Prover visão de 360º à volta do veículo é um dos mais recentes projetos que estão sendo pesquisados na Jaguar, da Tata Motors. Engenheiros da Jaguar Land Rover estão estudando a colocação de uma tela embutida em cada coluna para exibir imagem ao vivo obtida por câmeras cobrindo ângulos fora do carro geralmente ocultados pelas colunas dianteiras, centrais e traseiras.
Pedestres, ciclistas e outros veículos ficarão visíveis a volta do carro e ao combinar as colunas transparentes com o mostrador projetado no pára-brisa (head-up display), o movimento de outros usuários da via será mostrado ao motorista por um halo que varre o que está à volta do pára-brisa virtual do carro.
Quando o motorista der seta para mudar de faixa numa ultrapassagem, ou quando o veículo se aproximar de um cruzamento ou entroncamento, o sistema automaticamente tornará a coluna esquerda ou direita transparente.
Wolfgang Epple, diretor de pesquisa e tecnologia, disse: “A equipe de pesquisa da JLR está desenvolvendo esta tecnologia para melhorar a visibilidade e dar ao motorista a informação correta no momento certo. Se pudermos manter os olhos do motorista à frente na rua e proporcionar-lhe informação sem que se distraia, poderemos ajudá-lo a tomar melhores decisões.”
O “Pára-brisa Urbano Virtual 360” pode também estar conectado à nuvem e à infraestrutura rodoviária e comercial, provendo informações que vão desde preços nos postos de combustíveis ao número de vagas para estacionamento disponíveis.
O carro conectado poderia também melhorar a navegação ao aconselhar o motorista a dobrar à esquerda ou à direita em locais mais visíveis, como restaurantes ou lojas, em vez de apenas sinalização ou nome de ruas..
A equipe da JLR está também desenvolvendo a “Navegação Siga-me Fantasma” que projeta, à frente do carro do motorista, a imagem de um veículo para que o siga, curva a curva, até o destino.
Epple acrescentou: “Dirigi nas ruas da cidade pode ser um atividade estressante, mas imagine ser possível dirigir sem ter que olhar para as placas de trânsito ou se distrair ao tentar achar uma vaga enquanto dirige. A idéia é dar toda a informação projetada no pára-brisa na linha de visão do motorista, de modo a não ser preciso que ele precise ficar procurando-a e com isso tirar os olhos da rua à frente. (just-auto/Chris Wright)
Ae/BS