Lançada no Salão de Xangai 2023 (18 a 27 de abril), a segunda geração do minivan Lexus LM (Luxury Mover) também será comercializada nod mercados europeu e norte-americano até o fim deste ano. Lançado em 2020 procurando atender os clientes de países asiáticos, em especial a China, o LM foi muito bem recebido, segundo a Lexus, por ampla gama de clientes, o que a incentivou a avançar para novos mercados.
O LM faz sucesso com os clientes chineses porque, ao que parece, eles seguem o exemplo do “camarada” Mao Tse Tung, que tinha uma coleção de limusines Mercedes-Benz 600 Grosser por apreciar modelos espaçosos e de ostentação. Nada melhor após se livrarem do regime opressor que mantinha o povo na pobreza, com a bicicleta como meio de transporte, enquanto a “camarilha” dos líderes passeava em belos carrões importados.
Além das configurações de três fileiras com deis ou sete lugares, o novo Lexus LM tem também a versão topo de linha, com apenas quatro lugares, projetada para aqueles afortunados cidadãos, que podem se dar ao luxo de contratar um chauffeur, algo inadmissível na visão Marxista-Leninista-Maoista de governo que dominou o grande e rico país do oriente por quase meio século, mas que agora felizmente para os chineses é coisa do passado.
Deixando de lado considerações político-ideológicas, o Lexus LM tem um estilo bem esquisito, que parece ser baseado naqueles filmes futuristas do passado, assim como seus coirmãos Toyota Alphard e Vellfire. Nem parece que eles são descendentes do minivan Previa que surpreendeu pelo design arrojado e cativante nos anos 1990. Mas, segundo a Lexus os desejos e necessidades do mercado global de luxo se intensificaram e diversificaram.
A nova geração do Lexus LM é baseada na estrutura GA-K da Toyota. O minivan de luxo tem duas opções de trem de força híbrido. Na versão LM 350h, o motor de quatro cilindros em linha, 2,5 litros, aspirado, tem potência de 190 cv e torque de 24,3 m·kgf. A potência híbrida combinada é de 250 cv. A tração normal é dianteira, enquanto o sistema E-Four de tração integral, com motor elétrico instalado no eixo traseiro, é opcional. Nesta versão o câmbio automático é o e-CVT da Toyota.
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Já na versão LM 500h o motor de quatro cilindros em linha, 2,4 litros turbocarregado, tem potência de 272 cv e torque de 46,9 m·kgf. A potência híbrida combinada é de 354 cv. A tração é integral e, nesta versão, o câmbio automático é de 8 marchas. O conjunto de rodas de liga de alumínio tem opção de aros de 17 ou 19 polegadas. O LM também vem com sistema de rodas e pneus com redução de ruído, além de controle ativo que cancela o ruído detectado por um microfone durante a condução.
O minivan da Lexus mede 5.130 mm de comprimento, 1.890 mm de largura, 1.945 mm de altura e 3.000 mm de entre-eixos. As portas laterais traseiras são corrediças e a versão topo de linha, de 4 lugares, tem uma divisória que separa os bancos dianteiros e traseiros, que são independentes e reclináveis, estilo avião. A seção superior da divisória tem um vidro retrátil, com função automática de escurecimento. Abaixo do vidro fica a tela ultralarga (21:9) de 48 polegadas. Uma geladeira e espaços de armazenamento são localizados sob a tela.
O novo Lexus LM está sendo lançado no mercado europeu com preços que vão de 105 mil euros (550 mil reais), na versão de entrada, a 133.000 euros (689.000 reais) para a versão topo de linha.
RM