Alpine A424 já em testes de pista
Após vários meses de trabalho, o protótipo do Alpine 424 Hypercar (foto acima), com o qual a tradicional marca francesa pretende ser uma das protagonistas do WEC — Campeonato Mundial de Resistência — em 2024, fez os primeiros testes em pista durante o mês de agosto no Circuito Paul Ricard – Le Castellet, no sula da França, para verificar o funcionamento de componentes sob o comando do piloto Nicolas Lapierre.
Nos dois primeiros dias a preocupação dos técnicos da Alpine foi analisar o comportamento dinâmico do protótipo para conferir o funcionamento dos seus principais componentes, como câmbio, freios e seu sistema de arrefecimento. Paralelamente, o motor V-6 de 3,4 litros turbocarregado, desenvolvido na fábrica de Viry-Châtillon, também recebeu atenção especial, principalmente com relação ao mapeamento.
No último dia, as sessões de voltas no circuito foram se tornando progressivamente mais longas, possibilitando coletar valiosos dados, em especial com relação aos pneus Michelin, que é a marca fornecedora oficial do certame, com a equipe totalizando mais de 700 km rodados em ritmo de corrida. No total, o Alpine A424 percorreu pouco mais de 1.000 km nesta primeira bateria de testes, sem grandes problemas.
Conforme destacou Bruno Famim, diretor esportivo da Alpine, “esta primeira sessão em pista permitiu que a equipe acumulasse uma série de dados para análise, com boa quilometragem, o que permitirá desenvolver progressivamente nosso programa. Mas estamos correndo contra o tempo, já que temos poucos meses de desenvolvimento antes da primeira corrida no começo do ano que vem”. A Alpine vai continuar o desenvolvimento do A424 em pista com novos testes previstos para o Circuito Motorland de Aragão, Espanha.
Lamborghini também fez testes com seu Hypercar
Outra marca que também iniciou os testes de seu Hypercar em agosto foi a Lamborghini, que levou o modelo SC63 para sessão de testes na pista de Imola, Itália. O protótipo da marca italiana seguirá as regras híbridas da categoria LMDh (Le Mans Daytona h) — com especificações mistas para participar tanto do WEC como no campeonato da IMSA — International Motor Sports Association — que é disputado exclusivamente na América do Norte, assim como fazem Porsche e Cadillac.
O protótipo Lamborghini LMDh para 2024 tem chassi fornecido pela francesa Ligier Automotive, que é especialista em compósito de fibra de carbono e um dos quatro construtores de chassis homologados pela FIA para as provas mundiais de resistência. Extremamente leve, pesando 1.030 kg a seco, o hipercarro da marca italiana deve atingir cerca de 340 km/h no fim da reta de Mulsanne, em Le Mans, de acordo com projeções dos engenheiros da marca.
Como as regras do LMDh permitem maior liberdade no motor, a equipe de Sant’Agata Bolognese aproveitou a oportunidade para desenvolver um trem de força totalmente novo para o SC63. O protótipo da Lamborghini tem um V-8 biturbo de 3,8 litros, com os turboscarregadores montados fora do “V” no que é chamado de configuração ‘V frio’. A Lamborghini diz que isso ajuda a baixar o centro de gravidade do carro, o que, por sua vez, melhora a dirigibilidade por longos períodos.
Toyota pode decidir o título do WEC 2023 no Japão
Enquanto Alpine e Lamborghini ainda se preparam para disputar o WEC no próximo ano, Ferrari e Toyota são as duas únicas marcas que ainda têm chance de conquistar o título de construtores no campeonato deste ano. Ambas disputam a categoria LMH e a Toyota leva vantagem com 152 pontos contra 126 da Ferrari faltando apenas duas etapas.
E a Toyota pode decidir o título em casa se vencer a Seis Horas de Fuji no próximo domingo (10 de setembro). Já a Ferrari se quiser manter as esperanças não só precisa vencer a prova japonesa, como torcer para a concorrente não obter boa classificação. Só assim a decisão vai para a última etapa a Seis Horas do Bahrein, no começo de novembro.
RM