionismo da modernidade.
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A central multimídia tem operação intuitiva com botões físicos nas margens para facilitar a navegação entre funções. O pareamento através do Android Auto ou Apple CarPlay é feito por cabo USB, tendo uma porta normal e outra do tipo C no console central. O carregador por indução para bateria de celular está bem localizado à frente da alavanca de câmbio, deixando aquela frustração de ter que utilizar cabo para pareamento.
Os vidros elétricos nas quatro portas carecem do sistema automático de fechamento e possui abertura expressa apenas na janela do motorista. Uma grande desvantagem do Nissan Versa perante sua concorrência, além de impossibilitar o fechamento remoto dos vidros ao travar as portas.
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Volante com regulagem de altura e distância, assim como o banco do motorista que traz ajuste de altura, permite boa posição de dirigir. O volante é perfeitamente centrado ao banco e a tecnologia Gravidade Zero empregada no enchimento dos bancos dianteiros evita a fadiga corporal ao eliminar eventuais pontos de pressão. Isso é mais sentido ao dirigir por longos trechos.
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Dinâmica veicular
O equilíbrio de rodagem é o ponto a se destacar no Nissan Versa e que já havia sido notado nas nossas avaliações anteriores. As modificações implementadas em 2020 seguem inalteradas para a versão 2024, pois realmente não há muito a melhorar. Tanto a resposta de direção quanto a rolagem da carroceria são discretas e calibrados para o maior conforto, sem que a estabilidade seja totalmente comprometida.
A aspereza de rodagem, mesmo com os pneus de perfil baixo 205/50R17, não incomoda e na análise no elevador foi identificado que o braço de controle da suspensão dianteira utiliza duas buchas verticais, ao invés de uma vertical e outra horizontal. Outra constatação é o subchassi dianteiro com extensão frontal, dando maior rigidez. Essas construções diminuem as transmissões de vibrações de rodagem para a carroceria. No eixo traseiro há utilização de bucha de maior diâmetro e assento de borracha nas molas, uma outra maneira de filtrar as vibrações. O resultado já foi visto acima no excelente nível de ruído de rodagem.
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O sistema de freio a disco ventilado na dianteira e tambor na traseira está bem dimensionado para o peso e velocidade máxima. A modulação do pedal de freio está dentro da curva de resposta esperada para esse nível de veículo, e a força no pedal não é cansativa para o uso urbano.
Conclusão
O Nissan Versa é uma ótima opção para os consumidores que buscam um sedã compacto com bom espaço interno e conforto para o uso no dia a dia. O novo desenho da dianteira deixou o carro que ficou mais bonito pela traseira em 2020 mais atraente agora e com ar de modernidade. O uso extensivo de preto brilhante no exterior e no interior pode desagradar a alguns, mas é uma maneira assertiva e barata de aumentar o efeito joia do carro.
GB
FICHA TÉCNICA NISSAN VERSA 2024 | ||||
1.6 Sense CVT | 1.6 Advance CVT | 1.6 Exclusive CVT | ||
MOTOR | ||||
Designação | HR16DE | |||
Descrição | Dianteiro, transversal, 4 cilindros em linha, bloco e cabeçote de alumínio, 16 válvulas, duplo comando de válvulas, corrente, variador de fase contínuo na admissão e escapamento, atuação de válvulas direta por tuchos-copo, injeção no duto, aquecimento do álcool para partida a frio por lanças aquecedoras, flex | |||
Cilindrada (cm³) | 1.598 | |||
Diâmetro e curso (mm) | 78 x 83,6 | |||
Potência (cv / rpm, G/A) | 110 / 113 / 5.600 | |||
Torque (m·kgf /rpm, G/A) | 15,2 / 15,3 / 4.000 | |||
Taxa de compressão (:1) | 10,8 | |||
Densidade de potência (cv/L, G/A) | 68,8 / 70,7 | |||
Densidade de torque (m·kgf/L, G/A) | 9,51 / 9,57 | |||
TRANSMISSÃO | ||||
Tipo | Transeixo com câmbio automático XTRONIC CVT, tração dianteira | |||
Relações de marchas (:1) | 4,006 a 0.458 | |||
Espectro: (:1) | 8,746 | |||
Relação de diferencial (:1) | 3,921 | |||
Estol do conversor de torque (rpm) | 2.200 | |||
SUSPENSÃO | ||||
Dianteira | Independente, McPherson, braço de controle triangular, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra antirrolagem | |||
Traseira | Eixo de torção, molas helicoidal e amortecedor pressurizado | |||
DIREÇÃO | ||||
Tipo | Eletroassistida indexada à velocidade | |||
Relação de direção (:1) | 15 | |||
Diâmetro mínimo de curva (m) | 10,6 | |||
Diâmetro do volante (mm) | 370 | |||
Voltas entre batentes | 2,6 | |||
FREIOS | ||||
Descrição | Hidráulicos, duplo circuito em diagonal, servoassistência a vácuo, ABS, distribuição eletrônica das forças de frenagem, assistente de frenagens de emergência | |||
Dianteiros (Ø mm) | Disco ventilado / 258 | |||
Traseiros (Ø mm) | Tambor / 203 | |||
RODAS E PNEUS | ||||
Material das rodas | Liga de alumínio | |||
Diâmetro das rodas (polegadas) | 15 | 16 | 17 | |
Medida dos pneus | 195/65R15H | 205/55R16H | 205/50 R17V | |
Marca e tipo | n.d | n.d. | n.d. | n.d. |
Estepe | Temporário, roda de aço, pneu estreito T125/70D16M (Maxxis) | |||
DIMENSÕES (mm) | ||||
Comprimento | 4.495 | |||
Largura | 1.740 | |||
Altura | 1.465 | 1.475 | ||
Distância entre eixos | 2.620 | |||
Bitolas dianteira/traseira | 1.520 / 1.530 | 1.515 / 1.525 | 1.505 /1,525 | |
Altura livre do solo (mm) | 138.3 | |||
ESPAÇO INTERNO (mm) | ||||
Para cabeça | 1.002 (frente) / 923 (atrás) | |||
Para ombros | 1.348 (frente) / 1.361 (atrás) | |||
Para quadris | 1.292 (frente / 1.273 (atrás) | |||
Para pernas | 1.131 (frente) / 788 (atrás) | |||
ÂNGULOS | ||||
Entrada (º) | n.d | n.d. | ||
Saída (º) | n.d. | n.d. | ||
CONSTRUÇAO | ||||
Tipo | Monobloco em aço, sedã , 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |||
Coeficiente aerodinâmico (Cx) | 0,310 | 0,31 | 0,32 | |
Área frontal calculada (m²) | 2,039 | 2,039 | 2,053 | |
Área frontal corrigida (m²) | 0,632 | 0,632 | 0,656 | |
PESOS E CAPACIDADES | ||||
Porta-malas (L. VDA) | 482 | |||
Tanque de combustível (L) | 41 | |||
Peso em ordem de marcha (kg) | 1.105 | 1.122 | 1.139 | |
Peso bruto (kg) | n.d. | n.d. | n.d. | |
Carga útil (kg) | n.d. | n.d. | n.d. | |
DESEMPENHO | ||||
Velocidade máxima (km/h) | 180* | |||
Aceleração 0 a 100 km/h (s) | 10,7* | |||
CONSUMO DE COMBUSTÍVEL INMETRO PBEV | ||||
Cidade (km/L, G/A) | 11,5 / 7,9 | |||
Estrada (km/L, G/A) | 14,7 / 10,2 | |||
CÁLCULOS DE CÂMBIO | ||||
v/1000 (km/h) | 64,2 | 64,7 | 66,9 | |
Rotação a 120 km/h (km/h) | 1.870 | 1.850 | 1.790 | |
Rotação à vel, máxima (rpm) | n.d. | n.d. | n.d. | n.d. |
MANUTENÇÃO E GARANTIA | ||||
Troca de óleo e revisão (km/tempo) | 10.000 / 12 meses | |||
Garantia (anos) | 3 | |||
*Números de desempenho do ano-modelo 2023, atuais n.d. |
CONTEÚDO DO NISSAN VERSA 2024 | |||
VERSÕES | 1.6 Sense CVT | 1.6 Advance CVT | 1.6 Exclusive CVT |
Acabamento de revestimento premium nos bancos preto com azul | – | – | • |
Acendimento automático dos faróis | • | • | • |
Acionamento elétrico dos vidros | • | • | • |
Ajuste da altura e distância do volante de direção | • | • | • |
Alerta de objetos no banco traseiro | – | • | • |
Alerta de cinto de segurança desatado | – | • | • |
Alerta de colisão frontal com detecção por câmera atrás do espelho e radar no para-choque | • | • | • |
Alerta de motorista desatento | – | – | • |
Alerta de tráfego transversal à retaguarda | – | – | • |
Antena tipo tubarão | – | – | • |
Ar-condicionado | • | • | – |
Ar-condicionado automático digital | – | – | • |
Assistente de partida em aclive | • | • | • |
Banco traseiro rebatível 60:40 | – | • | • |
Bancos revestidos de material sintético que imita couro | |||
Bancos e painel com combinação de preto e azul | O | O | O |
Bancos Zero Gravity | • | • | • |
Bolsas infláveis dianteiras, laterais e de cortina (6) | • | • | • |
Câmbio automático XTRONIC CVT | • | • | • |
Carregador de bateria de telefone celular por indução no console | – | • | • |
Chave eletrônica I-Key | • | – | – |
Console central com descansa-braço e entrada USB C | — | • | • |
Controle automático de velocidade com comandos no volante | • | • | • |
Controle de estabilidade e tração | • | • | • |
Defletor na tampa do porta-malas | – | – | • |
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis | – | • | • |
Espelhos externos com ajuste elétrico | |||
Faróis com luz de rodagem diurna de LED | – | – | • |
Função “Bem-vindo” | – | – | • |
Luz de acompanhamento | – | • | • |
Monitoramento de pontos cegos | – | • | • |
Partida do motor por botão | • | • | • |
Retrovisores externos na cor do veículo com repetidoras de setas | – | • | • |
Rodas de liga de alumínio de 15″ | • | – | – |
Rodas de liga de alumínio de 16″ | – | • | – |
Rodas de liga de alumínio de 17″ | – | – | • |
Sensor de estacionamento traseiro | • | • | • |
Sinalização de frenagens de emergência | – | – | • |
Sistema multimídia de 7″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay | • | • | – |
Sistema multimídia de 8″ compatível com Android Auto e Apple CarPlay | – | – | • |
Visão 360º inteligente com detector de objetos em movimento | • | • | • |
Volante com acabamento de revestimento premium | – | – | • |
CORES; cinza Lunar (nova, metálica), preto Premium e branco Aspen (sólidas), vermelho Scarlet, azul Cobalto, cinza Grafite e prata Classic (metálicas) e branco Diamond (perolizada) | • | • | • |
• Sim – Não O – opcional |