A nova geração do Porsche Cayenne que chega ao nosso mercado traz versões mais potentes e que certamente despertarão o interesse daqueles que já são apreciadores da marca e do modelo. A cereja do bolo é o Cayenne Turbo E-Hybrid que combina motor V-8 biturbo com motor elétrico para gerar até 739 cv de potência máxima com 96,9 m·kgf de torque máximo. Mas há outras versões bem potentes que devem agradar a qualquer um que gosta de desempenho e não renuncia ao luxo, conforto e sofisticação.
O novo Cayenne segue com duas carrocerias à escolha dos seus compradores: suve e cupê, e ainda em 2023 chegam as versões com motor a combustão (Cayenne S, Cayenne S Coupé e Cayenne Turbo GT) já modelos 2024.
Os modelos com motorização híbrida plugável chegam no segundo semestre de 2024 e são: Cayenne E-Hybrid, Cayenne E-Hybrid Coupé, Cayenne Turbo E-Hybrid e Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé.
As sete versões listadas acima terão motorização desde 470 cv até 739 cv, e segundo os executivos da marca é uma das maiores atualizações de produto que o Cayenne já recebeu.
A lista completa e seus preços anunciados são:
– Cayenne E-Hybrid: R$ 690.000
– Cayenne E-Hybrid Coupé: R$ 720.000
– Cayenne S: R$ 810.000
– Cayenne S Coupé: R$ 840.000
– Cayenne Turbo E-Hybrid: R$ 1.135.000
– Cayenne Turbo E-Hybrid Coupé: R$ 1.165.000
– Cayenne Turbo GT Coupé: R$ 1.385.000
Primeiros a chegar
O Cayenne S, suve ou cupê, utiliza motor V-8 4-litros de 474 cv de potência máxima e 61,2 m·kgf de torque máximo, permitindo acelerar de 0-100 km/h em 4,7 segundos e atingir velocidade de 273 km/h.
A terceira versão a chegar ainda este ano é o Cayenne Turbo GT que tem apenas carroceria cupê e está no topo de gama da linha. O motor V-8 biturbo 4-L entrega 659 cv de potência máxima e 86,7 m·kgf de torque máximo. A aceleração de 0-100 km/h é feita em 3,2 segundos e a velocidade máxima chega a 305 km/h.
E foram com esses carros que a Porsche organizou uma avaliação no Autódromo Velo Città em Mogi-Guaçu, SP para que pudéssemos experimentar tudo de bom que os veículos oferecem. E a avaliação não foi apenas no circuito de corrida que vem recebendo todas as categorias do automobilismo nacional. Teve um percurso de fora de estrada para conhecer as capacidades do Cayenne nessa situação, e também uma viagem até à cidade de Águas de Lindoia para sentir o veículo em uso rodoviário e urbano, uma avaliação bem completa desta vez.
Assista ao vídeo desta avaliação, e colabore para o crescimento do nosso canal. É através das visualizações no YouTube que temos nosso trabalho reconhecido e monetizado, o que ajuda a evitar precisarmos recorrer a qualquer tipo de cobrança para acesso ao AE. Não esqueça de deixar seu comentário, seu like ou dislike, pois isso é muito importante para nós.
Inovações
Está certo que quando se fala em Porsche o primeiro atributo que nos vêm à cabeça é motor e seu desempenho, mas quando falamos de Cayenne temos que acrescentar tecnologia, inovação, novidade, sofisticação, luxo, entre outros atributos.
O interior conta com um novo quadro de instrumentos digital, curvo e configurável de 12,6”, na sequência para o lado direito está a central multimídia batizada pela Porsche de Gestão de Comunicação da Porsche (PCM) com tela tátil de 12,3” é onde é possível acessar todas as configurações do veículo. Mais à direita encontra-se outra tela, menor, de 10,9″,exclusiva para o passageiro e que só pode ser visualizada por ele. É uma maneira inteligente de evitar mais distrações ou incômodos ao motorista.
O volante tem a configuração tradicional da Porsche com borboletas atrás do volante para trocas de marchas sequenciais, botão seletor dos modos de condução e demais comandos de computador de bordo, sistema de som e telefonia. O comando do controle de velocidade de cruzeiro adaptativo está em uma alavanca auxiliar abaixo da alavanca de seta, e onde estão os principais comandos de auxílio ao motorista, abrindo espaço no console central para porta-objetos.
A partida do motor segue a tradição de posicionamento à esquerda do volante e à direita está a nova alavanca seletora do câmbio. No console central está o painel de controle do sistema de ar-condicionado (de três zonas) e ainda há a opção de projeção de informações no para-brisa (head-up display).
No desenho e acabamentos internos a Porsche esbanja sofisticação com novas ofertas de cores e materiais. Os painéis de portas foram redesenhados, e no console central encontram-se duas alças de segurança. O compartimento de carregamento de bateria de celular por indução possui sistema de insuflação de ar para arrefecimento da bateria e do aparelho e entrega até 15 W de potência para carregamento rápido.
Os faróis de LED utilizam a tecnologia HD-Matrix com 32.000 pixels por farol, o que permite evitar ofuscamento dos veículos em sentido contrário ou no mesmo sentido através de um mascaramento preciso e rápido. O sistema ainda aumenta a luminosidade na faixa à frente do veículo e faz distribuição de luz específica de acordo com a condição de condução.
A dinâmica do veículo foi incrementada com suspensão pneumática adaptável que passa a contar com duas câmaras e duas válvulas de controle. Segundo os engenheiros da Porsche, houve melhora em todos os atributos de avaliação dinâmica do veículo.
Ainda pelos sistemas de chassi do veículo foi aumentado o diâmetro dos freios do Cayenne S, introduzido servo-freio elétrico, o sistema direcional do eixo traseiro foi otimizado, e os pneus têm maior diâmetro externo.
Tecnologia híbrida
O Cayenne e-Hybrid que chegará no próximo ano conta com motor V-6 3-L turbocarregado de 304 cv e adicionalmente o motor elétrico de 176 cv e 46,9 m·kgf de torque. A combinações dos dois motores resulta em potência máxima de 470 cv e torque máximo de 66,3 m·kgf.
A bateria de alta tensão tem 25,9 kW·h de capacidade de armazenamento, o que permitiu um significativo aumento no alcance em modo puramente elétrico, de 48 para até 90 quilômetros (WLTP). O carregamento pode ser feito com fonte externa de até 11 kW em corrente alternada (AC), o que corresponde a 2h20min para carga total.
Exterior renovado
Na parte dianteira nota-se os novos vincos no capô do motor, o redesenho dos faróis que ficam abrigados nos para-lamas que estão mais elevados e arqueados. O para-choque aparece com novo desenho e grandes entradas de ar.
Na traseira houve remodelação do para-choque que passa a ter suporte de placa integrado. As lanternas trazem elementos tridimensionais e estão interligadas por uma barra iluminada. A tampa do porta-malas é mais larga, facilitando o acesso de carga do veículo. Pela lateral o destaque fica pela possibilidade de diferenciar o veículo com um dos oito desenhos de rodas disponíveis.
Experiência a bordo
Fora de estrada – é difícil de acreditar que alguém compre um Porsche Cayenne para rodar em trilhas, mas se o objetivo for esse, ou se por algum infortúnio tiver que enfrentar estrada de terra, ou até mesmo uma trilha leve com erosões, saiba que não terá grandes problemas e muito menos precisa de grandes habilidades. Ao acionar o sistema fora de estrada a suspensão é elevada, o controle do pedal do acelerador é mais dócil e o veículo pode seguir sem maiores dificuldades.
Na pista – Porsche nasceu para pista e o Cayenne Turbo GT mostra toda sua força sem que o piloto precise ter muitas horas de volante para extrair todo seu potencial. Na verdade, esse suve-cupê esportivo tem uma estabilidade e capacidade de tração tão grandes que a maior parte dos usuários atinge o seu limite pessoal e sem alcançar o limite do veículo. Os modos de condução Sport e Sport Plus configuram os sistemas do veículo para fazer curva como poucos e andar muito em retas.
Na estrada e na cidade – é o puro prazer de dirigir. O baixo nível de ruído na cabine é fantástico, a rodagem é suave e não transmite aspereza para os ocupantes. A visibilidade 360 graus é perfeita, assim como o acesso a todos os comandos que estão voltados e focados no motorista. A diferenciação entre os modos Sport e Sport Plus para o Normal é bem marcante e deixa a suspensão trabalhar com maior amplitude para trazer conforto sem ocasionar a rolagem da carroceria que provocaria desconforto e insegurança.
Conclusão
O novo Cayenne é muito mais do que um simples facelift, pois passa a oferecer combinações de motores que ainda não estavam disponíveis para algumas versões, eleva o nível de luxo e conforto com oferta de opções para personalizar cada unidade. As novas tecnologias de iluminação em LED HD-Matrix e o aperfeiçoamento na parte híbrida elétrica mostram que o caminho da eletrificação está cada dia mais solidificado na marca alemã. Poucos querem ver um 911 elétrico, mas acredito que será inevitável.
GB
Observação – Ficha técnica e lista de conteúdo simplificada, que serão atualizados quando a Porsche do Brasil disponibilizar todas informações dos veículos.