• Home
  • Sobre o AE
  • Editores
  • Loja
  • Publieditoriais
  • Participe do AE
  • Contato
Autoentusiastas
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas
Nenhum resultado
View All Result
Home Mundo Ae ELETROentusiastas

NOVO GWM ORA 03, MAIS UM ELÉTRICO PARA MEXER COM O MERCADO

identicon por Gerson Borini
02/09/2023
em ELETROentusiastas, GB, Lançamentos
Fotos:: divulgação GWM e autor

Fotos:: divulgação GWM e autor





O primeiro carro 100% elétrico da GWM Brasil fez sua aparição no Festival Interlagos em julho deste ano, logo após a apresentação do seu principal concorrente, o BYD Dolphin EV, ajudando a mexer as águas calmas que os elétricos compactos vinham navegando por aqui. O preço de lançamento de R$ 149.900 fez a concorrência reduzir seus preços. E agora a GWM repete a dose anunciando o GWM Ora 03 em duas versões:

Ora 03 Skin por R$ 150 mil
Ora 03 GT por R$ 184 mil

A versão Skin conta com uma edição especial de lançamento chamada Skin Copacabana e está limitada a 200 unidades. O teto solar é opcional por R$ 10 mil. A pré-venda já está disponível nas concessionárias, lojas de shopping e/ou Mercado Livre, mediante pagamento inicial de R$ 9 mil, que ficará depositado em uma conta do Mercado Pago até a finalização da compra prevista para outubro.

Versão Skin Copacabana tem teto e colunas dianteiras pintados de branco

A parceria da GWM com o Mercado Livre garante que o consumidor poderá desistir da compra do Ora 03 a qualquer momento até a hora da entrega do seu veículo e receber seu dinheiro de volta sem burocracia. O cronograma de lançamento indica que até dezembro 2023 as unidades serão entregues, sendo que em outubro haverá veículos disponíveis para test drive pelos clientes que garantirem as unidades de pré-venda.

Ainda não foi desta vez que a GWM permitiu a imprensa fazer uma avaliação dinâmica do novo veículo, portanto as informações a seguir retratam as impressões iniciais da avaliação estática e informações passadas pelos executivos da marca presentes no evento.

Apêndices aerodinâmicos aparecem na versão GT

Conjunto elétrico e mecânico

O motor elétrico está montado na dianteira juntamente com os demais módulos de controle e inversores de corrente. A potência máxima é de 171 cv e o torque máximo é de 25,5 m·kgf, o que permite acelerar o veículo de 1.580 kg de 0-100 km/h em 8,2 segundos. A velocidade máxima é limitada em 160 km/h.

A diferenciação entre as versões aparece na capacidade de armazenamento elétrico das baterias onde a Skin e Skin Copacabana indica 48 kW·h e na GT, 63 kW·h. Os testes de consumo energético sob a norma WLTP indicam alcance de 310 quilômetros e 400 quilômetros, respectivamente, sendo que quando ocorrer a homologação pela nova metodologia do Inmetro esses alcances devem ser reduzidos em cerca de 30%.

Ausência de vincos na carroceria chama atenção e deixam o carro com linhas bem fluida

O carregamento da bateria é feito pela tomada Tipo2/CCS em 11 kW em corrente alternada (AC) e até 64 kW (Skin) /67 kW (GT) em corrente contínua (DC), permitindo ir de 30% a 80% em aproximadamente 30/40 min (Skin/GT), respectivamente.

Nas suspensões o novo elétrico utiliza o conceito tradicional de McPherson na dianteira e eixo de torção na traseira, em ambos os eixos com molas helicoidais, amortecedores pressurizados e barra antirrolagem na dianteira. O sistema de direção tem assistência elétrica e o sistema de freios funciona com modo de regeneração de energia em desacelerações e freio a disco nas quatro rodas com pinças do tipo deslizante. Os pneus 215/60R18 montados em rodas de liga de alumínio são comuns para as duas versões.

Roda de liga de alumínio de 18″ com face diamantada no GT, e pinças pintadas de vermelho

Exterior e interior

Essa geração de veículos que nascem para ser elétricos tem trazido novidades que podem passar despercebidas, e no caso do GWM Ora 03 chama a atenção o desenho da frente do veículo. A imitação de grade foi deixada de lado e foi desenvolvido uma caracterização com para-lamas proeminentes e capô rebaixado. Os faróis ovalados parecem que foram inspirados na linha Porsche.

Capô do motor fica em plano inferior aos para-lamas, tipicamente Porsche

A carroceria é compacta com comprimento total de 4.235 mm deixando pouca distância nos balanços dianteiro e traseiro. A distância entre eixos de 2.650 mm facilitou a distribuição do espaço interno. O porta-malas tem 228 litros de capacidade com os bancos na posição normal, subindo para 858 litros ao rebater os encostos traseiros.

O vão livre do solo de 135 mm pode ser um problema para enfrentar nossas lombadas, mas por outro lado o coeficiente de arrasto aerodinâmico (Cx) 0,29 é favorecido.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

O interior tem revestimento moderno e com propostas diferentes entre as duas versões. O Skin explora o lado sóbrio e elegante na combinação do bege com verde. A GT busca a esportividade da combinação do preto com vermelho. A distribuição dos comandos, controles e espaço interno é igual nas duas versões.

Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas

Tecnologia a bordo

A GWM Brasil enaltece a nota máxima nos testes Euro NCAP em termos de segurança do Ora 03, e destaca uma lista de itens de série para todas as versões:

  • Controle de velocidade de cruzeiro do tipo adaptativo com função anda e para;
  • Ajuste da velocidade do veículo de acordo com o ângulo da curva;
  • Desvio Inteligente de caminhões, alerta, permanência e centralização de faixa;
  • Sete bolsas infláveis, sendo o primeiro carro da categoria com bolsa inflável central (entre os bancos dianteiros);
  • Alerta e frenagem autônoma de emergência capaz de reconhecer pedestres, ciclistas e motos. A versão GT traz ainda frenagem de tráfego transveral;
  • Alerta de ponto cego nos retrovisores externos com alerta de abertura de portas após o carro estar estacionado e desligado;
  • Reconhecimento de placas de velocidade com alerta de excesso de velocidade;
  • Visão 360° com nove modos de visualização gerados por meio de cinco câmeras;
Visibilidade e acesso aos comandos está bem equacionada, falta avaliar a operação geral

A versão GT é equipada com 12 sensores que atuam no sistema de estacionamento automático, e possui sistema Smart-Start (partida inteligente), onde a presença do motorista é identificada dispensando a necessidade de pressionar o botão “start” (partida), ou seja. o motor elétrico fica energizado.

O quadro de instrumentos está interligado à central multimídia, ambos com telas de 10,25 polegadas de alta definição com os textos já traduzidos para português. A central multimídia faz espelhamento através do Android Auto e Apple CarPlay sem fio, tem conexão Bluetooth, portas USB e sistema de som de 120 W com seis alto-falantes.

Na versão GT aparece o carregador por indução de 15 W para bateria de celular, massageador, ventilação e ajuste elétrico com memoria no banco do motorista, e sistema de conforto para entrar e sair do veículo onde os assentos se afastam automaticamente ao abrir a porta.

A dotação de itens da alta  tecnologia é alta e pode ser vista em sua plenitude na lista de conteúdo.

Traseira com linhas arredondadas segue o conceito do carro como um todo

Conclusão

A GWM Brasil oferece um pacote de tranquilidade para seus clientes com garantia de cinco anos para o carro e oito anos ou 200 mil km para a bateria. O veículo será entregue com carregador portátil de 3,6 kW, proteção total de dois anos contra danos físicos ou elétricos na bateria, além do já oferecido pela garantia. A recompra está garantida por 85% da tabela FIPE.

Uma rápida busca no site da marca para fazer a pré-reserva do veículo mostra que a empresa está com sua estrutura on-line pronta para atender a demanda dos clientes, mas a rede de concessionárias ainda está em formação. Esse fato pode causar receio naqueles que desejam migrar para essa nova fase da mobilidade.

Agora é aguardar a chamada para fazermos uma avaliação completa e descobrir se o novo elétrico está tão bom dinamicamente como se mostrou nesta avaliação estática.

GB

 

FICHA TÈCNICA ORA 03 GT (SKIN)
MOTOR
Tipo Elétrico, dianteiro, síncrono de ímã permanente
Potência máxima (cv) 171
Torque máximo (m·kgf) 25,5
BATERIA
Tipo Fosfato de ferro-lítio
Capacidade (kW·h) 63 (Skin 48)
Tipo de conector CCS Tipo 2
Carregamento CA/CC 11 / 67 kW·h (Skin 11 / 64)
15-100% corrente alternada (AC) Aproximadamente 5 horas (Skin 3 horas)
10-80% CC corrente contínua (DC) Aproximadamente 40 minutos (Skin 30)
TRANSMISSÃO
Tipo Marcha única, ré mediante inversão do motor elétrico
Relação (:1) n.d.
Tração Dianteira
SUSPENSÃO
Dianteira/traseira McPherson com barra antirrolagem / Eixo de torção
Molas /amortecedores Helicoidais / pressurizados
DIREÇÃO
Tipo Pinhão e cremalheira, eletroassistida
Relação de direção (:1) n.d.
Voltas entre batentes n.d.
Diâmetro mínimo de curva (m) n.d.
FREIOS
Dianteiros / traseiros n.d./ n.d.
RODAS E PNEUS
Rodas Liga de alumínio 6,5J x 18
Pneus 215/60R18
DIMENSÕES (mm)
Comprimento 4254 (Skin 4.235)
Largura 1.848 (Skin 1.825)
Altura 1.603
Entre-eixos 2.650
CONSTRUÇÃO
Tipo Monobloco de aço, hatchback, 4 portas, 5 lugares, subchassi dianteiro
Distância mínima do solo 135
AERODINÂMICA
Coeficiente de arrasto (Cx) 0,29
Área frontal (calculada, m²) 2,37
Área frontal corrigida (m²) 0.68
PESO (kg)
Em ordem de marcha 1580 (Skin 1.540)
CAPACIDADE (L)
Porta-malas 228 (858 com os encosto do banco traseiro rebatido)
DESEMPENHO
Aceleração 0-100 km/h (s) 8,2
Velocidade máxima (km/h) 160 (limitada)
ALCANCE (km, WLTP) 400 (Skin 310)

 

CONTEÚDO DO GWM ORA 03
Skin GT
EXTERIOR
Abertura do porta-malas motorizada com sistema mãos-livres – •
Antena tipo “barbatana de tubarão” • •
Defletor de teto traseiro – •
GT Style: para-choques e para-lamas com estilo esportivo – •
Maçanetas externas na cor de carroceria • •
Pinças de freio em vermelho – •
Rodas de 18″ • –
Rodas de 18″ com estilo esportivo – •
Sensor de chuva • •
Teto solar panorâmico elétrico – •
INTERIOR
Banco do motorista com sistema de facilitar a entrada – •
Bancos dianteiros com ajuste elétrico, ventilação e massagem – •
Bancos revestidos de material que imita couro • –
Bancos revestidos de material que imita couro com logo GT bordado – •
Bancos traseiros rebatíveis 60:40 • •
Carregador de bateria de telefone celular por indução de 15 W – •
Descana-braço traseiro com porta-copos – •
Descansa-braço dianteiro revestido de material que imita couro e porta-objetos com tampa • •
Engates Isofix com pontos de fixação superior para dois bancos infantis • •
Volante com ajuste de altura e distância • •
Volante multifuncional de revestido de material que imita couro • •
SEGURANÇA ATIVA E PASSIVA
ABS e distribujição eletrônica das forças de frenagem • •
Alarme antifurto • •
Alerta e assistente ativo de manutenção e centralização de faixa • •
Alerta e frenagem autônoma de tráfego transversal à retaguarda ao dar ré • •
Alerta e frenagem de emergência autônoma com reconhecimento de pedestres, motocicletas e bicicletas • •
Assistente de frenagens de emergência • •
Assistente de partida em aclives • •
Assistente de ponto cego com aviso de abertura de portas mesmo com carro desligado • •
Aviso de cinto de segurança desatado para todos os ocupantes • •
Bancos traseiros com cinto de segurança de três pontos • •
Bolsas infláveis dianteiras, laterais mais cortinas, central dianteira – total 7 • •
Câmera 360º com 9 opções de visualização • •
Chave “inteligente”: liga, desliga, abre e fecha o veículo apenas com proximidade da chave • •
Chave com função pânico (dispara a buzina) • •
Cintos de segurança com pré-tensionador • •
Condução semiautônoma Nível 2+ • •
Controle de cruzeiro adaptativo que acompanha o carro à frente com estratégia para a anda • •
Controle de descida • •
Controle de tração • •
Destravamento automático das portas em caso de acidente • •
Desvio inteligente: afasta o carro em até 30 cm durante ultrapassagem de caminhões • •
Energização inteligente do motor: não há necessidade de apertar o botão Start, a energização ocorre ao abrir a porta dianteira esquerda – •
Estratégia inteligente em curvas: com o controle de cruzeiro adaptativo ligado, o carro adapta a velocidade de acordo com as curvas • •
Freios com prioridade sobre o acelerador • •
Frenagem autônoma de emergência para baixas velocidades • •
Mitigação de segunda colisão – em caso de colisão traseira os freios são acionados automaticamente para evitar engavetamento • •
Portas USB (3) • •
Reconhecimento de placas de velocidade com aviso de limite • •
Sensores de estacionamento traseiros (12) mais 5 câmeras e 5 radares anticolisão – •
Sensores de estacionamento traseiros (4) mais 3 câmeras e 2 radares anticolisão • –
Sistema ativo de estacionamento completo – •
Travamento automático de portas programável (15 ou 30 km/h) • •
ENTRETENIMENTO
Alto-falantes (6) e tweeters (2) • •
Conectividade com Android Auto e Apple CarPlay • •
Computador de bordo com tela de cristal líquido de 10,25″ • •
Modos de condução (5): Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+ e Automático • –
Modos de condução (6): Eco, Normal, Esportivo, Esportivo+. Automático e Individual – •
Modos de condução da direção eletroassistida (3): Conforto, Normal, Esportivo • •
Tela do multimídia de 10,25″ • •
Volume do áudio indexado à velocidade • •
VIDROS E ESPELHOS
Acionamento elétrico dos vidros um-toque descida e subida • •
Fechamento das janelas por controle remoto • •
Retrovisor interno antiofuscante eletrocrômico – •
Retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento e repetidoras de setas • –
Retrovisores externos com rebatimento elétrico, aquecimento, repetidoras de setas e memória – •
Vidros esverdeados e vidro t raseiro com desembaçador • •
LUZES
Faróis com luz de acompanhamento • •
Faróis de LED com ajuste de altura • •
Farol alto automático • •
Iluminação interna de LED • •
Iluminação nos para-sóis – •
Lanternas traseiras de LED • •
Luzes de rodagem diurna de LED • •
Luzes externas de boas-vindas no retrovisor – •
Luzes traseiras de neblina de LED • •
Sinalização de frenagem de emergência, pisca-alerta liga automaticamente • •
Terceira luz de freio de LED • •
CLIMATIZAÇÃO
Ar-condicionado automático • •
Função de antiembaçamento do para-brisa • •
• Sim   – Não






Tags: carro elétricoGBGerson BoriniGWM Ora 03 SkinOra 03 GTSkin Copacabana
Próximo
Foto: ndemais.com.br

ERROS DA INDÚSTRIA

Nenhum resultado
View All Result
Autoentusiastas

Seriedade, diversidade e emoção desde de 2008. Conteúdo próprio, abordagem emocional e diversidade feito por apaixonados por carros

Siga o Ae

><(((º> 17

  • AUTOentusiastas
  • Editores
  • Participe do AE
  • Anuncie
  • Contato
Nenhum resultado
View All Result
  • Home
  • Editores
  • Avaliações
    • Testes
    • Testes de 30 dias
    • Lançamentos
  • Portal AE
    • ELETROentusiastas
    • MOTOentusiastas
    • Fernando Calmon
    • Falando de Fusca e Afins
    • Substance
    • Revista Curva3
    • AEROentusiastas
    • Garagem do Bellote
  • Colunas
    • O editor-chefe fala
    • Coluna Fernando Calmon
    • Opinião de Boris Feldman
    • Acelerando Ideias
    • Conversa de Pista
    • Coluna Luiz Carlos Secco
    • Falando de Fusca & Afins
    • Histórias & Estórias
    • Perfume de Carro
    • Substance
    • Visão Estratégica
  • Mundo AE
    • Análises
    • Automobilismo
    • Aviões
    • Editorial
    • Casos
    • Clássicos
    • Fora de Estrada
    • História
    • Livros recomendados
    • Mercado
    • Motos
    • Notícias
    • Opinião
    • Tecnologia
    • Trânsito
    • Viagens
  • Vídeos
  • Do Leitor
    • Histórias dos Leitores
    • Carros dos Leitores
  • Participe do AE
  • Contato

><(((º> 17