A Renault está lançando no mercado brasileiro a nova geração do Kangoo elétrico: denominada E-Tech 100%. O Kangoo Z.E. primeiro veículo comercial elétrico vendido no mercado brasileiro e lançado há dez anos, em 2013, é líder no segmento com mais de 600 unidades já comercializadas no Brasil. Mais de 4,4 milhões de unidades foram vendidas em cerca de 50 países, desde 2011.
O novo Kangoo E-Tech tem motor de 120 cv e 25 m·kgf. A nova bateria de íons de lítio de 45 kW·h e oito módulos independentes, reparáveis, possui maior capacidade em relação ao anterior Kangoo Z.E. (33 kW·h), além de arrefecimento a líquido que amplia o alcance e aumentou sua garantia de cinco para oito anos.
Com seu sistema de arrefecimento e resistência elétrica, a nova bateria permite a utilização em faixa de temperatura adequada mantendo assim o alcance declarado e reduzindo o tempo de carga. A bateria tem garantia de oito anos ou 160.000 km. Durante este intervalo, os módulos poderão ser substituídos gratuitamente se a capacidade de carga diminuir para menos de 70% do valor nominal.
O novo Kangoo tem alcance de 210 quilômetros , segundo o Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV). Além disso, o alcance no ciclo urbano pode chegar até 329 km ou 300 km no ciclo combinado, de acordo com a norma do Inmetro (SAE J1634). No modo Eco, que limita a potência e a velocidade máxima, otimiza-se o alcance, sendo indicado para transportar cargas leves, principalmente de volume.
O motorista pode escolher três intensidades de frenagem regenerativa: Cruzeiro (indicador luminoso B1) é modo regenerativo limitado, adequado para condução em rodovias e vias rápidas; Drive (B2) é o modo regenerativo padrão de uso versátil proporcionando sensação de dirigir um carro com motor a combustão ao se pisar no acelerador; Freio (B3) é o modo regenerativo máximo para uso em engarrafamentos e trechos de serra.
As informações relativas ao modo de condução selecionado e gerenciamento de carga elétrica são exibidas no visor de instrumentos digital em cores de 4,2 polegadas afixado no centro do painel. A frenagem mecânica de acionamento hidráulico convencional é assistida por um sistema de frenagem regenerativa, que maximiza a quantidade de carga recuperada, independentemente do regime de frenagem selecionado.
A gama de combinações de modo de condução/regime de frenagem regenerativa significa que o condutor pode escolher entre seis estilos de condução diferentes para um conforto e alcance ideal, de acordo com a utilização específica do veículo e as condições de trânsito. Com isso, o modelo tem custo por quilômetro rodado, de R$ 0,15 (versus R$ 0,50 de um modelo similar à combustão).
Para recarregar a bateria, o Kangoo E-Tech oferece diversas opções de carregamento: de 2,3 kW, adequado para tomadas domésticas; carregamento trifásico AC (corrente alternada) de 3,7 kW até 22 kW (inédito em veículos comerciais), configurado para carregamento em postos públicos e wallboxes; carregador rápido DC de 80 kW (corrente contínua) para carregadores ultrarrápidos de rodovias.
A bateria do novo Kangoo E-Tech precisa de carga de 2h40m para passar de 15% a 80% de carga quando conectada a uma Wallbox de 11 kW e menos de seis horas em uma Wallbox de 7,4 kW. O modelo também pode ser recarregado em uma tomada doméstica padrão ABNT de 220 volts com uso de carregador portátil, comercializado separadamente como opcional.
O novo Kangoo E-Tech 100% elétrico teve uma evolução notável em diversos aspectos, comparado com a geração anterior do Kangoo Z.E., conforme demonstrado na tabela abaixo:
|
Kangoo Z.E | Kangoo E-Tech | |
Potência (cv) | 60 | 120 | |
Torque (m·kgf) | 22,9 | 25 | |
Bateria (kW·h) | 33 | 45 | |
Alcance (km WLTP) | 200 | 30 | |
Capacidade de carga (kg) | 650 | 800 | |
Volume de carga (m³) | 3,6 | 4,3 | |
Comprimento (m) | 4,6 | 4,9 | |
Carregamento | AC 7,4 kW | AC 22 kW – DC 80 kW |
A nova geração Kangoo E-Tech destaca design mais dinâmico e funcional. A dianteira ficou mais vertical e a luz de rodagem diurna de LED tem forma de C, característica da marca Renault. Com o novo design o Kangoo de nova geração contrasta com o estilo tradicionalmente quadrado dos veículos comerciais. As linhas horizontais e as portas traseiras curvas inclinadas conferem ao veículo proporções mais equilibradas e visual diferenciado.
Os espelhos laterais mais largos (mais 35 mm de comprimento e mais 22 mm de largura) melhoram a visibilidade traseira em 35%. Faróis de neblina de LED estão disponíveis opcionalmente. Bitola traseira mais larga do que a geração anterior proporciona mais espaço de carga. O novo Kangoo é 30 milímetros maior no comprimento (4.900 mm) possibilitando volume de carga de 4,3 m³, com carga útil máxima de 800 kg e capacidade de reboque de 1.500 kg.
A porta lateral deslizante extralarga, de 864 mm, permite o acesso de objetos grandes e facilidade de carga e descarga em centros urbanos, com espaço de armazenamento na área de carga ampliado para: 2.200 milímetros no comprimento, 1.500 milímetros de largura e 1.300 milímetros na altura. A área de carga também tem portas traseiras na configuração 1/3–2/3, que podem abrir de 90° a 180° para facilitar o acesso mesmo em espaços reduzidos.
As fechaduras das portas, lateral e traseiras do compartimento de carga, foram removidas para aumentar a segurança contra roubo. No lugar, um sistema de supertravamento oferece nível mais elevado de proteção, já que os controles internos de destravamento das portas só são ativados se a chave for usada. Com isso, em caso de arrombamento da cabine, a área de carga permanece fechada e devidamente protegida.
Clique nas fotos com o botão esquerdo do mouse para ampliá-las e ler as legendas
O modelo tem de série controles de estabilidade e tração e assistente de partida em rampas . A segurança dos ocupantes é garantida por quatro bolsas infláveis, enquanto a bateria é abrigada em estrutura de alta resistência e possui plug de desconexão do sistema de alta voltagem, com dispositivo de extinção rápida de fogo por meio de um disco que rompe com a pressão da mangueira dos bombeiros, inundando o interior da bateria para a contenção das chamas.
O novo Kangoo teve o interior atualizado. O moderno painel horizontal cria sensação de continuidade até as portas e o novo volante incorpora os controles principais, além de ser ajustável em altura e distância. Os bancos foram redesenhados e são reguláveis em altura e distância, enquanto o conforto no habitáculo foi aumentado por isolamento acústico adicional, proporcionando viagem mais silenciosa e menos cansativa.
Além disso, a cabine dispõe de amplo espaço para diversos porta-objetos espalhados no interior, como: bandeja de teto; armazenamento central do painel; compartimentos de porta incluindo dois porta-copos e compartimento fechado do lado do motorista. Os porta-objetos foram desenhados para serem sempre facilmente acessíveis quando se dirige e para manter os seus pertences fora da vista e em segurança ao sair do veículo.
Para impedir a entrada de poluição externa, o Kangoo E-Tech 100% elétrico está equipado com ar-condicionado digital automático, com filtro de pólen integrado. E, para maior conforto térmico, as saídas de ar foram redesenhadas e permitem uma melhor distribuição dos fluxos de ar laterais e centrais. O novo Kangoo também vem equipado com o sistema multimídia Renault EASY LINK e tela de 8”.
O mostrador de 8” embutido no painel é fácil de visualizar e personalizar quanto um smartphone. Compatível com Android Auto e Apple CarPlay, o Renault EASY LINK pode ser ativado por voz para acesso à todas as funcionalidades multimídia, navegação e infotenimento, O motorista também pode fazer e receber chamadas usando o volante, a tela tátil ou comandos de voz, e pode ouvir e ditar mensagens de texto.
O suporte para smartphone pode ser colocado na frente do motorista, à esquerda ou à direita, permite a acomodação correta do aparelho e conta com tomada USB. O carregamento para automaticamente quando a bateria está com carga completa, eliminando o risco de sobrecarga. O Kangoo E-Tech conta ainda com sensores de chuva e crepuscular, além de vidros e travas elétricas, oferecendo muito conforto aos seus ocupantes.
O Kangoo E-Tech 100% elétrico está disponível em versão única, mas com duas cores de carroceria: branco Glacier e cinza Urban. Além disso, por ser elétrico, possui isenção de IPVA em alguns estados, bem como não possui rodagem restrita em capitais que adotam o rodízio veicular, reduzindo significativamente o custo total de rodagem. O modelo é equipado com rodas de aço de 16 polegadas e o preço sugerido é de R$ 259.990.
RM
FICHA TÉCNICA RENULT KANGOO E-TECH 100% ELETRICO | |
MOTOR | |
Descrição | Elétrico, síncrono, de rotor bobinado |
Alimentação | Bateria de íons de lírio |
Portas de carregamento | AC CCS Tipo 2 |
DC CCS Combo 2 | |
TEMPO DE RECARGA | |
Recarga rápida DC 80 kW (10~80%0 | 31 minutos |
Wallbox AC 22 kW (15~80%) | 1 hora |
Carregador portátil 2,3 kW 915~80%) | 16h50min |
ALCANCE | |
SAE J1634 (km) | 329 (ciclo urbano) e 300 (ciclo combinado) |
PBEV Inmetro (km) | 210 |
TRANSMISSÃO | |
Tipo | Direta com redutor, tração dianteira, seleção de sentido de marcha frente ou ré, esta por inversão do sentido de rotação do motor |
Tração | Dianteira |
Capacidade da bateria (kW·h) | 45 |
Potência máxima( cv ABNT) | 120 |
Torque máximo (m·kgf ABNT) | 25 |
PNEUS | |
Medida | 195/65R16C |
DIREÇÃO | |
Tipo | Pinhão e cremalheira eletroassistida indexada à velocidade |
FREIOS | |
Tipo | Discos ventilados nas quatro rodas, |
Controle | ABS |
DIMENSÕES (mm) | |
Comprimento | 4.910 |
largura com espelho | 2.159 |
Altura | 1.890 |
Entre-eixos | 3.100 |
PESOS | |
Em ordem de marcha | n.d. |
Capacidade de carga (kg) | 800 kg |
Volume de carga (m³) | 4,3 |
DESEMPENHO | |
Aceleração 0-100 km/h (s) | 12 |
Velocidade máxima (km/h) | 130 |
CONTEÚDO DO RENAULT KANGOO E-TECH 100% ELÉTRICO |
SEGURANÇA E DIRIGIBILIDADE |
Assistente de partida em rampas |
Bolsas infláveis frontais e laterais (4) |
Chave-canivete com travamento a distância |
Controle de estabilidade |
Frenagem regenerativa em três níveis de intensidade |
Modos de condução Normal e Eco |
Monitoramento da pressão dos pneus de leitura direta |
Quadro de instrumentos com tele TFT em coes de 4,2″ |
Sensor e câmera de estacionamento |
Travamento centro das portas |
TECNOLOGIA |
Ar-condicionado automático digital |
Multimídia EASY LINK 8″ com Android Auto e Apple CarPlay e entrada USB |
Sensor de chuva |
Sensor de luminosidade |
ZONA DE CARGA |
Anéis de fixação da carga |
Chapa divisória completa do compartimento de carga |
Iluminação do compartimento de caga de LED |
Porta lateral direita corrediça |
Portas traseira com abertura de 180º |
Revestimento parcial dos painéis laterais de PVC |
DESIGN |
Faróis de lâmpadas halógenas |
Faróis de neblina e luzes de rodagem diurna de LED |
Para-choques, carcaças dos retrovisores em preto |
Repetidoras de seta nos espelhos |
Rodas de aço de 16″ com calotas |