No dia 30 de julho de 2003, na fábrica de Puebla, deu-se a cerimônia de despedida do último VW Fusca fabricado no mundo, número de chassi B84M905162 que saiu da linha de produção às 9h05 e foi direto para Wolfsburg, onde pode ser admirado na Autostadt. O VW Fusca — Vocho no México — representa legitima e dignamente a história da Volkswagen por ser a sua própria gênese.
Lá se vão 20 anos. Com esta matéria pretendo mostrar em detalhes como a Volkswagen do México se desincumbiu desta tarefa, Voltarei para julho de 2003 e, com base em informações da VW do México, reviverei os dias que precederam esta tocante despedida.
A comunicação oficial
Em circular assinada por Emilio Ruisánchez e Juan Pablo Gómez MacFarland. a VW México do comunicava o “Sedã Última Edição:
Tradução desta Notícia de Imprensa:
SEDÃ ÚLTIMA EDIÇÃO.
- Depois de quase 50 anos no mercado mexicano, a VOLKSWAGEN apresenta o Sedã Última Edição.
- O marco da indústria automobilística reúne passado e presente em sua nova e última edição.
Puebla, Pue. 10 de julho de 2003. Hoje, a marca VOLKSWAGEN no México lança o Sedã Última Edição, uma versão limitada de 3.000 unidades na qual estão integrados elementos característicos dos primeiros modelos comercializados em nosso país.
A VOLKSWAGEN do México, a única fábrica que produz o Sedã no mundo, decide projetar uma edição especial deste protagonista da história automobilística com o objetivo de destacar, por meio da Última Edição, a singularidade do Sedã, revivendo emoções, piadas e histórias em nossos clientes.
Para preservar a personalidade única da forma do sedã, mas ao mesmo tempo integrar características especiais, a VOLKSWAGEN projetou um modelo selecionando cores retrô que remetem aos anos em que o azul aquarius e o bege lua eram os tons mais representativos da época. Os elementos cromados no capô e nas laterais, bem como nos para-choques e nos espelhos retrovisores laterais, são detalhes que foram integrados novamente nesta edição.
Seguindo a mesma ideia, o Sedã Última Edição também ostenta pneus de faixa branca montados em rodas pintadas na cor da carroceria, sem deixar de integrar as clássicas calotas cromadas. O emblema Wolfsburg e o emblema VOLKSWAGEN no capô enfatizam o ar nostálgico dessa Última Edição.
Os detalhes do interior também recriam a atmosfera clássica dos primeiros modelos com o painel de instrumentos na cor da carroceria, o novo forro do teto preto ou cinza, o assoalho totalmente acarpetado e a bolsa porta-objetos na porta do motorista, todos elementos que, juntos, realçam o interior. O emblema Wolfsburg no centro do volante e o emblema distintivo ‘Última Edición’ na tampa do porta-luvas confirmam o caráter exclusivo dessa versão. Um toque moderno é proporcionado pelo sistema de áudio CD com dois alto-falantes nas portas e dois alto-falantes na atraente tampa do bagageiro interno, um sistema de som nunca antes instalado de série em qualquer versão do sedã. Além disso, um elemento muito importante dessa edição é o pacote acústico antirruído reforçado.
As várias características dessa última edição do lendário sedã enfatizam o caráter clássico do modelo que, ao longo dos anos, consolidou a presença, a força e a liderança da marca VOLKSWAGEN no México.
[Fim da tradução da Notícia de Imprensa]
Abaixo, as fotos oficiais emitidas pela VW do México para divulgação do Sedã Última Edição:
Abaixo alguns detalhes do interior do Sedã Última Edição:
Fabricação dos Sedãs Última Edição
Apresento algumas fotos da fabricação destes 3.000 carros que foram distribuídos pelo mundo, inclusive para o Brasil. Eu inclusive fiz uma matéria sobre um dos Sedãs Última Edição que vieram para o Brasil, é a matéria sobre o Käfer Haus¹.
Campanha de despedida
Não há dúvida alguma de que a despedida do VW Vocho no México em 2003 foi muito mais respeitosa e carinhosa do que a despedida que a VW do Brasil fez para o Fusca tanto em 1986 quanto em 1996. Este aspecto é detalhado com mais profundidade na minha matéria sobre as diversas despedidas do VW Fusca pelo mundo².
Mas vamos ver alguns posters e algumas propagandas para revistas preparadas tanto para comunicar o término da fabricação do VW Vocho no México e no mundo, quanto para se despedir do carro. Lembrando que a história Volkswagen no México começou em 1954 com a primeira importação de VW Vochos para aquele país:
Nas propagandas de revista que seguem a moldura inferior é a mesma para todos, fala das qualidades extra do Sedã Última Edição e diz:
Frisos e detalhes cromados
Pneus de faixa branca
Pacote acústico antirruído
Rádio com CD e quatro alto-falantes
Emblema Wolfsburg
E o diferenciador destas propagandas são as frases entre os carros estacionados na rua, com um espaço que seria o lugar de um VW Vocho.
Uma peça gerada pelo setor de propaganda em vídeo (01:03) e que fez realmente a diferença foi o vídeo abaixo, que diz tudo sem falar uma só palavra:
Cerimônia de despedida do VW Vocho
A cerimônia de despedida do VW Vocho, ocorrida em 30 de julho de 2003, foi transmitida ao vivo pela TV alemã (n-TV) e eu traduzi o texto e legendei o vídeo. Além disso, para quem entende espanhol é interessante observar o texto das estrofes que os Mariachis cantam, tudo alusivo ao VW Vocho e à Volkswagen, realmente emocionante. Foi um evento cercado de respeito pelo carro e por sua importância para a Volkswagen e para a indústria automobilística mundial. Segue este vídeo (05:17) com a maior parte da cerimônia:
As referências à matérias minhas anteriores são as seguintes:
(¹) – Sedã Última Série no Brasil: “O SEGREDO DO “KÄFER HAUS”
(²) – Despedidas do VW Fusca pelo mundo: “MACH’S GUT, GROßER! (VALEU, GRANDE)”
Em julho de 2003 entrei em contato com a VW do México pedindo informações sobre o Sedã Última Edição e algum tempo depois recebi material em um CD e outra leva que veio por e-mail e eu gravei em CD. Acho que poucos ainda tem um leitor de CD em seus computadores.
Nesta oportunidade dos 20 anos do término mundial da fabricação do VW Fusca ocorrida neste domingo, decidi apresentar este material talvez inédito para muitos e que agora tem um grande valor histórico.
AG
NOTA: Nossos leitores são convidados a dar o seu parecer, fazer suas perguntas, sugerir material e, eventualmente, correções, etc. que poderão ser incluídos em eventual revisão deste trabalho.
Em alguns casos material pesquisado na internet, portanto via de regra de domínio público, é utilizado neste trabalho com fins históricos/didáticos em conformidade com o espírito de preservação histórica que norteia este trabalho. No entanto, caso alguém se apresente como proprietário do material, independentemente de ter sido citado nos créditos ou não, e, mesmo tendo colocado à disposição num meio público, queira que créditos específicos sejam dados ou até mesmo que tal material seja retirado, solicitamos entrar em contato pelo e-mail [email protected] para que sejam tomadas as providências cabíveis. Não há nenhum intuito de infringir direitos ou auferir quaisquer lucros com este trabalho que não seja a função de registro histórico e sua divulgação aos interessados.
A coluna “Falando de Fusca & Afins” é de exclusiva responsabilidade do seu autor.