O sedã Ford KA+ com motor 1-litro impressiona. Impressiona pela maciez da suspensão, pelo espaço e conforto a bordo para até quatro ocupantes, e respectivas bagagens, e pela suavidade, economia e desempenho do motor. E impressiona como viaja bem, tendo em vista a pequena cilindrada do motor.
Confesso que ando encantado com esses modernos motores 3-cilindros de 1 litro da Ford e VW (o da Hyundai/Kia não testei). Diferenciam-se dos outros de mesma cilindrada por, devido aos comandos variáveis e outros diferenciadores, funcionarem muito bem tanto em baixa quanto em alta rotação. Este da Ford logo em baixa já disponibiliza potência consistente, o que permite dirigir em trânsito urbano fazendo menos trocas de marcha. Isso é conveniente ao motorista e dá naturalmente maior maciez na tocada, além de economizar combustível. E a partir de ao redor de 4.500 rpm vem boa pegada, que rapidamente lança o motor para mais de 6.000 rpm.
O da VW me pareceu um pouco melhor em baixa, abaixo de 3.000 rpm, mas já a partir daí o da Ford se equivale e parece até ser um pouco melhor em alta. São só impressões pessoais, mesmo porque não os colocamos lado a lado para medições. De qualquer modo, ambos são amplamente suficientes para os carros que equipam, além de agradavelmente econômicos.
O KA+ pesa 1.022 kg, tem Cx 0,32 e com álcool o motor gera potência de 85 cv a 6.400 rpm e torque máximo de 10,7 m·kgf a 4.500 rpm. Com gasolina são 80 cv a 6.300 rpm e 10,2 m·kgf a 3.500 rpm. O escalonamento das marchas e relação de transmissão parecem perfeitos. Aproveitam muito bem o que o motor dispõe. A 120 km/h reais, que seria com o mostrador indicando ao redor de 128 km/h, o giro está rondando as 4.000 rpm, e a esse giro o motor funciona suave e silencioso. Na verdade, o motor também trabalha praticamente do mesmo modo a 4.700 rpm, e se poderia tranquilamente viajar assim o dia inteiro, caso nossas leis o permitissem.
O motor chega a ser atrevido, pois vai rápido e sem titubeios à rotação de corte, 6.700 rpm. Não tem medo de regime alto. Parece ter menos freio-motor que motores de 4 cilindros e mesma cilindrada. É uma pena que o modelo testado não tenha computador de bordo para uma avaliação mais aproximada do consumo, mas usando a antiga técnica de encher o tanque, viajar e tornar a encher, o consumo de álcool em estrada foi de 12 km/l, o que é bastante baixo para as condições desfavoráveis de uma viagem com algum tráfego. Praticamente não sente o peso do ar-condicionado ligado.
O banco do motorista não tem regulagem de altura, porém ela é correta. O volante só tem regulagem de altura, porém está na distância certa. Sendo assim, a ergonomia é boa e a viagem confortável. O peso do volante, com assistência elétrica indexada, está como gosto, ou seja, não excessivamente leve em baixa velocidade e praticamente sem assistência na estrada. Ele permite boa conexão ao carro. O trambulador do câmbio é a varão, mas os engates são leves e preciso, perfeitamente satisfatório para madame que quer leveza e para o piloto que quer precisão.
A carga do pedal da embreagem é bem baixa. O freio é que um pouco abrupto no início do seu curso, o que exige certo cuidado para que na manobra do punta-tacco não se exagere na freada. Mas com isso se acostuma fácil e logo depois ele segue progressivo. A progressividade do pedal do acelerador é perfeita, linear, não é nervosa. O giro cai como deve cair ao se tirar o pé do acelerador; o gerenciamento eletrônico do acelerador não fica sustentando o giro. Disso saem trocas de marcha perfeitas e suaves, seja na tocada leve, seja na pesada.
O adulto sentado atrás vai bem, com espaço e conforto de carros de maior porte. O teto é alto, sobra espaço acima da cabeça. Vale lembrar que, apesar do carro ser até que alto (1.525 mm), só o teto é alto, seu centro de gravidade é baixo. Não tenho números quanto a isso, mas é perceptível ao dirigi-lo. Faz curva muito bem. Equilibrado e sem vícios, apesar da suspensão priorizar a maciez. Realmente bom, confortável para viagens longas, impensável num “carro mil” até alguns anos atrás.
O painel tem poucos mostradores: conta-giros, velocímetro e nível de combustível. Sua legibilidade é boa, seja dia ou noite. Faz falta um computador de bordo. O painel central, apesar de ter um design estilo armadura do “Star Wars”, é funcional.
A conclusão é que o KA+ merece ser testado por quem deseja um pequeno sedã que ofereça conforto e espaço de carro grande, e economia de combustível só obtida desses modernos e surpreendentes motores de 3 cilindros e 1 litro. Os outros fabricantes que corram atrás, porque os 3-cilindros vieram para revolucionar e dominar o segmento de 1-litro. Custa a partir de R$ 38.890.
Em tempo: parece que a Ford resolveu atacar do mesmo modo como o fez quando lançou o Corcel em 1968. O Corcel surpreendia pela suspensão macia, pela ergonomia perfeita, pelo conforto e economia de combustível. O Corcel foi um sucesso, fez história e deixou boas lembranças. Dois anos depois lançou a perua Belina, derivada do Corcel, e foi mais um sucesso. Este KA merece sua versão perua. O mercado iria adorar.
Um pequeno vídeo:
AK
Fotos: autor
FICHA TÉCNICA NOVO KA/KA+ | ||
MOTOR | 1-L | 1,5-L |
Tipo | 3 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase admissão e escapamento, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco de ferro fundido e cabeçote de alumínio; instalação transversal | 4 cilindros em linha, duplo comando de válvulas no cabeçote, variador de fase na admissão, correia dentada, 4 válvulas por cilindro, bloco e cabeçote de alumínio; instalação transversal |
Cilindrada | 997,3 cm³ | 1.498,5 cm³ |
Diâmetro e curso | 71,9 x 81,8 mm | 79 x 76,4 mm |
Taxa de compressão | 12:1 | 11:1 |
Potência | 80 cv (G), 85 cv (A) de 6.300 a 6.500 rpm | 105 cv a 6.500 rpm (G), 110 cv a 5.500 rpm (A) |
Rotação de corte | 6.700 rpm | 6.800 rpm |
Torque | 10,2 m·kgf a 3.500 rpm (G) e 10,7 m·kgf a 4.500 rpm (A) | 14,6 m·kgf (G) e 14,9 m·kgf (A), a 4.250 rpm |
Formação de mistura | Injeção eletrônica seqüencial nos dutos | |
Combustível | Gasolina e/ou álcool | |
TRANSMISSÃO | ||
Embreagem | Monodisco a seco, comando hidráulico | |
Câmbio | Transeixo dianteiro de 5 marchas manuais, tração dianteira | |
Relações das marchas | 1ª 3,846:1; 2ª 2,038:1; 3ª 1,281:1; 4ª 0,951:1; 5ª 0,756:1; ré 3,615:1 | |
Relação do diferencial | 4,73:1 | 4,07;1 |
SUSPENSÃO | ||
Dianteira | Independente, McPherson, braço triangular inferior, mola helicoidal, amortecedor pressurizado e barra estabilizadora | |
Traseira | Eixo de torção, mola helicoidal e amortecedor pressurizado | |
DIREÇÃO | ||
Tipo | Pinhão e cremalheira, assistência elétrica indexada à velocidade | |
Relação de direção | 14,3:1 | |
FREIOS | ||
Dianteiros | A disco ventilado | |
Traseiros | A tambor | |
RODAS E PNEUS | ||
Rodas | Aço, 5,5Jx14 ou aluminio 6Jx15 | |
Pneus | 175/65R14T ou 195/55R15H | |
DIMENSÕES | ||
Comprimento | 3.886 mm (Ka+ 4.254 mm) | |
Largura sem/com espelhos | 1695/1.911 mm | |
Altura | 1525 mm | |
Distância entre eixos | 2491 mm | |
CONSTRUÇÃO | ||
Tipo | Monobloco em aço, hatchback (KA+, sedã), 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro | |
AERODINÂMICA | ||
Cx | 0,33 (KA+ 0,32) | |
Área frontal (calculada) | 2.06 m² | |
Cx x área frontal | 0,679 m² (KA+ 0,659 m²) | |
PESOS E CAPACIDADES | ||
Peso em ordem de marcha | 1.007 kg (SEL 1.026 kg) / KA+ 1.022 kg (SE e SEL) | 1.018 kg (SEL 1.034 kg) / KA+ SE 1.032 kg e SEL 1.048 kg |
Porta-malas | 257 litros (KA+ 445 litros) | |
Tanque de combustível | 51,6 litros | |
DESEMPENHO | ||
Aceleração 0-100 km/h | 13,9 s (A; G N.D.) | N.D. |
Velocidade máxima (est) | 165 km/h | |
CALCULOS DE CÂMBIO | ||
v/1000 em 5ª | 29,8 km/h | 35,4 km/h (motor 1,5-l) |
Rotação a 120 km/h em 5ª | 4.000 rpm | 3.390 rpm |
Rotação em vel. máxima, 5ª | 5.540 rpm | 5.900 rpm (em 4ª, motor 1,5) |
GARANTIA | ||
Termo | 3 anos | |
Troca de óleo | 10.000 km ou 1 ano | |
Revisões | 10.000 km ou 1 ano |
EQUIPAMENTOS NOVO KA E KA+ | |||
SE | SE Plus | SEL | |
Abertura ele’trica do porta-malas | • | • | • |
Acabamento SEL | – | – | • |
Acionamento 1-varrida do limpador | • | • | |
AdvanceTrac (controle de establidade e tração) | – | – | • |
Ajuste de alt. do banco do motorista | – | – | • |
Ajuste de altura do volante | • | • | • |
Alarme volumétrico | – | – | • |
Antena de teto na traseira | • | • | • |
Ar-condicionado | • | • | • |
Assistente de partida em rampa | – | – | • |
Chave-canivete | • | • | • |
Computador de bordo | – | – | • |
Conta-giros | • | • | • |
Direção com assist. elétrica | • | • | • |
Espelhos retrovisores cor do veículo | • | • | • |
Freios com controle de curva | • | • | • |
Grade dianteira com aplique cromado | – | – | • |
Indicador de troca de marcha | • | • | • |
Lanternas traseiras escurecidas | – | – | • |
Limpador/desembaçador do vidro traseiro (Ka+ não) | • | • | • |
Maçanetas externas cor do veículo | • | • | • |
My Ford Dock | • | • | • |
MyConnectio Gen.3 (rádio AM/FM, USB, Bluetooth) | • | • | • |
Pacote de acabamento SE | • | – | – |
Pisca-3 | • | • | • |
Pneus “verdes” 175/65R14 | • | • | • |
Pneus “verdes” 195/55R15 | – | – | • |
Quatro alto-falantes | • | • | • |
Roda de aço 14″ com calota integral | • | • | • |
Roda de alumínio de 15″ | – | – | • |
Sync media system com Applink, Assistência de emergência, CD/MP3/USB/Bluetooth, comandos de voz em português, controles de áudio e telefone no volante | – | • | • |
Tapetes de carpete | • | • | • |
Travas elétricas c/ controle remoto | • | • | • |
Vidros elétricos dianteiros | • | • | • |
Vidros elétricos traseiros | – | • | • |